TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATENDIMENTO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, UNIDADE DE MINEIROS-GOIÁS

Por:   •  20/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade UnYLeYa

MBA EM GESTÃO COMERCIAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Patrícia Barbosa Resende

O ATENDIMENTO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, UNIDADE DE MINEIROS-GOIÁS

Mineiros/Go

2018

Faculdade UnYLeYa

MBA EM GESTÃO COMERCIAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Patrícia Barbosa Resende

O ATENDIMENTO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, UNIDADE DE MINEIROS-GOIÁS

Projeto de pesquisa apresentado à

Faculdade UnYLeYa como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Patrícia Barbosa Resende

Mineiros/Go

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                                  2

REVISÃO DE LITERATURA                                                                         4

METODOLOGIA                                                                                         8

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS                                                                 9


INTRODUÇÃO

A sobrevivência no mundo capitalista é cada vez mais competitiva. A evolução pós Revolução Industrial permitiu com que os países especializassem o capitalismo. Empresas, principalmente, passaram a investir não, apenas, em mão-de-obra, mas em modernização de suas produções.

A globalização do mercado internacional, acentuou a necessidade de implantação de novas tecnologias. O trabalho manual exercido por séculos, deu lugar a execução de atividades realizadas por maquinários, e, atualmente, pela robótica, fazendo com que os postos de trabalho fossem especializados.

A tecnologia alavancou uma ampla competição no mercado mundial. Países detentores de conhecimento tecnológico estão à frente, economicamente, de países desenvolvidos com escassez tecnológica.

Nesse sentido, encontra-se a internet. Desde sua invenção, a velocidade das informações, a amplitude das descobertas tecnológicas, saltou a números consideráveis. As empresas privadas qualificaram suas atividades de forma a exigirem maior e melhor prestação de seus serviços. Produtos de qualidade, atendimento eficiente, dinamização de logística são apenas alguns destaques na exigência de a empresa vender seus serviços ao consumidor. Fundamenta no setor privado, o setor público adotou teorias e conhecimentos do capitalismo para que suas atividades, também, fossem eficientes.

O Século XXI exige que os serviços ofertados ao cidadão sejam eficientes ao ponto de fazer com que os usuários estejam satisfeitos. O consumidor/cliente não é coadjuvante nesse processo, mas, sim, peça fundamental. O cliente detém o poder de escolha. É ele que opta por qual prestador de serviços atende às suas expectativas.

O grande diferencial neste processo é a necessidade de uma relação de proximidade entre a empresa e o seu público-alvo, daí ser fundamental que a empresa possua um bom planejamento, que venha a nortear, de forma estruturada, as ações que irá desenvolver na busca dos seus objetivos e metas e, principalmente, em relação às melhores resultados, ampliando o seu espaço no mercado, através da sua excelência no atendimento.

O desafio da excelência no atendimento público exige que a capacitação dos servidores seja realizada frequentemente.  O usuário do serviço público espera que o atendimento a ele prestado ocorra dentro de suas expectativas, com respeito, dignidade e acima de tudo, com a certeza de que suas solicitações serão atendidas com eficiência, igualdade e transparência.

Para que haja um bom atendimento, o atendente tem que saber lidar com os diferentes usuários e estar atento às instruções de trabalho, de forma a oferecer soluções adequadas que os satisfaçam. Diariamente surgem novos usuários em busca de um atendimento eficaz, rápido e satisfatório.

Partindo desse pressuposto, e atuando em uma empresa pública que trabalha com serviços, tem-se o seguinte problema de pesquisa: Quais são os principais fatores que viabilizam a excelência de um atendimento eficiente e de qualidade no serviço público? Para alcançar este objetivo será feita uma revisão bibliográfica e também uma pesquisa numa agência da Caixa Econômica Federal, unidade de Mineiros/Goiás, com o objetivo de conhecer a realidade do atendimento prestado e, partindo desses resultados, apontar as causas e possíveis soluções que viabilizariam a excelência de um atendimento eficiente e de qualidade, buscando aprofundar nas reflexões acerca dessa excelência. 

Assim, o presente trabalho apresenta, na sua revisão de literatura, os conceitos acerca da excelência no atendimento no setor público, relatando a qualidade deste atendimento e o perfil que o atendente deve possuir. Enfatiza também a importância do ambiente de trabalho e a ética com que a empresa deve atuar.

Em seguida, é caracterizada a unidade pesquisada, apresentando-se os seus resultados e as sugestões de melhoria do pesquisador, o que poderá contribuir para o crescimento da empresa.

O estudo comprova a importância da satisfação do cliente para o sucesso de uma organização no mercado.


REVISÃO DE LITERATURA

Segundo Conceição & Marcelino, (2008) durante o atendimento existem três etapas: o início do atendimento, durante o atendimento e o fim do atendimento.

Amaral et al. (2010) aduz que os conceitos de ética e de moral estão muito próximos. As normas e regras a serem seguidas numa sociedade devem ser estipuladas em função da própria natureza social do ser humano, que não consegue viver isolado.

A ética no relacionamento é algo pessoal, no qual a aproximação com o cliente tem o objetivo de tentar entendê-lo e encantá-lo com um atendimento preciso, de qualidade, agradável, respeitável, ético. (AMARAL et al., 2010, p. 7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com