TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Relatório de Estágio

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do Órgão e Atribuições

A Justiça Federal integra o Poder Judiciário da União. Compete à Justiça Federal processar e julgar as questões que envolvem, como autoras ou rés, a União Federal, suas autarquias, fundações e empresas públicas federais, além de  questões de interesse da Federação, conforme previstas no artigo 109 da Constituição Federal - por exemplo, disputa sobre direitos indígenas, crimes cometidos a bordo de aeronave ou navio e crimes de ingresso ou permanência irregular de estrangeiro.

A Justiça Federal se organiza em duas instâncias: a primeira instância é composta por uma Seção Judiciária em cada estado da Federação e, na segunda instância, por cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs).

A Justiça Federal de Pernambuco integra a competência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Atualmente, conta com 12 Subseções Judiciárias: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Caruaru, Palmares, Salgueiro, Serra Talhada, Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Arcoverde, Ouricuri e Petrolina.

Casa Subseção possui uma ou mais Varas Federais, que é o local onde ocorre a prestação jurisdicional de fato, que compete ao Juiz Federal e sua equipe de servidores.

A 37ª Vara Federal, pertencente à Subseção Judiciária de Caruaru é composta da seguinte forma:

  • Juiz Federal Titular
  • Diretor de Secretaria
  • 7 Técnicos Judiciários – Área Administrativa
  • 1 Técnico Judiciário – Área de Segurança e Transporte
  • 2 Analistas Judiciários – Área Administrativa
  • 5 Analistas Judiciários – Área Judiciária
  • 4 Estagiários de Direito

A estrutura organizacional é feita da seguinte forma:

  1. Gabinete: Conjunto formado pelo Juiz Federal e seus Assessores
  1. Assessoria: Unidade responsável por elaborar as decisões, despachos e sentenças que serão assinadas pelo Juiz. É composta pelos Analistas Judiciários da Área Judiciária.
  1. Direção: Unidade responsável por toda a gestão administrativa da Vara. São atividades desta unidade, por exemplo, a elaboração de escalas de férias dos servidores, a alocação de servidores por setor da Secretaria, acompanhamento das estatísticas de movimentação processual e de produção dos servidores, elaborar as diretrizes para a organização do trabalho da Secretaria, entre outras.
  2. Secretaria: Unidade responsável, em sua maioria, pelo cumprimento do despachos, decisões e sentenças proferidas pelo Juiz, bem como dar a devida movimentação aos processos de forma célere, visando a um resultado final. É a maior unidade da Vara e possui três setores:
  1. Setor Cível: Unidade responsável pelo julgamento de matérias cíveis da competência da União, como, por exemplo, ações de improbidade administrativa, desapropriação de imóveis rurais, execuções de títulos extrajudiciais, execuções contra a Fazenda Pública, mandados de segurança em face de unidades federais, etc.
  2. Setor de Execuções Fiscais: Unidade responsável pela execução dos títulos judiciais da União, como, por exemplo, as Certidões de Dívida Ativa que são débitos que as pessoas físicas e jurídicas possuem para com a União, como débitos decorrentes do não pagamento de impostos/contribuições (Imposto de Renda, Imposto de Exportação, Imposto de Importação, FGTS) ou de multas administrativas de agências reguladoras (ANATEL, ANEEL, ANP, INMETRO, IBAMA e Conselhos Profissionais)
  3. Setor Criminal: Unidade responsável pelo julgamento dos crimes cometidos contra a União Federal, contra a organização do trabalho e a organização financeiro-tributária do país, dentre outros. São exemplos os crimes contra a ordem tributária, os crimes de tráfico internacional de entorpecentes e os crimes de lavagem de dinheiro, entre outros.

Atualmente sou supervisor do Setor de Execuções Fiscais e a equipe é composta por 5 servidores e 2 estagiários. Como supervisor, algumas das minhas principais atribuições são:

  • Atribuição das tarefas aos membros da equipe, baseado em suas competências, aptidões e nível de conhecimento das matérias jurídicas;
  • Acompanhamento dos resultados estatístico através da confecção de relatórios de produção e de movimentação processual, que são repassados mensalmente à Direção da Vara;
  • Organização física dos processos do setor de forma a facilitar o acompanhamento dos prazos e agilizar a movimentação processual;
  • Orientar a equipe quanto ao entendimento jurídico do Juiz Titular, de forma a uniformizar a produção dos atos processuais;
  • Interlocução com os órgãos auxiliares da Justiça Federal como, por exemplo, a Procuradoria da Fazenda Nacional, a Advocacia Geral da União, a Defensoria Pública da União, entre outros;
  • Análise estatística do acervo processual da Vara, visando encontrar oportunidades de redução do número de processos em tramitação (ativo processual) e, conseqüente redução do quantitativo de trabalho;
  • Treinamento e supervisão dos estagiários do Setor, orientando-os na realização de suas atividades diárias;
  • Produção de atos processuais, juntamente com os outros membros da equipe.

Questões com potencial para serem trabalhadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (395.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com