TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial de processos de gestão nas organizações

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Envolvimento das pessoas nas estrategias e objetivos das organizações        

2.2 Mudança organizacional        6

3 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos a forma como administração pública é organizada, gerida pelos seus governantes os pontos positivos e negativos dessa gestão. O desenvolvimento dessa administração que afeta diretamente a população, que tornou- se mais participativa na busca de um serviço público prestado com qualidade e eficiência. A relevância do recurso humano empregado nos órgãos públicos que contribui diretamente na qualidade do atendimento da população.

A participação da população nos problemas de gestão da administração que vem contribuindo no aprendizado organizacional e unindo a sociedade e governantes na busca de soluções dos problemas rotineiros.

Por isso é necessário que a gestão pública assuma um papel diferente do que hoje é empregado, ou seja, o estado passe a ser o garantidor e fiador do cidadão. Que seja capaz de assegurar prestação de um serviço de qualidade.

Portanto esses são alguns pontos abordados neste trabalho para o bom controle dos recursos disponíveis seja eles público ou privado.

Palavras chaves: administração pública, gestão, eficiência.


  1. DESENVOLVIMENTO

A gestão pública é complexa e exige uma organização eficiente. O estado consegue atender as demandas da população com qualidade esperada muito menos agilidade necessária para os múltiplos fatores que se impõem uma gestão moderna.

O déficit de qualificação e a omissão do estado em priorizar uma boa gestão como instrumento de alcance dos objetivos do próprio governo,  é dever do estado. A falta de recursos financeiros e recursos humanos aparecem entre as primeiras causas de uma estrutura insuficiente.

 A proposta de reforma do estado traz outra visão de gerir bem o serviço público, ou seja, mudar a visão do governo para aquilo que é essencial à sociedade. Para isso é necessário que os serviços sejam prestados com qualidade e o estado seja capaz de controlar e monitorar.

A qualidade da gestão pública tem que ser orientada para o cidadão, e desenvolver-se dentro do espaço constitucional demarcada pelos princípios da impessoalidade, legalidade moralidade, publicidade e eficiência. Sair do serviço burocrático e colocar a gestão pública a serviço do resultado dirigido ao cidadão tem sido o grande desafio.

Administração pública é constituída de recursos humanos e organizacionais de forma que seu desempenho afeta diretamente a população que necessita de um sistema mais estruturado que desenvolva soluções para problemas simples do dia-a-dia. Tendo em vista essa dinâmica administração pública busca promover um ambiente favorável, a criatividade, eficiência e implementação de novas ideias que possa gerar um diferencial para atuação da organização.

A participação pessoal, ativa continuada da alta administração é fundamental para dar unidade de propósito para organização. Seu papel contribui para ambiente propício ao bom desenvolvimento de atividades rotineiras, tendo em vista uma gestão do conhecimento, ao aprendizado organizacional.

O poder público passou investir em princípios constitucionais como base de gestão pública eficiente, com foco na sociedade, respaldado pela estrita obediência a lei aliado pela moralidade fazer o que é certo com máxima qualidade ao menor custo possível. A gestão pública promoveu cultura de inovação, ou seja, um ambiente favorável à experimentação a novas ideias que possam gerar um diferencial na atuação da organização.

2.1 ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS NAS ESTRATEGIAS E OBJETIVOS DAS ORGANIZAÇÕES

                    A história da nossa sociedade tem como característica a exclusão de classes sociais de grandes acontecimentos históricos de nosso Brasil. Mas com o passar do tempo com os avanços tecnológicos e o desempenho do setor público que obtiveram extraordinários e uma gestão participativa, para acompanhar e fiscalizar decisões dos governantes e garantir que as necessidades da sociedade sejam garantidas.

Gestão participativa envolve “governo e comunidade realizando, em conjunto, o planejamento da administração a tomada de decisões, execução e fiscalização das políticas públicas implementadas”, parceria como um dos conceitos centrais em tal concepção política”. No Brasil, esse tipo de gestão pública, a qual chama de administração participativa ou gestão compartilhada, aquelas que buscam gerir os municípios com mecanismos específicos de participação popular, como conselhos, orçamentos participativos e comissões associadas à construção e administração de prioridades locais.

Os gestores públicos devem desenvolver soluções de problemas e envolver a população no controle social da administração pública e na definição e implementação de políticas públicas na busca de transparência dos recursos empregados.

(FARA 2004) explica que no modelo gerencial da nova administração pública existe uma separação entre a esfera política (onde são tomadas as decisões políticas e dadas as geretrizes básicas para os gestores públicos) e a esfera administrativa (dinamizada através da concessão de ampla liberdade gerencial) sendo considerada essencial para garantir os resultados e estabelecer transparência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com