TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Agronegócio e sua importância para o Estado de Mato Grosso

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 8


CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
[pic 2][pic 1]

GRUPO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DIEGO COENGA

EVERALDO RODRIGUES

HEGLE GARCIA

KAYAN SERANTE

AGRONEGÓCIO (EAD)

A IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO DE MATO GROSSO PARA O BRASIL

Várzea Grande

Abril – 2016

Sumário[pic 3]

1. INTRODUÇÃO        

2. AGRONEGÓCIO        

2.1. AGRONEGÓCIO        

2.2. AGRONEGOCIO NO BRASIL        

3. A IMPORTANCIA DO AGRONEGOCIO DE MATO GROSSO PARA O BRASIL        

4. CONCLUSÃO        

1. INTRODUÇÃO

 O agronegócio - o conjunto das atividades econômicas ligadas à agropecuária, passando pela produção, industrialização e comercialização dos produtos - é o setor econômico mais importante do Brasil. O setor responde por mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que significa a soma de todas as riquezas produzidas no país, 42% das exportações totais e 37% dos empregos brasileiros (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 2006). No entanto, o novo conceito de agronegócio acrescenta o aspecto da pecuária.

Moderno,  eficiente e competitivo,  o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera,  segura e rentável. Com um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e grande disponibilidade de água, quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras férteis e altamente cultiváveis, dos quais 90 milhões ainda não foram exploradas, o Brasil se destaca como um dos maiores exportadores de produtos agrícolas e pecuários do mundo. O país é líder, por exemplo, na produção de soja, algodão, café, laranja, cana-de-açúcar e carne bovina. O agronegócio responde por grande parcela das exportações brasileiras e, apesar de o setor ainda enfrentar desafios em infraestrutura, como problemas de logística e armazenamento, as perspectivas são otimistas.

Mesmo o Brasil enfrentando uma crise econômica, instaurada no ano de 2015, o agronegócio só vem crescendo e os números indicam que em 2020 o Brasil será o maior produtor de grãos do mundo. Mas, para que essa expansão realmente ocorra, são necessários, além de investimentos financeiros em infraestrutura, profissionais que atuem em produção, gestão, distribuição e processamento dos produtos do campo.

Assim, a comparação do crescimento entre setores mostra que o setor  agropecuário tem sido superior aos setores de indústria e serviço no país.

2. AGRONEGÓCIO

2.1. AGRONEGÓCIO 

O agronegócio é um setor de muita importância para o pais, isto é, por meio a ele o país gera empregos e receita, bem como ajuda no crescimento e competitividade no mercado interno e externo através das exportações e trazem os produtos que as pessoas necessitam para a sobrevivência como por exemplo os alimentos.Portanto, para melhor explicar, Mendes (2007), descreve,

[...] o conceito de agronegócio engloba os fornecedores de bens e serviços para a agricultura, os produtores rurais, os processadores e distribuidores e todos os envolvidos na geração e no fluxo dos produtos de origem agrícola até chegarem ao consumidor final. Participam também desse complexo os agentes que afetam e coordenam o fluxo de produtos, como o governo, os mercados, as entidades comerciais, financeiras e de serviços. (p.48)

Já Araújo (2010), traz complemento sobre o assunto explicando que,

 A compreensão do agronegócio, em todos os seus componentes e inter-relações, é uma ferramenta indispensável a todos os tomadores de decisão, sejam autoridades públicas ou agentes econômicos privados, para que formulem políticas e estratégias com maior previsão e máxima eficiência.(p.9)

Concordando com os demais autores, mas sendo sucinto no complemento, Callado (2011),

Uma análise mais aprofundada sobre os principais aspectos relacionados ao atual contexto do agronegócio trará novas perspectivas para sistematização dos diversos componentes de risco presentes, bem como o entendimento de seus desdobramentos para assegurar o desenvolvimento econômico e tecnológico do setor. (p.25)

Para fins, de acordo com o que os autores descreveram acima, o agronegócio compreende-se como a forma de gerar alimentos e são determinantes os processos nos quais unem todas as partes envolvidas para que a produção chegue ao consumidor final de forma eficiente e trazendo benefícios para o país através das receitas e abastecimento dos alimentos para a população, bem como fomenta e é relevante para as exportações.

2.2. AGRONEGOCIO NO BRASIL

Representando mais de um terço do PIB Brasileiro, o agronegócio é considerado o setor mais importante da economia. Líder em diversos segmentos, como a soja, o algodão, cana-de-açúcar, o Brasil vem crescendo exponencialmente e em poucos anos se tornará o maior produtor agropecuário do mundo.

De acordo com Mendes (2007),  

[...] no Brasil, o agronegócio compreende o segmento de alimentos, fibras e energia renovável. No caso do nosso país, é responsável por:

  1. Mais de 30% do PIB nacional (cerca de 2 trilhões, ou seja, R$ 600 bilhões).
  2. Mais de 40% da receita gerada com a exportação do Brasil, ou seja, mais de US$ 50 bilhões.
  3. Cerca de 37% da mão-de-obra ou do total de empregos no país (35 milhões de pessoas), sabendo-se que a PEA ( população economicamente ativa ) é de aproximadamente de 95 milhões de pessoas.
  4. Cerca de 45% dos gastos ou do consumo das famílias brasileiras.
  5. Utilização de mais de 50% da frota nacional de caminhões. (p.54)

Araújo (2010), ressalta a importância do agronegócio afirmando que,

O agronegócio brasileiro tem grande importância na balança comercial, participando com mais de 36% da pauta de exportação e sendo altamente superavitário, de modo a contribuir sensivelmente para evitar os déficits comerciais do Brasil. (p.18)

E o agronegócio no Brasil só tem crescido, conforme demonstra Savoia (2009, p.17), o Brasil tem muitas características favoráveis a todo tipo de cultivo que são elas, “[...] (i) clima privilegiado; (ii) solo fértil, (iii) disponibilidade de água, (iv) biodiversidade, e (v) mão de obra qualificada.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (229.2 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com