TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação de conflito

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

No trabalho a seguir que será apresentado, abordaremos alguns aspectos, conceitos e técnicas de negociação e conflito. O objetivo do estudo é entender de maneira minuciosa as práticas de negociação de conflito, visando acordos que satisfaçam todas as partes envolvidas.

Negociação

Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns ou não, se reúnem para confrontar e discutir propostas explicitas com o objetivo de alcançar um acordo. Na negociação, é importante que ambos os lados fiquem satisfeitos de forma que os desejos sejam realizados, mantendo um bom relacionamento para obter futuras negociações.

Para um bom planejamento de uma negociação é importante em primeiro lugar definir o objetivo e em seguida é saber identificar os interesses comuns e aqueles que são conflitantes.

Etapas da negociação

* Análise – obter o máximo de informações de maneira organizada identificando os interesses das partes envolvidas e buscando um acordo.

* Planejamento – Traçar a maneira de como alcançar o objetivo antes de pôr em prática.

* Discussão – Compreender o interesse do outro, para que haja um acordo vantajoso para ambos os lados.

* Negociação – é o processo que envolve duas ou mais partes que buscam com interesses comuns eu se reúnem para confrontar e discutir propostas com objetivo de alcançarem o acordo.

* Barganha – É o poder de negociação, onde apenas uma das partes é favorecida, podendo ser de forma lícita ou ilícita.

Tipos de Negociação

Existem 4 tipos de resultados de negociação:

Ganha/Ganha: Ocorre quando ambas as necessidades das partes são atendidas.

Ganha/Perde ou Perde/ Ganha: Ocorre quando uma das partes sai da negociação sem que suas necessidades ou desejos tenham sido atendidos.

Perde/Perde: Acontece quando nenhuma das perdes supre suas necessidades ou desejos, então ambos relutam em negociar novamente com a contraparte.

Nenhum Resultado: A negociação não é realizada, isto acontece quando nenhuma das partes ganha ou perde, ou seja, a negociação não se concretiza.

Conflitos

Conflito pode ser compreendido, então, como o entrechoque de opiniões e objetivos de indivíduos, grupos ou organizações.

Existem duas maneiras de lidar com o conflito, sendo uma de forma destrutiva, encarando com visão pessimista, e a outra de forma construtiva, percebendo que a partir dessas diferenças novas ideias podem surgir, possibilitando a criação de novas soluções para determinados assuntos.

Os conflitos podem ter as mais diversas naturezas de origem, tais como: conflitos de interesses, conflitos de necessidades e conflitos de opinião.

Tipos de conflito

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com