TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ABUSO SEXUAL INFANTIL

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  10.128 Palavras (41 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL-UNINTER

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL-EAD

POLO-BRAGANÇA/PARÁ

TUTOR LOCAL: MARIA MARGARETE ALVES JUREMA

LINARA CIBELI TORRES DOS SANTOS MOREIRA / RU: 1361478

ABUSO SEXUAL INFANTIL

Bragança/PA

2019

[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………..03

CAPÍTULO I ………………………………………………………………………….….06

1- ANÁLISE SOBRE O ABUSO ………………………………………………………06

1.1 EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES….06

1.2-HISTÓRICO SOCIAL DAS CRIANÇAS………………………………………….19

1.3- TIPOS DE ABUSO E VIOLÊNCIA SEXUAL……………………………………15

1.3.1-ABUSO SEXUAL…………………………………………………………………15

1.3.2-ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR …………………………………………...15

1.3.3- INCESTO…………………………………………………………………………15

1.3.4-PEDOFILIA………………………………………………………………………..16

1.3.5-PROSTITUIÇÃO INFANTIL …………………………………………………….16

1.3.6-PORNOGRAFIA INFANTIL……………………………………………………..16

1.3.7-TRÁFICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES………………………………16

1.3.8-TURISMO SEXUAL………………………………………………………………17

1.3.9-ENFRENTAMENTO TARDIO……………………………………………………17

CAPÍTULO II……………………………………………………………………………..18

2- O ABUSO SEXUAL E A VITIMA……………………………………………………18

2.1-  O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO A VÍTIMAS DE ABUSO…….19

2.2- O ABUSADOR SEXUAL………………………………………………………..…24

CAPÍTULO III……………………………………………………………………………..26

3-O E.C.A. NO COMBATE AOS MAUS-TRATOS A CRIANÇAS…………………..26

3.1-ESTUDO DE CASO…………………………………………………………………29

3.2- RESULTADOS E DISCUSSÕES………………………………………………….30

4-CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………………………………………………..31

5-REFERÊNCIAS………………………………………………………………………...32

INTRODUÇÃO

A presente monografia intitulada “Abuso Sexual Infantil”, tem como objeto de pesquisa a violência contra a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade, é importante abordar também nesse estudo, as causas e consequências desse ato que vem ferir a dignidade da criança e da sociedade.

Ressalta-se que ao mesmo tempo, deve ser analisado a construção dos direitos da criança e do adolescente no que diz respeito a essa temática, destacando as bases legais que dão suporte a esses indivíduos. Diante desse problema, onde acontece por meio de uma ação violenta, muitas vezes as crianças são vitimadas de várias formas, ou seja, violência física, psicológica, negligência e principalmente o abuso e a exploração sexual.

Sendo assim, pretende-se com esse trabalho, mostrar a questão desse tipo de violência sexual como um problema social agravante e de trágicas consequências para as vítimas. A partir dessa problemática, analisa-se a importância de esclarecer, informar e conhecer os órgãos de proteção às vítimas do abuso e o papel do assistente social diante dessa realidade.

A partir da contextualização desse trabalho, será possível analisar ainda as possíveis causas do abuso sexual infantil e diagnosticá-las, procurando compreender suas causas e consequências. E para ajudar o problema surgiram as seguintes questões norteadoras: Quais os encaminhamentos dados pelo profissional da assistência social em casos de abuso sexual? Quais as dificuldades enfrentadas no trabalho do assistente social em relação ao abuso sexual infantil? Após um ato de abuso, quais os fatores que devem ser trabalhados sobre o comportamento da vítima e sua família? Como analisar o perfil do abusador diante de um caso de abuso?

O objetivo geral é analisar as causas e contribuir com ações sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. Mediante esse objetivo, apresenta-se os específicos que são: Analisar os conceitos de abuso sexual;Identificar o perfil e o comportamento do abusador; Refletir sobre o comportamento da vítima de abuso; Verificar as consequências do abuso.

Justifica-se através desse trabalho, um estudo sobre a temática do abuso sexual contra criança e adolescente, onde gera um impacto negativo na vida da vítima, deixando marcas em seu desenvolvimento com danos que podem persistir por toda a vida. Sabemos que a infância é um período que o ser humano está se desenvolvendo, existem também grandes mudanças no comportamento e na aquisição das bases de sua personalidade, por isso é importante tomar certos cuidados no que refere-se a qualquer descobrimento de algum tipo de abuso, mais probabilidade de aplicar um tratamento adequado e resolver ou amenizar os danos causados da melhor forma possível.

O interesse pelo tema surgiu através da problemática presenciada dos casos de abuso que acontecem constantemente não somente em nossa cidade, mais em todo Brasil. Se faz necessário, trabalhar com diferentes políticas públicas que venham atuar no atendimento de crianças compreendendo e valorizando as diversas formas de registro de situações de violência, pois, através da notificação é possível não apenas conhecer, mas, passar a dar maior visibilidade a essas situações de violência contra crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68 Kb)   pdf (289 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com