TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem de Processo

Por:   •  19/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

MODELAGEM DE PROCESSOS

TATUÍ

2018


CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

ARIAN CARLOS

JOÃO PEDRO

LUCAS DE SOUZA OLIVEIRA

LUCAS GOMES

MATEUS SANTOS

NICHOLAS GUSTAVO QUEVEDO

MODELAGEM DE PROCESSOS

Trabalho para a disciplina de Modelagem de Processos apresentado ao curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia de Tatuí.

Prof. Antônio César Silva Sacco

TATUÍ

2018

Resumo

Para compreendermos a modelagem de processos, é necessário entender o que é um processo de negócio, que nada mais é do que uma sequência de atividades que se iniciam a partir de uma necessidade e que visam entregar um resultado predefinido. A partir disso, a modelagem de processos entra como uma ferramenta que pretende auxiliar esse procedimento, tendo como finalidade entender o funcionamento interno e externo da organização, utilizando diversos métodos como: organogramas, diagramas de posicionamento, fluxos dos processos, entre outros.

 Usando a modelagem de processo é possível identificar possíveis falhas e oportunidades de melhorias no processo em questão, proporcionando uma melhor organização.

Palavras-chaves: modelagem de processo; ferramentas de modelagem de processo.

Abstract

In order to understand what process modelling is, it is necessary to understand what a business process is, which is, nothing more than an activity sequence that initiates from a necessity and intends to deliver pre-defined result. From that, process modelling is used as a tool that assists in this process, with the objective to understand the interne functioning of the organization, using different method such as: organograms, diagrams and workflow.

        Using process modelling we can identify possible failures and opportunities to upgrade the process in question, providing a better organization.

Keywords: process modelling; process modelling tools.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO1

2 O QUE É UM PROCESSO?1

2.1 Definição de modelagem de processo1

2.2 Qual é objetivo da modelagem de processo? Quais são suas vantagens?2

3 ONDE A MODELAGEM DE PROCESSO PODE SER APLICADA?2

4 FERRAMENTA DA MODELAGEM DE PROCESSO3

5 QUAL FERRAMENTA QUE RECOMENDAMOS?4

6 REFERÊNCIAS5



1 Introdução

O trabalho presente descreve o que é modelagem de processo, onde ela pode ser aplicada quais são suas ferramentas e quais os seus objetivos. A modelagem de processo permite que se tenha uma visão holística através de workflows resultando em um melhor desempenho e consequentemente trazendo melhores resultados para a empresa e/ou para atividades do cotidiano.

2.  O que é um processo?

Para entendermos melhor que é BPM e necessário que primeiro se entenda o conceito de processo.

Um processo trata-se de uma série de ações, passos ou procedimentos que conduzem a um resultado. Segundo Gonçalves (2000), “qualquer trabalho realizado numa organização faz parte de algum processo”. Hammer e Champy (1993: 24) definem processo como “conjunto de atividades com uma ou mais variáveis de entrada e que origina um produto/serviço com valor acrescido para o cliente”. Já para Davenport (1994: 6) um processo é simplesmente um “conjunto de atividades e medidas”.

2.1 Definição de Modelagem de Processo

 A definição de Modelagem de Processos se conceitua pelo desenvolvimento de diagramas (Diagramas de Processos) que constroem a composição do meio de trabalho empresarial, ou a construção do meio de quais quer outras atividades planejadas e a sequência na qual são executadas. A modelagem de processo tem intuito de trazer à tona informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados de forma que a eficácia e a eficiência atuem de forma equilibrada. Muitos negócios são relativamente complexos, assim um modelo poderá consistir de diversos diagramas.

2.2 Qual é o objetivo da modelagem de processo? Quais são suas vantagens?

O principal objetivo da modelagem de processos é representar os processos de uma maneira clara e formal em diferentes níveis de abstração. A disponibilidade de modelos completos permite uma análise crítica das atividades existentes para definir melhorias e racionalizações dos processos. A modelagem de processo tem sido desenvolvida como uma tecnologia para descrever processos tais que eles possam ser entendidos e desenvolvidos com maior visibilidade organizacional.

Entre suas vantagens estão:

  • Bons modelos de processos são a chave para a boa comunicação.
  • Se o processo, é alguma coisa nova que a empresa está planejando executar, o modelo pode ajudar a assegurar sua eficiência desde o início.
  • Revelar anomalias, inconsistências, ineficiências e oportunidades de melhoria, permitindo à organização que se compreenda melhor e auxiliando na reengenharia desses processos.
  • Fornecer visão clara e uniformizada das atividades, suas razões e formas de execução.

3. Onde a modelagem de processo pode ser aplicada?

Além de ser introduzida no meio empresarial e possível aplicar a modelagem de processo em nosso cotidiano, desde que sua implementação seja feita no início ou no meio do projeto.

O objetivo da aplicação da modelagem de processo consiste em proporcionar um aumento de valor a empresas em seu lucro, e um melhor resultado a quaisquer outras atividades do dia a dia. A construções de gráficos permite que se possa ter uma visão mais ampla da situação, permitindo identificar possíveis gargalos que colaboram para que haja uma perca de potencial em seus resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com