TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Para Escolha De Decisões Éticas

Por:   •  17/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MÉTODO PARA ESCOLHA DE DECISÕES ÉTICAS

ETAPA 1: RECONHECER E DEFINIR O PROBLEMA

O primeiro passo é reconhecer que você está enfrentando uma questão que exige e avaliação ética e claramente Identificando a questão ou questões. Às vezes, isso pode ser apenas aquela sensação de incômodo ou algo que você está pensando em fazer não está certo ou você pode, quando confrontado com o problema, não saber o que fazer.

Em outras situações, você pode pensar sobre o que é esperado para você fazer e encontrar um conflito com o que você quer fazer. Em qualquer caso, você deve definir claramente o problema, porque uma definição clara é necessária para que você pense através das possíveis respostas que abordam esse problema.

Reúna o máximo de informações sobre o assunto. Você pode consultar referências materiais que podem ajudá-lo a identificar os problemas. Além de localizar as regras éticas de códigos associados ao seu papel específico como investigador.

Também pode ser necessário falar confidencialmente com outra pessoa com mais conhecimento e experiência na área, para ajudá-lo a reconhecer e definir as questões éticas.

Como fazê-lo: Pegue uma folha de papel e, em todo o topo da página, anote em uma a três sentençasqual problema é que você enfrenta.

Abaixo, anote os fatores da situação e os fatos que você conhece. Abaixo disso, escreva as pessoas que têm uma participação na decisão.

Exemplo:

Vamos aplicar esta etapa para um caso envolvendo um investigador fazendo consultoria para um laboratório privado:

Como esse investigador pode concluir o Passo 1 do Modelo de Tomada de Decisão Ética?

- PROBLEMA:Devo fazer um trabalho de consultoria revendo materiais de marketing para um laboratório privado?

- FATORES:-Empregado como funcionário da cidade;

-Conduzir investigações de incêndio em cidades e outras jurisdições;

-Relacionamento com meu amigo;

-Laboratório localizado no mesmo estado eu conduzo investigações

-Lab comercializa seus serviços para os setores público e privado;

INTERESSADOS: Eu, minha amiga, Lab, meu departamento.

ETAPA 2: DESENVOLVER OPÇÕES (SOLUÇÕES ALTERNATIVAS)

Identifique as decisões que você poderia tomar. Pense criativamente. Poucos problemas têm uma resposta "sim ou não".

Mais frequentemente, há muitas respostas "sim" e muitas respostas "não". Durante esta etapa, não seja avaliativo ou julgador. Basta listar o que você poderia fazer para responder ao problema. Novamente, materiais de referência ou um conselheiro confidencial pode ser uma grande fonte de assistência em brainstorming às opções disponíveis.

Como fazê-lo: Dobre a folha de papel com a definição de problema sobre ela ao meio longitudinalmente. No topo da coluna à esquerda, escreva "Opções". Sob esse título, recuado uma polegada, liste todas as opções que você identificou, uma opção por linha. Deixe espaço entre as opções.

OPÇÕES

Aceitar o trabalho

Não aceitar o trabalho

Solicitar permissão ao supervisor para aceitar o trabalho

Criar uma empresa e prestar o serviço em nome da empresa

Aceitar o trabalho, mas exigir o anonimato

Recomendar alguém sem conflito de interesse

PASSO 3: CONSIDERE AS CONSEQUÊNCIAS E AVALIE AS OPÇÕES (ALTERNATIVAS)

Primeiro, considere cada opção. Para cada uma das opções, liste os possíveis resultados positivos e negativos da seleção dessa opção. Descreva considerações altruístas, como qual será o impacto da opção sobre os outros, considerações idealistas, como o que é a coisa certa a fazer, como definido por valores e princípios, considerações individualistas, como que consequências esta opção terá para mim e pragmática Como as consequências jurídicas ou comerciais desta opção.

Em seguida, avaliar cada opção eticamente. O Ethics Resource Center (ethics.org) criou um processo para decidir qual opção é ética aplicando um conjunto de filtros para executar as opções. Estes filtros são chamados PLUS: Políticas, Legal, Universal e Self.

- FILTRO POLÍTICAS

Para aplicar o filtro Políticas, pergunte e responda: "A opção é consistente com as políticas, procedimentos e diretrizes da minha organização?" Para responder a isso, você deve primeiro saber quais códigos éticos você está sujeito, como o Código de Ética da IAAI. Se você está sujeito a mais de um código de ética, responda a esta pergunta para cada um. Rever o código de ética e ver se o problema é abordado por um de seus padrões.

Este padrão deve fornecer orientação para o seu curso de ação.

- FILTRO LEGAL

Para aplicar o filtro Legal, pergunte e responda "A opção é aceitável sob as leis e regulamentos aplicáveis?" Considere as leis civis, criminais e administrativas. Pode ser necessário consultar um advogado para compreender plenamente as questões jurídicas de um dilema ético, bem como as opções e consequências da perspectiva jurídica.

- FILTRO UNIVERSAL

Para aplicar o Filtro Universal, pergunte e responda "A opção está de acordo com os princípios / valores universais que minha organização adotou?" Lembre-se de que, como demonstrado anteriormente, você pode ter mais de uma organização a considerar. O Centro de Recursos de Ética define este conjunto de valores universais como Empathy, Patience, Integrity e Courage, abreviado como EPIC. Empatia é definida como a compreensão dos pensamentos e necessidades dos outros. Paciência, não ser precipitado na decisão, refletir antes. Agir com Integridade, honestidade e verdade em todas as situações. Coragem estar fazendo o que é certo mesmo quando é difícil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (666.8 Kb)   docx (580.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com