TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APLICATIVO PARA APRECIADORES DE CERVEJA ARTESANAL

Por:   •  18/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING NA ERA DIGITAL

(APLICATIVO PARA APRECIADORES DE CERVEJA ARTESANAL – “TAPBEER”)

[pic 4]

Elaborado por: João Batista

Disciplina: Marketing Empresarial

Turma: 25

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Nos últimos anos tivemos um crescimento considerável no mercado de cerveja artesanal. Para quem não conhece esse mercado, ele é o oposto do mercado das grandes cervejarias mainstreams, que dominam o mercado com uma quantidade absurda de hectolitros, mas sobre a ótica dos apreciadores da boa cerveja, com baixa qualidade.

A cerveja artesanal está para a cerveja de massa, da mesma forma que o vinho fino de mesa está para os vinhos de garrafão. É uma questão de paladar, e como costuma se dizer no meio dos apreciadores de cerveja artesanal, “bebe-se menos, e bebe-se melhor” ou “menos quantidade e mais qualidade”.

Entretanto, nem sempre é fácil descobrir onde as cervejas artesanais estão sendo vendidas. Em cada cidade, cada vez mais cresce o número de Pub’s especializados em difundir ao público, cada vez maior, sua cultura cervejeira.

Com base nessa visão de que para se beber, é preciso saber onde encontrar, pensamos em desenvolver um aplicativo que mostre em cada cidade, onde e quais estilos de cervejas artesanais estão sendo comercializadas.

Nesse aplicativo ganham os dois lados, o usuário, que fica sabendo em cada cidade, o que está sendo oferecido em cada tap de cada Pub, e o estabelecimento, que pode difundir seus produtos diretamente para cada apreciador. Essa seria i ideia principal deste plano de marketing.

ANÁLISE DE AMBIENTES

O cliente que gosta de cerveja artesanal, torna-se exigente ao adentrar nesse mundo, pois acaba descobrindo novos aromas, sabores, texturas e paladares deste líquido milenar. Baseado nessa exigência, o app, deixaria esses clientes sempre a par das cervejas que estão disponíveis nas torneiras dos pubs em tempo real, inclusive com valores. O estabelecimento por sua vez, ganha mais clientes à medida que estes sabem dos estoques em tempo real.

Para LAS CASAS (2002), o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa.

Assim que o Beta for aprovado, e todos os eventuais Bugs corrigidos, passaremos então a disponibilizar nas lojas de aplicativos, primeiramente com versão em Português, e após, uma versão em Espanhol e Inglês.

• Fatores Econômicos: A economia Brasileira ainda vai levar alguns anos para se recuperar da crise econômica que ainda não passou totalmente, entretanto, quem conseguir se destacar nos primeiros momentos pós crise, com certeza, vai se sobressair quando o mercado voltar a normalidade. Dessa forma achamos que estamos no momento econômico certo para o start da aplicação.

• Fatores Socioculturais: o ramo da cerveja artesanal teve seu boom, no Brasil, nos anos 2000. A cidade de Caxias do Sul será usada para o lançamento do Beta do plano de mkt. Segundo o site TripAdvisor, Caxias tem entorno de trinta estabelecimentos cervejeiros. Não considerando as cervejarias propriamente ditas, pois estas não vendem seus produtos on tap diretamente ao cliente.

• Fatores Políticos/legais: a aplicação estará dentro das normas Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, entre outros.

• Fatores Tecnológicos: nosso fator primordial. Além da própria plataforma ser sua própria propaganda, também usaremos mídias sociais para divulgação.

• Concorrência: Analisar o concorrente é uma das formas de aprender, ver como se comporta, analisar preços, promoções etc.

• Fatores Internos: A contratação dos recursos de desenvolvimento, pode ser um fator negativo, uma vez, que a hora/desenvolvedor tem um custo considerável. Por outro lado, o fato de terceirizar o desenvolvimento, evitaria um custo trabalhista, pois haveria a necessidade de contratar esses profissionais antes mesmo do negócio dar resultado, porém essa ideia de contratar está descartada.

ANÁLISE SWOT

Para WESTWOOD (1996) se a técnica for executada adequadamente, a análise dos dados internos e externos permite uma maior atenção nas áreas chave do negócio, nas quais a organização tem mais conhecimento, podendo fazer suposições sobre áreas que seu conhecimento é falho.

Contribui para estratégia da empresa

Dificulta a estratégia da empresa

Fatores internos

S: Pontos fortes do negócio?

- Baixo Custo para os Clientes

- Atualização on line/on time do produto

- Centralização dos cardápios cervejeiros

W: Pontos fracos do negócio?

- Entrar no mercado

- Captar investimento do desenvolvimento

Fatores externos

O: Oportunidades para o negócio?

- Aplicativo Global

- Tornar-se rede social cervejeira

T: Ameaças para o negócio?

- Cliente não atualizar seus produtos no app

- Não ser aceito pelo público cervejeiro

DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO MERCADO

A imagem a ser passada ao cliente será de total confiabilidade. Onde o sistema sempre atenderá as expectativas, sendo 100% fiel aos produtos ofertados nos Pub’s.

A empresa de desenvolvimento do aplicativo, será contratada para o desenvolvimento do mesmo, baseado em contrato de confidencialidade, para proteger a ideia.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A ideia é de que a empresa se chame “TapBeer”. A palavra TAP em inglês significa torneira e a palavra BEER, Cerveja. Dessa forma em tradução livre, será Cerveja na Torneira.

SEGMENTAÇÃO E PERFIL DOS CONSUMIDORES

Hoje o mercado de aplicações e soluções para smartphones é vasto. Porém no ramo de cervejas, especificadamente as artesanais, ainda é pouco explorado. Existem aplicações que ajudam os cervejeiros a desenvolverem as suas receitas. Outros exploram áreas de vendas online. Mas que faça o link do produto, leia-se cerveja, que está sendo disponibilizado em tempo real, não há.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (297 Kb)   docx (911.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com