TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Prointer II

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão Pública

POLO: Centro de Educação a Distância ( CEAD )

Novo Hamburgo

ACADÊMICO: ALEXSANDER FERREIRA DAS NEVES – RA: 0106002429

TUTOR A DISTÂNCIA: PRISCILA CINTRA

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

SÃO LEOPOLDO RIO GRANDE DO SUL

NOVEMBRO/ 2017

ACADÊMICO: ALEXSANDER FERREIRA DAS NEVES  – RA: 0106002429

TUTOR A DISTÂNCIA: PRISCILA CINTRA

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Gestão Pública do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

SÃO LEOPOLDO RIO GRANDE DO SUL

NOVEMBRO/ 2017


RESUMO

       O desenvolvimento do projeto aborda em seu núcleo a questão do meio ambiente e sustentabilidade, no âmbito da empresa, nesse caso CORTUME KRUMENAUER S/A.

       A empresa tem medidas sustentáveis com todo seu resíduo produzido que são eles: resíduos de couro, farelo, aparas, lodo, plástico e papelão, cinza​. Além disse segue conforme a legislação vigente do município.

     Tudo isso credenciando a empresa no seu setor e sendo reconhecida por suas práticas de aplicação para descarte e aproveitamento dos resíduos.

    O projeto visa também melhorias a serem incorporadas na empresa, afim de aumentar suas práticas sustentáveis e de uma outra maneira reduzir custos a longo prazo.

Palavras-Chave: Sustentabilidade; Resíduos; Melhorias.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)        5

2.1        Analise da política socioambiental        5

2.2        Propostas de melhorias        7

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERENCIAS        10

ANEXO        11


  1. INTRODUÇÃO
  2.        Inicialmente o primeiro passo do trabalho foi escolher a empresa a ser elaborado o projeto, seguindo seus segmentos, visões e objetivos. Entrando assim mais a fundo no dia a dia da empresa e todo seu processo. Desde os processos mais básicos até mesmo os mais complexos.
  3.       Com essa etapa do projeto integrada juntamente com o projeto inicial abordamos tudo o que foi destaque nas aulas, sendo essa parte final voltada a sustentabilidade, onde conhecemos os processos e suas formas de aplicação.
  4.       Com tudo isso a empresa se destaca na parte sustentável, e segue fielmente os processos de descarte e reaproveitamento de seus resíduos, sendo reconhecida por sua excelência neste processo sendo até condecorada com prêmio.
  5.       Com a concepção de estudo realizado com CORTUME KRUMENAUER S/A foi possível analisar seus planos, visões e políticas de sustentabilidade, sobre o campo de trabalho e ver onde está inserida no mercado.    
  6.      Sendo também destacado possíveis melhorias em suas práticas sustentáveis, onde o projeto vem com uma ideia de captação de recursos naturais, como a água da chuva e a energia solar a ser implementado na empresa, no intuito do conceito de Economia Verde, sustentada pelos pilares da Economia, Sociedade e Meio ambiente.
  1. DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)

Sobre o desenvolvimento do projeto foi pensado quanto ao potencial de atingir o núcleo de alguma empresa de porte internacional. Para ter uma dinâmica maior do todo e a realidade de uma grande empresa.
    Contudo só foi possível por ter alguém muito próximo que trabalha diretamente na empresa em questão. Onde ficou mais fácil a realização e a abordagem do trabalho, que foi pensado em comum acordo sobre essa. Além disso, essa relação possibilitou um conhecimento maior na área da administração em geral, por ter uma pessoa qualificada no seu segmento, essa sendo formado Bacharel em Administração, com anos de experiência no ramo que ajudou o desenvolvimento do projeto.

  1. Analise da política socioambiental

 

      O equilíbrio entre indústria e o meio ambiente é a característica do Cortume Krumenauer. As constantes ações de melhoria e investimentos sustentam um exemplar sistema de tratamento de efluentes e destinação de resíduos sólidos e líquidos.

        Resíduos do processo de curtimento vegetal podem, diferentemente de outros processos, serem reaproveitados, destinando-se a indústrias de gelatinas ou a compostagem do solo, por tratar-se de processo orgânico e, portanto, biodegradável.

       Enquanto uma parte dos resíduos é tratada, a outra parte é usada no condicionamento do solo para a plantação de acácia, em pastagens para o gado ou outras aplicações. Os demais resíduos gerados são destinados de acordo com a legislação ambiental vigente.

       As excelentes práticas produtivas e ambientais utilizadas pelo Cortume Krumenauer S/A garantiram a empresa a obtenção da medalha de prata junto a Leather Working Group (LWG). A LWG é uma organização internacional reconhecida por muitas das principais marcas, indústrias e fornecedoras de couros e produtos de couro a nível mundial.

      A LWG avalia os procedimentos da empresa tendo como parâmetro as melhores práticas internacionais quanto a política ambiental, a utilização e controle de substâncias restritas, a rastreabilidade dos lotes produzidos, a reutilização de água, a gestão de resíduos, o consumo de energia, as emissões atmosféricas, o tratamento de efluentes industriais, entre outros. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (629.9 Kb)   docx (593.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com