TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias na Produção de Celulose

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.556 Palavras (15 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEBINTERATIVO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Produção:

Novas Tecnologias na Produção de Celulose

Leandro do Carmo

Três lagoas 2014

Leandro do Carmo Código 0200056610

Produção:

Novas Tecnologias na Produção de Celulose

Relatório de Estágio Supervisionado II apresentado ao Uniseb Interativo, ministrado pelo professor Prof. Me. Rafael Altafin  Galli No Curso de Administração como Pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Três lagoas 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇAO3

1.1 Objetivo do Trabalho3

2. ORGANIZAÇÃO4

2.1 Empresa4

2.2 Produtos e serviços4

2.3 Organograma5

3. PRODUÇÃO6

3.1 Departamento de Produção6

3.1.1 Tancagem e Setor Úmido6

3.1.2 Secador 6

3.1.3 Cortadeira7

3.1.4 Enfardamento7

3.2 Departamento de Produção8

3.3 Responsabilidade do Gerente de Produção9

3.4 Departamento de produção e Outros Setores9

3.5 Tipos de processos10

3.6 Planejamento Controle da Produção10

3.6.1 Capacidade 10

3.6.2 Estoque11

3.6.3 Cadeia de suprimentos11

3.7 Sistemas de Planejamento e Controle11

3.8 Qualidade12

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS13

            4.1 Assinaturas14

5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS15


1. INTRODUÇÃO

  1. Objetivo

O relatório a seguir tem como objetivo acadêmico de apresentar as novas tecnologias desenvolvidas pela empresa Eldorado Brasil, com o conceito na produção de celulose com seus equipamentos altamente tecnológicos de ultima geração que faz a sua produção se tornar a mais ágil e segura do mundo. Será apresentado o complexo industrial da Eldorado Brasil com layout compacto em linha única, com a sua real capacidade de produção em toneladas de celulose por ano e qual a previsão de chegar a em 2014. Será exposta também a forma que a empresa tem se superado em seu processo produtivo a fim de alcançar seus objetivos que seus idealizadores e investidores almejam.

 

        



2. ORGANIZAÇÃO

2.1 Empresa        

        

A Eldorado Brasil é uma das mais modernas e competitivas empresas de celulose do mundo. Conta com diferenciais como: florestas próprias certificadas pelo Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal – FSC®), geração de energia própria a partir de biomassa, reaproveitamento de recursos e um modelo logístico inovador, competitivo e com baixa emissão de carbono.

Com investimento de R$ 6,2 bilhões, foi construída em tempo recorde e começou a operar no final de 2012. Seu complexo industrial e base florestal estão localizados Três Lagoas no Mato Grosso do Sul. Também possui um viveiro Andradina (SP), com capacidade de produção de 35 milhões de mudas ao ano. Distribui sua celulose para o Brasil e para o mundo.

2.2 Produtos e Serviços

A Eldorado Brasil é uma empresa inovadora, com foco na modernidade e eficiência, e se tornou referência no mercado global de celulose, principalmente por ganhar a confiabilidade de seus clientes conquistou espaço no mercado nacional e Internacional como EUA, AUSTRIA e CHINA.

Por se tratar de uma empresa com grande conhecimento do mercado que atua, conta com uma grande concorrente no mercado de celulose também instalada em Três Lagoas. A Fibria é produtora de celulose de eucalipto, possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, talvez seja o maior desafio no momento para a Eldorado Brasil.[pic 1]

Entretanto a Eldorado conta com os equipamentos que foram fornecidos por reconhecidas empresas mundiais uma delas a Andritz que trousse inovação tecnológica fazendo a Eldorado Brasil se tornar atualmente a maior fabrica de celulose de linha única do mundo.


2.3 Organograma

[pic 2]


3. PRODUÇÃO

3.1 Departamento de Produção.

O departamento de produção tem responsabilidade de manufatura de bens e serviços na organização, pode ser dividido nos seguintes pontos:

  • Sistema e produção
  • Arranjo físico dos equipamentos
  • Planejamento e controle da produção
  • Controle de estoque

Neste caso na Eldorado Brasil, cada sistema tem seus respectivos coordenadores que controlam a cada etapa que esta sobre sua responsabilidade, porém precisam trabalhar interligados para o bom funcionamento do processo. Que se inicia no plantio e vai até a expedição do produto. Conheça alguns setores de produção

3.1.1 Tancagem e setor úmido.

O sistema operacional a partir da tancagem onde é armazenada a celulose fibrosa. Logo após e feito a depuração que é a retirada dos contaminantes que vem na madeira como: areia, palitos e plástico.[pic 3]

Depois é encaminhada por tubulação para a parte úmida, onde começa a formação da folha para prensagem e vaporação da água.  

3.1.2 Secador

O sistema de secagem é feito por um secador Fläkt que utiliza ar aquecido para secar e suportar a folha de celulose que é alimentada no deck superior. A folha de celulose percorre em um colchão de ar e realiza passagens horizontais para frente e para trás ao longo do comprimento total do secador antes de deixar a saída. [pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (569.2 Kb)   docx (394.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com