TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Internacionais da Pratica Profissional de Auditoria Interna

Por:   •  14/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

Introdução        2

Normas internacionais da pratica profissional de auditoria interna        3

Normas de desempenho        3

2420- Qualidade das comunicações        3

2421- Erros e omissões        4

Importançia da identificação de erros e omissões        4

Detectação de erros e omissões em auditoria        4

A responsabilidade do trabalho do auditor na identificação de erros        4

Papel do auditor  na identificação de erros e omissões        4

2410-Critérios para a comunicação        5

2431 – Declaração de Não Conformidade do Trabalho de Auditoria        5

Conclusão        6

Bibliografia        7


Introdução

No presente trabalho desenvolveremos assuntos que tem haver com as normas internacionais da pratica profissional de auditoria interna, aprofundando mais nas normas de desempenho como a 2420- qualidade de comunicação e vários tipos de comunicações, abordando tambem o código 2421- erros e omissões, a importancia da identificação desses erros e omissões e do papel da auditoria nesse assunto.


Normas internacionais da pratica profissional de auditoria interna

A auditoria interna éexercida em ambientes legais e culturais diversos no interior das organizações, as quais variam em propósito, dimensão, estrutura e por indivíduo no interior ou exterior das organizações.

Embora a presença dessas diferenças crie uma perturbação em cada meio ambiente, a conformidade com as normas internacionais para a prática profissional da auditoria interna IIA é essencial para fazer face as responsabilidades dos auditores internos e da sua actividade ( IIA.2009,p6).

Normas de desempenho  

2420- Qualidade das comunicações

Essa norma e a sua interpretação indicam e explicam os critérios essenciais para garantir a qualidade dos relatórios.

  • Comunicações precisas: comunicações livres de erros, distorções e reais, devem dizer respeito aos factos apontados.
  • Comunicações objectivas: Devem ser imparciais e sem preconceito,resultando de uma avaliação equilibrada de todos os factos relevantes circunstanciais, uma complementaridade dos aspectos mais importantes e relevantes.
  • Comunicações claras: A transparência e a lógica permitem a percepção à prior da própria informação visto que algumas linguagens tecnicas podem tornar-se imperceptíveis a uma avaliação superficial.
  • Comunicações concisas: Focar nos aspectos essenciais, ir directamente no assunto, evitando frases sujestívas  desnecessárias e introduções insignificantes.
  • Comunicações construtivas: Aos que conduzem melhoramentos quando necessàrios, são de mais valia aos clientes e a organização.
  • Comunicações completas: sem emissões dos factos relevantes para os clientes visados, incluindo toda informação significativa e observações para as recomendações e conclusões.
  • Comunicações tempestivas: Que visam a correção e aplicação de novos objectivos para o melhoramento da organização(IIA.2009,p32).

Depois da elaboração dos papeis, esses poderão ser arquivados em dois tipos de dossiês,

  • Dossiê permanente: Engloba toda a informação que o auditor interno considera importante para posteriores consultas.

exemplo: informações estatuarias, caracterização da entidade, cópias de contratos e acordos, fluxogramas e narrativas, informações financeiras e de gestão nos anos anteriores, informações sobre as políticas operacionais e financeiras.

  • Dossiê corrente: Contém informações específicas para auditoria que está a decorrer.

exemplo: progranas de trabalho, notas de reuniões, evidências de testes de auditoria, questionários, cartas de confirmação, memorandos e correspondências de auditorias, relatórios etc.

2421- Erros e omissões

São actos não intencionais resultantes de omissões, deseinteçao ou má interpretação de factos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

Ao detectar erros relevantes ao decorrer dos trabalhos, o auditor tem a obrigação de comunicar à administração da entidade e sugerir medidas corretivas,informando sobre os possiveis efeitos no seu parecer caso não sejam adotados.

A responsabilidade primária na prevenção e idenficação de  erros é da administração da entidade, atraves da implementaçã e manutenção de adequado sistema contábil e de controlo interno. Entre tanto, o auditor deve planear seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis.

Importançia da identificação de erros e omissões

Sendo contabilidade um instrumento que regista e apresenta informações úteis sobre a actividade da empresa, identificar erros e omissões é extremamente importante pois estes erros tem implicações na alteração das demonstrações financeiras, sendo assim há necessidade da aplicação da auditoria para identificar, analisar e relatar os acontecimentos ocorridos na execução do trabalho.

Detectação de erros e omissões em auditoria

O destaque principal da auditoria não é a detectação de erros , mas sim o de emitir uma opinião quanto a vericidade das demonstrações contábeis, no entanto na execução do trabalho, poderão ser detectados erros , cabendo ao auditor o dever de comunicar à administração da empresa.

Ao verificar indícios de erros, cabe ao auditor averiguar as deligências das situação, realizando todos os procedimentos cabiveis afim de obter as evidências necessárias sobre o assunto. Após a verificação de erros,a auditoria precisa ser muito cuidadosa, possuir conhecimento para certificar que os procedimentos contábeis utilizados estão em conformidade com os princípios fundamentais de contabilidade e a legislação pertinente.

A responsabilidade do trabalho do auditor na identificação de erros

Ao se deparar com a auditoria, principalmente com leigo no assunto, a primeira ideia que transmitem é a de que o auditor é aquela pessoa que irá descobrir, desvendar esquemas de corrupção. Desta forma entende-se que a auditoria quando exercida com competência e seriedade estará contribuindo para uma boa gestão tendo tanto empresarial como pública, assim sendo é necessário que se reflita profundamente quanto ao papel do auditor,sua obrigação actual e metas que deseja atingir, mas acima de tudo do que não se pode prescindir nesta profissão é do exercício da ética e da responsabilidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com