TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NANOTECNOLOGIA: EM BUSCA DE UM MUNDO QUASE PERFEITO

Por:   •  12/5/2015  •  Artigo  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

NANOTECNOLOGIA:  EM BUSCA DE UM MUNDO QUASE PERFEITO

                                              Diogo Ribas Gonçalves

                                          Patrícia Souza

RESUMO:

A nanotecnologia tem como base criar objetos muito desenvolvidos á partir dos átomos, além de reduzir seu tamanho, deixando o mais portátil. É uma das áreas da ciência mais amplas em nossos dias, vista que encontra aplicação em todos os ramos das atividades humanas. Os avanços tecnológicos fazem parte da evolução do homem e não poderiam ser dissociados deste, porém nas ultimas décadas esses avanços se tornaram tão acentuados que se tornou difícil para nós brasileiros acompanhar a evolução crescente, pois chegou um momento da história em que à velocidade de novas descobertas nesta área vem nos atropelando sem dar tempo de adaptação. Afinal pessoas com pouco mais de 50 anos acompanharam a chegada da televisão, do telefone sem fio, do celular, do computador, até a internet sem fio e tudo isso sem contar com profissionais treinados para que pudessem se inteirar das mudanças e ter aulas c•omo se tem hoje para aprender a usar o computador. Atualmente são muitos os avanços tecnológicos e trazem consigo vantagens inestimáveis em todos os campos do conhecimento, desde a simples integração com o mundo, que a internet nos proporciona, as descobertas cientificas que ganharam novas dimensões.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento. Tecnologia. Eficiência.

  1. NANOTECNOLOGIA

A nanotecnologia é a capacidade de criar coisas cada vez menores, a partir da colocação de cada átomo e cada molécula no local desejado, melhorando cada vez mais a tecnologia existente no mundo atualmente. Deixando as coisas mais sofisticadas e potentes, com mais tecnologia e eficiência.  

Ela é aplicada em vários lugares, como na medicina, na física, química e em outros meios, mas principalmente na área da informática. Sem dúvida alguma esta tecnologia não deve desaparecer com facilidade, afinal, ela ainda não foi totalmente explorada.

        Esperamos que a Nanotecnologia ajude a evoluir muito mais o nosso futuro, Inteligência artificial é o próximo passo. Fazer Robôs, ou simplesmente sistemas, capazes de ser inteligentes tanto quanto o cérebro humano, talvez seja muito comum no futuro. A nanotecnologia é uma palavra derivada do nanômetro, que é a subdivisão do metro, assim como temos com as medidas de massa quilograma, grama. Portanto a nanotecnologia na informática se caracteriza por produzir em escalas cada vez menores de peças e partes para o funcionamento de maquinas de alta eficiência.

  1.  O QUE PODE SER CONSTRUIDO COM ESSA TECNOLOGIA

Os principais materiais que a nanotecnologia tem a ver com a criação são: pó antibacteriano, produtos para limpar materiais tóxicos, produtos cosméticos, microprocessadores, entre outros.

Se enumerarmos a quantidade de produtos que atualmente utilizam a nanotecnologia, teremos uma relação com mais de 800 produtos no mercado com suas aplicações. Mas sem dúvida a área onde ela é mais representativa, é na informática, justamente nos processadores de computador.

Esses componentes eletrônicos utilizam a nanotecnologia no intuído de melhorar a realização dos processos e de informação, como também na diminuição do tamanho físico dos produtos, como os tablets, smartphones entre outros.

  1.  PROBLEMAS DA NANOTECNOLOGIA

Um dos grandes problemas que poderá ser gerado pela nanotecnologia é a nanopoluição, gerada por nanomateriais ou durante a confecção desses. Esse tipo de poluição, composta por nanopartículas, pode ser mais perigosa do que a poluição existente no planeta, uma vez que pode flutuar facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias. Pelo fato dos nanopoluentes não existirem na natureza, provavelmente as células não terão as armas necessárias para lidar com eles, provocando danos não conhecidos.

  1.  INVESTIMENTO

Os financiamentos para pesquisa aumentam regularmente, e os programas descrevem, de modo cada vez mais direto, as técnicas e os objetivos da nanotecnologia.

Assim, o Japão e os Estados Unidos lançaram programas de financiamento à pesquisa, citando explicitamente a Nanotecnologia Molecular. Programas europeus foram igualmente lançados.

O advento dessas técnicas daqui dez, vinte, trinta anos revolucionará os meios de produção, assim como todos os aspectos da existência humana.

  1.  TECNOLOGIAS NA INFORMATICA

Na informática a nanotecnologia já esta presente á muito tempo, além da área de informatização essa tecnologia abrange também o mercado eletrônico. Os investimentos em processadores cada vez mais velozes e a fabricação de transistores em escala manométrica crescem cada vez mais.

        Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes electrónicos que se utilizam mais da nanotecnologia. No atual mercado encontram-se processadores de 45nm (nanometró), os quais possuem uma tecnologia muito avançada para poder trabalhar em alta velocidade. Graças aos componentes nanotecnológicos, os vídeo jogos tornaram-se incríveis e são verdadeiras

Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes electrónicos que se utilizam mais da nanotecnologia. No atual mercado encontram-se processadores de 45nm, os quais possuem uma tecnologia muito avançada para poder trabalhar em alta velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com