TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro de Capitais

Por:   •  7/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

MARIA EDUARDA ANTUNES DE OLIVEIRA

RISCOS DO MERCADO FINANCEIRO

Mercado Financeiro e de Capitais

Agosto/2019

Risco Sistemático x Risco Não Sistemático

As ações envolvendo o mercado financeiro está sempre relacionado a algum tipo de risco, as negociações e investimento apesar estarem seguras estão correndo algum risco mesmo que de pequena magnitude.

Para definir esses riscos que um investidor ou um acionista pode está correndo, temo o: Risco Sistemático e o Risco Não Sistemático.

O risco é uma base do mercado financeiro e é por isso que os investimentos das empresas devem ser muito bem analisados e pensados além das expectativas de retorno e sim nas possíveis perdas.

De acordo com os gestores financeiros, os investidores precisam estar atentos a que tipo de risco o seu investimento está correndo, pois saber como funciona cada um pode mudar os rumos de uma ação no mercado.

Saber a diferença entre risco sistemático e o não sistemático é essencial pois eles afetam diretamente o mercado, como: inadimplência, oscilações que o mercado sofre e etc.


Risco Sistemático

É o tipo de risco que quando ocorre envolve todo o mercado financeiro e dificilmente são fáceis de serem solucionados.

O que pode influenciar o risco sistemático, são:

  • A incerteza no cenário político;
  • Recessões;
  • Queda do PIB;
  • Fuga de Capitais para outros mercados.

Esses eventos são de risco não diversificado e quando ele atingem o mercado atingem como um todo, e todo o mercado de ações estará sujeito a risco não diversificado.

Ou seja, são um tipo de risco que pode levar até um país a falência. Como exemplo recente e mais conhecido temos a Crise 2008, que como investimento inflou a economia dos Estados Unidos e os levou a uma recessão financeira enorme, afetando diversos mercados e até outros países.

O risco sistemático pode ser dividido em quatro áreas:

Risco do mercado acionário: são devidos a perdas vindas de mudanças no valor de ações. Exemplos são as variações de preços nas ações de grandes empresas.

Risco de mercado de câmbio: são riscos vindos de alterações prejudiciais nas taxas de câmbio.

Risco de mercado de juros: são definidos como risco de perda de valor econômico de uma carteira vinda de mudanças prejudiciais nas taxas de juros.

Risco de mercado de commodities: podem ser definidos como risco de perda advindas de mudanças no valor de mercado nas carteiras dos commodities.

Risco Não Sistemático

Esse tipo de risco se refere a uma empresa ou a um setor específico da economia. Podem ser minimizados quando afetam, por exemplo: um investimento em uma construção civil, em ativos ou ações está sujeito a consequências de uma greve dos trabalhadores do setor.

Existem diversos tipos de risco não sistemático, os principais são:

Risco de Crédito: é o não pagamento de um crédito oferecido a uma pessoa ou a uma empresa. Por exemplo: quando uma empresa pede um empréstimo para um investimento, esse credor está sujeito a uma inadimplência da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com