TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Quantitativos Aplicação à Gestão Empresarial. ESTRUTURA DO MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

Métodos Quantitativos Aplicação à Gestão Empresarial.

ESTRUTURA DO MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

        O setor de supermercados brasileiros tem se desenvolvido intensamente, pois no final dos anos 90, de acordo com Lepsch (1999), 86,1% do volume total de vendas dos bens de consumo diário nacional, eram comercializados no varejo por supermercados.

(LEPSCH, P. precificação)

“No Brasil, com a redução da inflação após o plano real e a abertura de mercado, os ganhos financeiros do setor supermercadista caíram consideravelmente, pressionando os supermercados a se adaptarem à nova realidade. O comportamento dos consumidores também foi influenciada pela estabilização econômica, permitindo-lhes compras menores e mais frequentes”.

        Mediante a esse acontecimento, resta ao comerciante a busca acirrada por vantagem competitiva, tendo em vista melhorar a qualidade e a diversidade dos produtos para atrair o cliente e buscar a manutenção de lucros.

        A tecnologia causou a agilização e melhor desempenho na área comercial, tanto para o cliente (registro da mercadoria) como para a empresa, no ato de atualizar mercadorias e ou fornecer informações logísticas e outros tramites relacionados a imprensa.

        A evolução tecnológica é algo tido como um processo evolutivo que vai do melhoramento gerencial, o atendimento ao cliente e a geração de novos empregos, pois essa tem favorecido a formação de diversos setores geradores de renda, é o que chamamos de setor independente.

        A tecnologia tem causado a automação dos processos industriais, seja com o objetivo de incrementar o desempenho ou para produzir novos produtos necessários para modernizar setores da economia. A competividade é caracterizada pela ênfase de esforços de inovação, dirigidas a melhoria de qualidade e a diminuição do número de produtos ofertados. A tecnologia diminui o tempo de trabalho (mão de obra) e aumenta a qualidade.

        A expansão da tecnologia proporcionou as empresas brasileiras desafios, os quais proporcionam a competitividade e para “dar de conta” dessa demanda as lojas melhoram seus visuais, simplificam processos administrativos e proporcionam também a redução de custo de mercadorias, o que provoca a ter menos mercadorias estocadas.

Definir comercio varejista...

        Segundo Chandler (1992), o surgimento e o fortalecimento da grande empresa estão vinculados a um conjunto de eventos interligados.

        O aumento da participação dos hiper/supermercados indica uma mudança estrutural no varejo. Com a substituição do comercio pulverizado em pequenos estabelecimentos pelos supermercados que possuem linha de produtos mais ampla e diversificada e com preços menores.

        É notável o aumento de redes estrangeiras no Brasil como Carrefour, Sonal, Zaffari, etc., porém tem estabelecido uma concorrência saudável o que oportuniza as empresas brasileiras, a se posicionarem e mostrarem seu valor. Durante décadas o que era importado foi sinônimo de qualidade de um universo exclusivo. A marca simbolizava um sonho, acesso a exclusividade conquistada. Porém, o comercio brasileiro tem se prontificado a inovação, a qualificar suas mercadorias e investir também na tecnologia da comunicação para vender suas mercadorias e o brasileiro está aprendendo a valorizar o produto nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com