TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O modelo MEG e o Prêmio Nacional de qualidade

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4

 

Título: O modelo MEG e o Prêmio Nacional de qualidade

Aluno: Elias Oliveira

Disciplina: Admin de qualidade

Turma: SP J

Introdução

Este trabalho tem o objetivo de destacar as características principais do modelo de excelência em gestão e as vantagens de uma empresa concorrer ao prêmio nacional de qualidade. A FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) tem como missão: “Estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.” 1  (ASSIS, 2012)

Justificativa

O MEG (Modelo de excelência em gestão) é composto por 13 fundamentos e oito critérios. Neste trabalho destacaremos alguns desses fundamentos e critérios demonstrando os benefícios de uma empresa em segui-los como também de sua participação na premiação nacional da qualidade pela FNQ. Esses fundamentos seguem conceitos reconhecidos internacionalmente que servem de orientação e medidas de desempenho para empresas que busca constantemente se aperfeiçoar e seguir normas e processos globais. (FQN, 2015) 2

O PQN (Premio Nacional da Qualidade) tem como objetivo reconhecer estas empresas que adotam os métodos da FNQ em um momento importante onde os empresários brasileiros podem ser reconhecidos por sua excelência em gestão.

Vantagens

Vide abaixo um gráfico da visão sistêmica do MEG.

Modelo de Excelência da Gestão®
Uma visão sistêmica da gestão organizacional
2

[pic 2]Fonte: FNQ

Para as empresas que queiram participar ou ser consideradas para esta premiação é necessário que elas sigam os fundamentos e critérios estabelecidos pelo método do MEG. Este prêmio segue como referencia a outros prêmios internacionais como o Premio de Baldrige e o Premio de Deming. Alguns destaques dos fundamentos e critérios do modelo MEG são: Liderança (estratégia e planos), Inovação, geração de valor, Clientes(compromisso social), Pessoas(desenvolvimento e capacitação). A vantagem destes fundamentos é que valida a empresa não somente diante do mercado, mas também internamente. Os funcionários e gerência se sentem motivados de que a empresa está focada no desenvolvimento de uma estratégia clara que envolve o desenvolvimento e responsabilidade social. “Vale enfatizar que o Modelo não é prescritivo quanto a ferramentas, à estrutura ou à forma de gerir o negócio. Ele estimula que a organização esteja atenta às necessidades e expectativas das diversas partes interessadas e utilize essas informações para formular o seu planejamento estratégico e seus desdobramentos.” (FNQ, 2015) ²

Uma empresa que se enquadra nessa avaliação e segue estes fundamentos e princípios pode ganhar credibilidade perante o mercado e ser vista como uma empresa de boa reputação pelo público. Isso com certeza elevam o seu valor no mercado e potencializa lucros maiores para seus shareholders. Outra vantagem que esse processo traz para a empresa é incentivar o compartilhamento interno para que a mesma atue com excelência em toda cadeia. ² A empresa se submete a uma avaliação criteriosa por um grupo de avaliadores de diversos setores, os examinadores se subdividem em Examinadores Seniores, Examinadores Relatores e Examinadores. Todos estes participam de um curso anual de preparação ou de atualização para assegurar o entendimento, a coerência e a imparcialidade do processo de avaliação.

Ao se candidatar a empresa tem a segurança de que será avaliada por pessoas de alto conhecimento e reconhecimento no mercado o que só validará a nota final. Existe uma taxa para adesão qual é proporcional ao tamanho da empresa. Isso assegura de que os recursos utilizados na avaliação serão cobertos e valida ainda mais o comprometimento da empresa em participar deste processo. O simples fato de a empresa investir esse recurso para ter uma avaliação externa prova seu comprometimento aos clientes de que é uma empresa sólida e séria, querendo ser transparente aos seus clientes e stakeholders de que os processos internos seguem uma metodologia comprovada.

Conclusão

Diante destas vantagens abordadas acima podemos concluir que uma empresa que se dedica e escolhe participar de uma avaliação deste nível será reconhecida positivamente no mercado. No mundo de hoje este reconhecimento traz credibilidade para a empresa que deseja realizar negócios internacionais com empresas de alto nível.

A metodologia MEG segue os mesmos princípios que são adotados internacionalmente e o premio PQN somente oficializa o trabalho que é feito diariamente dentro da organização. O mesmo demonstra transparência, comprometimento na gestão de forma ética deixando transparecer um modelo de excelência na gestão. Este trabalho teve o objetivo de destacar alguns fundamentos deste método e mostrar as vantagens para uma empresa aderir ao processo. Vimos que através deste processo a organização ganha credibilidade no mercado mas também ganha internamente com seus funcionários pois são eles que irão contribuir de forma direta no sucesso da avaliação.

Referências bibliográficas

1 ASSIS, MARIANA; FERNANDES, KELLY. Prêmio Nacional da Qualidade®. Instruções para candidatura 2012.  ed. São Paulo: Janeiro de 2012.

² Disponível em < http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao > Acesso em 17 de março de 2015

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (66.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com