TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nghia questionario

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmica Vanessa Albuquerque

Disciplina- Gestão Empresarial  –

8º Semestre – Ciências Contábeis  - 

Profª. Patrícia Cristina Silvestri  - Vlr. 2,0 pontos

ESTUDO DE CASO -GOÓC

Foi o vietnamita Thai Quang Nighia quem trouxe a idéia da papete feita de pneu para o nosso mercado. Nighia chegou ao Brasil, em 1979, de forma pouco convencional: foi resgatado por um navio da Petrobrás após ter fugido, sem rumo, do Vietnã, em uma canoa, e passando três dias à deriva. Ele passou a morar em São Paulo e, na década de 1980, por ter recebido bolsas como pagamento de um empréstimo feito a um amigo, começou a vendê-las em lojas, de porta em porta. Ele também começou a fabricar as bolsas que vendia e, assim, criou a empresa Domini.

A partir de 2000 Nighia começou a produzir também calçados. Mais tarde, em 2003, resolveu fazer viagem ao Vietnã e outros países para rever parentes e buscar idéias para criar um novo produto. Nessa viagem ele reencontrou suas raízes e visitou museus. Foi então que teve a idéia de introduzir no Brasil as papetes no estilo das sandálias dep (pronuncia-se 'iép'). Essas sandálias eram usadas pelo exército vietnamita durante a guerra - eram feitas de pneus de veículos destruídos e ainda hoje são utilizadas pela população no Vietnã.

No entanto, Nighia sabia que seriam necessárias algumas adaptações, pois as papetes originais eram muito rústicas. Ele trabalhou durante três meses e finalmente, em outubro de 2003, teve seu primeiro calçado produzido. Estava lançada a marca Yepp - uma coleção de sandálias, papetes, tênis, bolsas e mochilas toda produzida com material reciclado (pneus de carros e lonas de caminhões). Em pouco tempo a marca conseguiu despertar o interesse do mercado e ter seu calçado presente em grandes redes e lojas de departamentos.

O Carnaval do Nordeste também foi uma ótima oportunidade de sucesso. Foi lá que a marca conseguiu, nessa primeira fase, mais facilidade de penetração. Confortáveis e de preço acessível, as sandálias foram muito bem aceitas e, em 2004, 75%  das vendas de papetes concentravam-se nessa região. Em São Paulo a aceitação desse produto arrojado levou um pouco mais de tempo.

No primeiro ano de mercado a marca Yepp produziu, em uma fábrica própria na zona leste de São Paulo, e também com a ajuda de terceiros cerca de 1,2 milhões de pares de calçados, além de bolsas. A empresa pretende produzir 210 milhões de unidades no Brasil até 2014 e, para chegar a esse objetivo, investiu R$ 2 milhões na instalação de uma nova unidade produtiva no Bahia. Somente essa unidade já chegou 1,1 milhões de pares de calçados no período de um ano.

A estratégia de mercado da empresa inclui a diversificação de opções para seus clientes, com cerca de 40 modelos de calçados e 20 tipos de bolsas, para diferentes idades. Em sua postura, a empresa procura a diferenciação pela criatividade, originalidade e independência em suas idéias, não se deixando levar por tendências de moda.

Além de arrojados no material empregado e no design, os produtos Yepp, chegaram com o diferencial da versatilidade, pois as sandálias podiam tomar diferentes formas, adaptando-se ao gosto do usuário. As tiras podiam ser arranjadas de várias maneiras, resultando em até oito modelos diferentes de sandálias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com