TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação Uma Cultura de Trabalho Positiva

Por:   •  17/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  9.807 Palavras (40 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 40

Uma cultura de trabalho positiva e um bom clima organizacional trazem resultados efetivos para a empresa. Por meio dessa estratégia, é possível aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores, assim como criar um ambiente propício para a inovação. Porém, esses benefícios só são conquistados com motivação e desempenho dos funcionários.

Um estudo da Harvard Business Review, apresentado pela 99Jobs, mostrou que a melhoria da motivação na equipe pode elevar os lucros em até 47%. Além disso, o mesmo material indica que pessoas satisfeitas, felizes e motivadas são até 50% mais produtivas.

Nesse contexto, motivação é definida pelo autor Craig Pinder como “um conjunto de forças internas e externas que iniciam um comportamento voltado para o trabalho, determinando sua forma, direção, intensidade e duração”. Ou seja, a interação que ocorre entre ambiente e indivíduo desperta esse estímulo pessoal — e isso impacta diretamente a performance de cada colaborador.

Nesse momento, a questão é: qual é o papel do RH para incentivar e estimular os profissionais? É o que vamos abordar neste post. Vamos lá?

Quais são os impactos de funcionários motivados para sua empresa?

A motivação é influenciada por forças internas e externas, isto é, estímulos sociais, biológicos, emocionais e cognitivos. Por isso, direciona o comportamento dos indivíduos para que todos empreguem esforços a fim de alcançar um objetivo predeterminado.

Um exemplo bastante simples é quando os interesses pessoais e os da empresa estão alinhados. Nesse caso, existe um estímulo que fomenta a motivação do empregado. No entanto, se o funcionário está desmotivado, os prejuízos são significativos.

A insatisfação pode ser gerada por diferentes fatores, como problemas com o chefe, más condições físicas do local de trabalho, salário aquém do esperado, contratempos nos relacionamentos interpessoal e familiar etc.

Nesse caso, os impactos negativos são:

  • aumento do absenteísmo;
  • elevação do turnover;
  • redução da produtividade e da performance.

A motivação modifica esse cenário e aumenta as chances de engajamento dos colaboradores. Isso ocorre porque eles se sentem valorizados e parte integrante da empresa. Além disso, o reconhecimento de suas funções é essencial para que compreendam qual é seu papel diante dos resultados atingidos.

Qual é o papel do RH em relação à motivação dos funcionários?

O setor de Recursos Humanos tem um papel estratégico nas organizações. Por meio das atividades executadas nessa área, a motivação pode ser incentivada e aumentar a qualidade de vida no trabalho. Da mesma maneira, o clima organizacional melhora e impacta a produtividade.

O gestor de RH deve compreender que a motivação está diretamente relacionada ao aperfeiçoamento da performance individual. É assim que conseguirá trabalhar esse aspecto de forma estratégica para alavancar os resultados alcançados pela organização.

Como fazer isso? A resposta está em uma atuação que fomente as potencialidades dos indivíduos. O propósito é incentivar a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a iniciativa, características essenciais para atender às demandas internas e dinamizar o fluxo produtivo a partir do desempenho aprimorado.

O RH também deve habilitar os profissionais a interagir dinamicamente com os processos produtivos e pessoais, sempre considerando suas habilidades, qualidades e personalidades. Assim, o trabalho em equipe é estimulado para que o time construa estratégias de princípios, meios e fins para atingir os objetivos organizacionais.

Todas essas ações devem ser guiadas pela missão, pela visão e pelos valores da empresa, porque é a partir deles que as políticas de RH estarão alinhadas às estratégias organizacionais. No entanto, o capital humano nunca deve ser esquecido ou deixado de lado, porque é o principal ativo da companhia.

Quais estratégias podem ser usadas pelo RH para melhorar a motivação e o desempenho dos funcionários?

O papel do RH precisa ser bem executado para garantir a motivação e o desempenho dos colaboradores. Mais que apenas entender a parte teórica do trabalho, também é necessário compreender as estratégias que podem ser adotadas, já que elas serão colocadas em prática.

Para entender melhor esse cenário, listamos a seguir algumas técnicas importantes nesse contexto. Confira!

Implemente metas de desempenho

As metas de desempenho são uma das maneiras mais eficientes de incentivar a motivação e o engajamento dos colaboradores. A recompensa pode ser oferecida de diversas formas, como bônus, prêmios, progressão na carreira, folgas etc.

Para ter resultados positivos, é essencial que as metas sejam ambiciosas o suficiente para estimular a produtividade ao mesmo tempo que sejam alcançáveis. Definir um objetivo irreal tende a causar o efeito inverso e gerar desânimo entre a equipe.

Reconheça atitudes positivas

Os colaboradores que tiverem atitudes bem-sucedidas e proativas devem ser valorizados. Essa é uma postura profissional bastante procurada atualmente, porque a autonomia traz mais flexibilidade e dinamicidade ao trabalho. Além disso, o reconhecimento é tão importante quanto a remuneração. Por isso, repasse feedbacks de elogios para mostrar que a atitude positiva é percebida e vista com bons olhos.

Desenvolva um plano de carreira

O plano de carreira é um documento que evidencia o que cada indivíduo pode fazer para ser promovido e progredir profissionalmente. A ideia é estabelecer quais são as regras a serem seguidas, por exemplo, qual é o tempo mínimo necessário em determinado cargo para que seja possível pensar na possibilidade de ascensão. Assim, os colaboradores podem implementar mudanças e ter as atitudes corretas para chegar lá.

Invista em capacitação

O treinamento é uma das ferramentas mais apropriadas para incentivar a melhoria do desempenho dos colaboradores e sua motivação. Essa é uma forma de reconhecimento e valorização. Por isso, qualquer que seja a área de atuação, aposte em cursos profissionalizantes, técnicos, de pós-graduação, idiomas etc. Ao se especializar, o colaborador melhora seus resultados e tem um estímulo claro para sua permanência no negócio.

Estimule a criatividade

A inovação só pode ser aplicada por meio da criatividade. Por isso, o gestor de RH deve adotar técnicas que contribuam para esse processo. Uma delas são os processos flexíveis, já que a estruturação exagerada tende a limitar a confiança dos profissionais. Esse é o caso do programa “20% do tempo” da Google, que oferece esse percentual para que os colaboradores explorem sua criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.9 Kb)   pdf (304.1 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com