TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções Básicas de Administração e sua História

Por:   •  7/9/2019  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

A complexidade por trás da Administração e dos processos gerenciais

É indubitável a importância da Administração, por si só e em suas respectivas ramificações, para com as organizações (num plano mais específico) e no mundo (de modo mais amplo).

Desse modo, a partir da leitura dos artigos indicados, pode se inferir que as ciências administrativas, estende-se muito mais do que seu próprio sentido denotativo, portanto tem implicações e causas em termos filosóficos, históricos e sociais, que geraram diversas mudanças ao longo dos anos.

Partindo do ponto teórico-filosófico , há um ponto de inflexão , onde a Administração começa ter participação , mesmo que ainda de maneira mais sutil, esse marco se relaciona com a primeira revolução industrial , que se iniciou na segunda metade do século XVIII , principalmente na Inglaterra – lugar onde proporcionou tal revolução devido ao desenvolvimento tecnológico. Sendo assim, a Administração é notada claramente, quanto a quesito da relação entre proprietário e funcionário, dai parte a questão filosófica, primeiramente com Saint-Simon, posteriormente com Fourier e Marx, embasando suas teorias nessa relação entre o empregador e subordinado, onde uma das partes, utiliza-se da outra classe para seu enriquecimento – acumulo de capital. Logo após, com o passar do tempo e surgindo a segunda revolução industrial, métodos mais esclarecidos e mais específicos são inseridos na sociedade, a partir dos conceitos e princípios do taylorismo e fordismo, e por seguinte por Fayol, visando a intensificação da produção e a eficiência de cada funcionário, por meio da racionalização do trabalho determinado em moldes científicos.

Além disso, Elton Mayo transcendeu os limites sistema organizacional formulando teorias quanto aos relacionamentos entre os próprios colaboradores, buscando entender e otimizando as relações humanas, para que posteriormente aumente a produção coletiva.

Por seguinte, é incontestável as consequências por meio do ramo da Administração em exercício. No primeiro momento, é possível destacar as três eras da Administração – bem definidas enquanto tais – no século XX, entre elas estão respectivamente a Era Clássica, embasada no inicio da industrialização, a Era Neoclássica no pleno processo de desenvolvimento industrial, e por fim a Era da Informação com destaque para o avanço das comunicações e pela globalização.

Em termos de âmbito nacional, o ensino da Administração se deu tardiamente comparado paralelamente a outras nações, que em muito dos casos é evidente a superioridade econômica, o que se evidencia a importância da Administração em diversas esferas da sociedade. Atualmente as diretrizes dos cursos de graduação exigem certo caráter de interdisciplinaridade, isto é não foca apenas em matérias didáticas referentes ao papel de administrar, e sim perpassando por várias esferas além da Administração, buscando com isto capacitar de maneira mais completa os seus respectivos graduandos, estes que saíram com competências e habilidades muito além do apenas o processo de gestão.

Entretanto, a Administração volta para os fins sociais, uma vez que considera como uma ciência social – apesar disso, há certa ambiguidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com