TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação no ambiente de trabalho

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 MOTIVAÇÃO        

2 TEORIA MOTIVACIONAIS        

2.1 Hierarquia das necessidades        

2.1 A teoria dos dois fatores        

3 DINAMICA        

4 VIDEO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


Introdução

O ser humano ao longo de sua vida desenvolve alguns objetivos para serem alcançados satisfazendo assim suas necessidades, porém ao decorrer do tempo é preciso se manter motivado independente dos empecilhos que aparecem e continuam lutando para alcançar seus objetivos.

O fato de se manter motivado é muito pessoal e complicado quando se fala de apenas um individuo, porém quando a tarefa é de manter um grande numero de pessoas dentro de uma organização motivadas são necessários que se leve em consideração todas as possibilidades e através dela desenvolver a melhor maneira de manter todos motivados.

Cada pessoa tem uma forma pela qual consegue se motivar, neste trabalho será demonstrado algumas formas de se motivar os colaboradores no ambiente de trabalho para que haja êxito no alcance dos objetivos propostos pela empresa.


1 Motivação

A motivação pode ser considerado como a persistência de um individuo em fazer uma determinada ação para que seja alcançado os seus fins. Uma pessoa cria seus objetivos e através do mesmo se desenvolve a motivação para que esses sejam alcançados.

São quatro atributos básicos que servem de parâmetros para a definição de motivação:

  • A motivação é definida como um fenômeno individual: cada pessoa é única e as grandes teorias assim a consideram;
  • A motivação é descrita, geralmente, como intencional: considerando-se que esteja sob o controle do trabalhador. Assim, comportamentos influenciados pela motivação são vistos como escolhas de ação;
  • A motivação é multifacetada: Os fatores de maior importância são: o que mantem as pessoas ativas (estímulos) e a força de um individuo para adotar o comportamento desejado (escolha comportamental);
  • O proposito das teorias de motivação é predizer comportamento: A motivação não é um comportamento em si, e não é desempenho, motivação se refere à ação e as forças internas e externa que influenciam a escolha de ação de um individuo.

Através desses parâmetros é possível definir a motivação como o grau para qual um individuo quer e escolhe seguir um determinado tipo de comportamento. A motivação pode ser descrita de duas formas: intrínseca ou extrínseca.

A motivação intrínseca é ligada a recompensas psicológicas, tais como oportunidade de usar suas habilidades, a sensação de desafio e realização, o recebimento de um prestigio ou apreciação por algo realizado.

A motivação extrínseca são as recompensas tangíveis, como por exemplo, salários, benefícios adicionais, seguro de vida, entre outros.

Necessidades, valores, comportamentos e objetivos são quatro conceitos intimamente associados que compõem o sistema da motivação humana, expresso numa determinada situação.

2 Teoria motivacionais

Existem algumas teorias que auxiliam ao gestor em conhecer e desenvolver a melhor forma de manter sua equipe de trabalho motivada para que haja eficiência no alcance dos objetivos previstos pela organização.

2.1 Hierarquia das necessidades

Segundo Maslow as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, isto é, quando uma necessidade é alcançada outra se coloca em seu lugar sendo assim o individuo esta sempre em busca de uma forma de satisfazer seus objetivos.

Os níveis de necessidades podem variar de sociedade para sociedade. O surgimento de outra necessidade não necessariamente implica na satisfação total da anterior, porém mesmo que uma satisfação parcial pode ocorrer em um surgimento de outra necessidade predominante.

A hierarquia das necessidades pode ser representada da seguinte forma:

[pic 1]

 Para Maslow, a busca da felicidade não é um caminho direto, mas um subproduto do esforço árduo, intencional e comprometido com um trabalho pleno de significado para o individuo que o realiza.

2.1 A teoria dos dois fatores

Essa teoria foi estabelecida para explicar o comportamento dos indivíduos em uma determinada situação de trabalho, os dois fatores são: higiênicos e motivacionais.

Os fatores higiênicos fazem referencia as condições de trabalho dentro da organização, como as instalações físicas, as condições ambientais de trabalho, o salario, os benefícios sociais, as politicas da organização, as relações entre direção e empregados, os regulamentos internos, dentre outras.

Os fatores motivacionais estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Envolvem sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e dependem das tarefas que o profissional realiza em seu trabalho.

Cada uma das duas teorias demonstra a satisfação do individuo no seu cargo de uma forma diferente: nos fatores motivacionais esta satisfação se deve ao conteúdo ou as atividades desafiadoras e estimulantes; nos fatores higiênicos se deve ao ambiente, as pessoas com quem se relaciona e ao contexto geral do cargo.

O enriquecimento de cargos proporciona aos funcionários uma maior oportunidade de desenvolver um trabalho desafiador e motivador.

3 dinamica

Procedimento: Colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa (uma caixa de sapato, por exemplo), explica-se para os participantes antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com