TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metafora do Abrigo Protetor

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Metáfora do abrigo protetor: o ser humano e o único agente da mora na medida em que pode responsabilizar-se  pelos atos de pratica . Mesmo se sabendo que enquanto um ser político e social participa de varias ordens institucionais e carrega conselho resíduos das normas ali estabelecidas, não se reduz a elas , aceita umas, recusa outras , enfim,  como quer Arthur Giannotti, sempre tem um ponto de fuga o que faz ser sujeito e não agente. O sujeito só mostra na transgressão ou quando abandona de vez um determinado conteúdo, por certa negatividade.

Pode ser resumida como condição humana e que a ética surge como um abrigo protetor para os seres humanos, não por sua costumeira tradução em norma de conduta, mas, principalmente, porque instiga o ser humano a pensar, a refletir sobre si e sobre o mundo. Postura para exercitar sua dimensão criadora, racional e livre. Com os indivíduos que ocupam posição de tomada de decisão tais concessões são vetadas. Deles exige-se muito mas do que competência técnica. Precisam ser inteligentes preparados e criativos; isso porque não basta que eles saibam fazer as coisas certas, e sim fazer certas as coisas.

Durante muito tempo, imaginou-se que possuir conhecimento era suficiente; que uma pessoa inteligente e com bom preparo técnico estaria aparelhada para gerenciar uma organização, conduzindo-a de forma segura e correta. Hoje não continuaríamos a repetir isso, sem , contudo, declinar da idéia de que um gerente precisa ser altamente preparado, deter maior numero de informações e saber ordená-las e converte-las  em conhecimento. O gerente terá ainda o desafio de saber selecionar informações julgar necessárias, o que se apresenta como uma atividade difícil em decorrência da quantidade delas e de sua atualização constante, devido ao avanço da tecnologia da informação. A importância do conhecimento esta, sem duvida, diretamente vinculada ao sucesso econômico da organização. Hoje, entretanto sabe-se que esse sucesso não decorre apensas do manejo de técnicas, do uso da mídia ou do uso coreto do aspecto legal.

Descobrindo a decisão correta:  existe uma tendência para reduzir a ética a uma disciplina normativa de código e prescrições recheadas de censuras , regras, interditos e ameaça de punição. Seguindo esse caminho teríamos que abdicar da idéia de sujeito e assumir a de agente, situação que não se qualificaria o agir humano, através do qual o individuo procura realizar-se como pessoa.

Como vemos no principio definidor de qualquer decisão, seja ela na sociedade maior ou em uma organização, e o respeito a pessoa. Algumas perguntas poderiam ser feitas. A primeira delas, sem duvida, será a mais que diretamente parece afetar o compromisso da empresa com a lucratividade. E evidente que as organizações em geral visam obter lucros econômicos sob pena de não se sustentarem. Entretanto, cada vez mais são convidadas a estenderem o conceito de lucro a esfera social; a entenderem que o lucro não tem um fim em si mesmo; que na ética os fins não justificam os meios.

O que significa dizer que a lucratividade econômica so tem sentido quando colocada a serviço do bem-estar das pessoas, de melhor qualidade de vida, incluindo-se ai saúde,educação, lazer condições de trabalho, satisfação, na figura do seu corpo de trabalhadores, dos seus clientes e da população toda.

Não e ético colocar o lucro econômico em primeiro plano, em detrimento dos benefícios sociais, da violação dos direitos humanos, da preservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (24.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com