TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método, Ideologia e Ética nas Organizações

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Você certamente tem acompanhado na mídia os acontecimentos e as repercussões ao entorno dos fluxos de refugiados em direção à Europa, provenientes de países do Oriente Médio e da África que estão sob conflito.

Como atividade da AD2, complementar ao Fórum, propomos que você assista ao trecho de um programa de TV francês (o link está disponível na plataforma) onde a escritora senegalesa Fatou Diome fala sobre a situação dos refugiados na Europa. A partir das colocações de Fatou Diome, reflita:

a)  Que considerações éticas a escritora senegalesa traz à luz ao falar sobre a situação dos refugiados e a recepção destes pela comunidade europeia?

As considerações éticas que a escritora senegalesa traz à luz ao falar dos refugiados é a desigualdade social, quando ela fala sobre a situação dos refugiados e a forma com que eles são recebidos pela comunidade europeia.

As desigualdades se configuram a partir das escolhas que a sociedade como um todo (governos, empresas, populações) faz em função de suas decisões de Políticas (econômicas e sociais).

b) Além do conceito de ética, de que forma podemos relacionar a perspectiva de Fatou Diome sobre a crise de refugiados na Europa e o conceito de sustentabilidade?

Sustentabilidade é a forma com que o ser humano interage com o mundo, preservando o meio ambiente, a fim de não comprometer os recursos naturais para as gerações futuras.

Ela tem como tripé o meio ambiente (preservar os recursos naturais, causar menos danos ao meio ambiente); a economia (forma com que empresas, governos e consumidores se comportam e buscam equidade econômica); e a social (igualdade sociais, melhor condição de vida).

O vídeo relata que o fluxo de pessoas não tem como ser controlado e as pessoas que buscam uma melhor condição de vida na Europa, fazem isso a procura de educação, trabalho, democracia, dignidade, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (342.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com