TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio ambiente

Por:   •  29/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

        

Meio Ambiente Como Planejamento Estratégico Nas Empresas

Macaé

2010


CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Meio Ambiente Como Planejamento Estratégico Nas Empresas

Trabalho apresentado em cumprimento as exigências da

Disciplina Fundamentos da Administração ministrada pela Professora Silvia no curso de graduação em Administração

Alunos

Macaé

2010

SUMÁRIO

1         OBJETIVO.................................................................................................        4

2        INTRODUÇÃO...........................................................................................        4

3         PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO...........................................................        5

3.1        CONSIDERAÇÕES.....................................................................................        6

4        A PETROBRAS E O MEIO AMBIENTE........................................................        7

4.1        COMPROMISSO DA PETROBRAS COM A NATUREZA..............................     7

4.2       PROGRAMA PETROBRAS AMBIENTAL.......................................................    8

5          PROJETOS PETROBRAS............................................................................   9

5.1       RESSURGÊNCIA – REDE ARRAIAL SUSTENTÁVEL....................................   10

6        REFERÊNCIAS..........................................................................................      11

1        OBJETIVO

Iniciar para o 1º período de Administração de Empresas da Faculdade Salesiana Maria auxiliadora o conceito de Meio Ambiente nas Organizações e como sustentabilidade hoje é usado como planejamento estratégico pelas empresas.

2        INTRODUÇÃO[pic 1]

           

 A questão do meio ambiente está presente em todas as discussões dos tempos atuais. Ela deixou de ser assunto de ambientalistas, e integrou-se às discussões das grandes empresas. A pressão da sociedade tem requerido as grandes corporações cada vez maior atenção ao tema, não só visando o impacto ambiental, mas o impacto econômico. O desenvolvimento sustentável visa suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações suprirem as suas próprias necessidades, passa do discurso para a prática e vem como um desafio.  

Ser correto com o meio ambiente é muito bem visto pela sociedade, podendo ser revertido em benefícios econômicos. Atualmente vários governos, assim como as instituições financeiras, já concedem incentivos às empresas com reconhecido envolvimento em projetos ambientais, além de darem um tratamento diferenciado, seja através de benefícios fiscais, seja através de melhores condições de financiamento. Não só uma postura ambiental mais correta traz benefícios para o mercado, como também este benefício é revertido para a sociedade como um todo.

Hoje a meta é a melhor utilização dos recursos, visando à redução dos custos e a maximização do lucro. Dentro destas possibilidades identificamos a reengenharia de processos, visando redução do consumo de recursos, redução da poluição, e claro redução de custos.

3        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO[pic 2]

Traçar uma estratégia é muito importante para as empresas, pois é ela que direciona o rumo do negócio, assim como as ações necessárias para a sua realização. Hoje para a empresa estar no mercado empresarial ela deve ser ecologicamente correta, isso já vem sendo usado pelas empresas como planejamento estratégico, a elaboração do planejamento deve levar em conta que ele não é estático, mas sim dinâmico, considerando-se assim as possíveis  alterações do mercado, ou mesmo do ambiente.

O objetivo é obter o desenvolvimento econômico com o mínimo impacto sem agredir o meio ambiente, maximizando a utilização dos recursos sem comprometer as reservas naturais. O impacto causado pelo avanço em todas as áreas ocasiona danos irreversíveis, e a necessidade de avaliação deste impacto em uma fase de planejamento empresarial é cada vez mais necessária.

Desenvolvimento sustentável hoje deixa de ser algo desejável e passa a ser uma necessidade premente. Cada vez mais a consciência coletiva observa a postura das empresas em relação ao meio ambiente cobrando de forma direta a atuação das mesmas. A resposta da sociedade se dá na forma do consumo de mercado, o que força as empresas a adotarem uma postura mais rigorosa em relação ao tema, o que se reverte em benefício à própria sociedade.  

  A discussão está focada no meio empresarial, mas a responsabilidade transcende as empresas, e necessita da participação da sociedade como um todo, incluindo aí o próprio governo, trabalhando no papel de regulador e supervisor.

3.1        CONSIDERAÇÕES[pic 3]

    A busca do desenvolvimento sustentável atualmente não é uma opção, mas uma necessidade de mercado. Hoje o impacto ambiental dos negócios é tema obrigatório na elaboração do planejamento estratégico das empresas. As ações visando a eco eficiência podem ser aplicadas em qualquer fase do projeto ou da venda do produto, porém quanto antes elas forem consideradas, o custo de implementação será menor, ou seja, se forem levadas em conta, já na fase do planejamento, menor o impacto de custo sobre o projeto, e consequentemente melhor o resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com