TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem de processos

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

Modelagem de Processos

Faculdade de Tecnologia Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo

Rodovia Mário Batista Mori, 971, CEP 18.280-000 – Jardim Aeroporto – Tatuí (SP)

Abstract. With the growth of systems and information flows, whether online or offline, the development of models for this segment becomes indispensable when it comes to the capacity and security of information dissipation, with a focus on customer satisfaction with databases.

Resumo. Com o crescimento dos sistemas e de fluxos de informações, sejam elas online ou off-line, o desenvolvimento de modelos para esse segmento se torna indispensável quando se trata da capacidade e segurança da dissipação de informações, com o foco na satisfação do cliente com seus bancos de dados.

1. Introdução

Ao passar dos anos, empresas começaram a interagir mais e mais com o meio tecnológico de seus sistemas, deixando de manter arquivos em folhas e armários para um sistema informatizado em redes de computadores. Com esses novos avanços, à também novas necessidades da criação de fluxos e modelos para o processamento destes arquivos e para a melhor dissipação dessas informações sempre oferecendo novos sistemas para a segurança e satisfação do cliente.

O objetivo deste trabalho é apresentar quais as características e funcionalidades da modelagem de processo, melhorando e muito o acesso a empresas que optam pelo meio globalizados de suas ações.

2. O que é Modelagem de Processos.

Modelagem de Processo é o conjunto de ações para criação ou melhoria de sistemas de informação, ela identifica áreas envolvidas em um negócio e as etapas para a execução do processo, também propõe mudanças necessárias. Essas atividades são promovidas com intuito de atender necessidades de clientes, reconstruindo e inovando sistemas de informação das organizações: Analise definição, monitoramento de processos, execução, administração de processos, gestão automatizada de processos (BPM). Em outras palavras ela é como um diagrama onde o desenvolvedor do software prioriza a necessidade de modelar o negócio de seu cliente, o que é importante pois o software a ser desenvolvido deve suportar os processos desse negócio. “Representar de maneira clara, formal e em diferentes níveis de abstração”, esse é o objetivo da modelagem de processos.

3. Onde pode ser Aplicada a Modelagem de processos?

A modelagem de processos é uma atividade “Processo” de representação das etapas de uma empresa, onde todo processo ali existente vai ser analisado de modo que se ache o melhor método para o processo, vindo através da analise feita criar melhorias. Entre elas melhoramento do desempenho, aumento de produtividade, obtenção das metas estipuladas para o mercado, tendo como consequência a satisfação do cliente a que se destina.

3.1 Ferramentas disponíveis.

Para começar a modelagem necessita - se da ferramenta necessária para tal ação sendo essa ferramenta a escolha correta para a modelagem. Existem três categorias de classificações.

 Categorias.

• BRP – (Business Process Reengineering).

Ferramenta Utilizada para modelar e analisar processos de Negócio, tendo base na reengenharia de processos, visando à redução de custos e o aumento da qualidade de seus produtos.

• ERP – (Enterprise Resourse Planning).

O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio em um único sistema.

• WFM – (Workflow Management).

Nos Sistemas Internos da Empresa WFM é utilizado para automatizar o fluxo de trabalho, fornecendo uma estrutura para organização, onde cada tarefa pode ser designada de maneira automática substituindo as transferências de ordens de serviços em papel.

 Software disponíveis.

Produto Empresa

ARIS-Toolset IDS Scheer AG

Business Process Modeler IBM

Business Workflow SAP AG

DeskFlow Workflow Internacional

Enterprise Planning Peoplesoft

Exchange Microsoft

FirstSTEP Interfacing Technologies

FloWare BancTec-Plexus

FlowMark IBM

InConcert Xerox

mySAP Workplace SAP AG

Notes Lotus

Provision Workbench Proforma

SIMProcess CACI Products Company

TeamWARE Flow TeamWARE Group

Workflow Management Solutions Sybase

WorkMAN Reach Software

Bonita Bonitasoft

ProcessMaker ProcessMaker Inc.

Tabela 1 – Ferramentas de Modelagem de Processo

ARIS-Toolset

O ARIS Toolset representa um sistema de software internacionalmente bem-sucedido para análise, modelagem e navegação de processos de negócios. É o resultado de interligar as descobertas de pesquisa conceitual, protótipos de pesquisa e desenvolvimento de software profissional. O ARIS Toolset integra ideias múltiplas para a descrição de sistemas de informação, estruturas de repositório - até a personalização automatizada de software padrão. Essas idéias emergiram do trabalho de muitas pessoas em diferentes projetos de pesquisa. O artigo narra como o longo e difícil trabalho conceitual criou um fundamento de conhecimento e experiência que, por sua vez, produziu uma "explosão" de numerosos protótipos; Ele também tenta elaborar sobre o esforço que leva para converter protótipos em produtos comercializáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com