TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Excelência da Gestão; Fundação Nacional de Qualidade; Questionário de Autoavaliação; Melhorias; Objetivos

Por:   •  17/10/2017  •  Artigo  •  4.952 Palavras (20 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 20

AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO DO MODELO DA EXCELÊNCIA DE GESTÃO NO ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE MARVIL LTDA

Caroline Correia Giavarotti Barbosa, Giulia Marti Daud, Magali Rodrigues Silva, Mayara Rayele Medeiros, Regiane Cristina dos Santos, Tamiris Cristina Camargo,

Virgínia Cardoso Martins

caroline.giavarotti@hotmail.com, giuliadaud@hotmail.com, r-magali@hotmail.com, mayararayele@hotmail.com,

regianecristinasantos09@gmail.com, camargotamiris01@gmail.com, virginiamaartins@gmail.com

Orientados pelos professores:

Ana Beatriz Lopes Françoso e Eduardo Fernando Mendes

beatriz.francoso@gmail.com, eduardo.mendes@mococa.com

Instituto de Ciências Sociais e Comunicação – Universidade Paulista (UNIP) Caixa Postal – 13.720-000 – São José do Rio Pardo – SP – Brasil

RESUMO

Este artigo apresenta a avaliação da qualidade de gestão de uma organização prestadora de serviços contábeis. Utiliza como referencial os critérios e fundamentos da metodologia do Modelo de Excelência da Gestão. Para o estudo e avaliação da empresa em questão, foi utilizado o questionário de autoavaliação da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) 2015, para identificar o grau de maturidade da gestão na empresa, apontando a necessidade de novas práticas na gestão e melhoria para as já existentes. Após o estudo da metodologia e aplicação do questionário realizou-se o planejamento estratégico. Neste foram definidos cinco objetivos e traçado o plano de ação para os mesmos. Se posteriormente o plano de ação for executado conforme definido, e aplicando novamente o questionário de autoavaliação resultará em uma nova pontuação.

Palavras-chave: Organização; Modelo de Excelência da Gestão; Fundação Nacional de Qualidade; Questionário de Autoavaliação; Melhorias; Objetivos.

INTRODUÇÃO

São diversas as variáveis que afetam a estabilidade econômico-financeira e como exemplo pode-se citar a adequação às exigências do mercado. Nesse cenário competitivo, é essencial ser flexível e concomitantemente inovador em suas atividades, aliás, requer tomada de decisões precisas para objetivos almejados pela organização. Dessa forma, a implementação de uma gestão de qualidade organizacional é um meio de coadjuvar os gestores no processo decisório e também propiciar atingir o sucesso.

O Modelo de Excelência em Gestão (MEG), que foi criado pela Fundação Nacional  da  Qualidade  (FNQ),  propõe  melhorias  para  tornar  a  organização     mais


competitiva no seu mercado de atuação. É valido ressaltar que esse modelo enfatiza a importância da elaboração e aplicação do planejamento estratégico (FNQ, 2015).

Este artigo apresenta o questionário de autoavaliação – MPE (Micro e Pequenas Empresas) que foi aplicado em uma empresa prestadora de serviços contábeis. O resultado fornecido mensurou sua situação atual, apontando a necessidade de novas práticas na gestão e melhoria para as já existentes, uma vez que a pontuação obtida foi baixa. Com as informações colhidas na organização e com embasamento teórico necessário, foram analisados os dados e apresentados os resultados na primeira etapa da aplicação do questionário de autoavaliação. Após ser traçado o plano de ação dos objetivos, o mesmo método foi utilizado novamente, a fim de comparar os resultados obtidos com a primeira avaliação. E ao decorrer do estudo será possível verificar a viabilidade da implementação dos objetivos propostos.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos e os Critérios de Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento  da gestão e o aumento da competitividade das organizações (FNQ, 2015).

Segundo a FNQ 2015, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais. E, ainda, proporciona a compreensão do mercado e do cenário local ou global onde a organização atua e se relaciona. Ao adotar o MEG, a organização alinha seus recursos, identificando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, aprimora a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de se preparar para que os seus objetivos estratégicos sejam atingidos. Composto por 11 (onze) Fundamentos de Excelência que expressam conceitos reconhecidos internacionalmente  e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, naquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais (FNQ, 2015).

Esses fundamentos são colocados em prática por meio de 8 (oito) Critérios de Excelência que compõem o MEG e garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, proporcionando uma visão sistêmica da gestão. A figura representativa do MEG simboliza a organização como um sistema orgânico, integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e adapta ao ambiente e sugere uma visão sistêmica da gestão organizacional (PIMENTEL,2013) (FNQ,2015).


Figura 1 - Mandala do Modelo de Excelência da Gestão

[pic 1]

Fonte: http://www.fnq.org.br/

Conforme figura 1, o critério Liderança aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção (Questionário de autoavaliação MPE, 2015).

O critério Estratégias e Planos verifica a formulação e execução do fundamento Visão de Futuro e divulgação aos colaboradores. O objetivo é concretizar a visão, estabelecer indicadores e desmembrar as metas e planos de ação, para assegurar a realização das métricas associadas aos indicadores (Questionário de autoavaliação MPE, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (873.2 Kb)   docx (551.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com