TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DE MATO GROSSO

Por:   •  5/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO GESTÃO AMBIENTAL

ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA FILHO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

[pic 3]

Cuiabá/MT

2014

ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA FILHO

RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DE MATO GROSSO

Trabalho apresentado a UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as atividades relativas ao curso Gestão Ambiental- 1º Semestre Flex DP, referente às disciplinas de Recursos Hídricos, Química Ambiental, Poluição e Resíduos Sólidos, Ética, Política e Sociedade, elaborado pelo aluno Alexandre Pereira da Silva Filho, orientado pelos profs. Kenia Zanetti Molinari, Rosimeire Lima, Rodrigo Trigueiro, Wilson Sanches e Thiago Augusto Domingos.

Cuiabá/MT

2014


SUMÁRIO

RESUMO.........................................................................................................................04

1INTRODUÇÃO..............................................................................................................05

2 RECURSOS HÍDRICOS...............................................................................................05

2.1 RECURSOS HÍDRICOS DE MATO GROSSO.....................................................06

2.2 RIOS DE MATO GROSSO...................................................................................07

2.3 QUALIDADE DAS ÁGUAS...................................................................................08

2.4 PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS................................................09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................10

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................11

5 ANEXOS......................................................................................................................13 

Filho, Alexandre Pereira da Silva. A Bioremediação. 2013. Trabalho Acadêmico (Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) – Universidade Norte do Paraná – UNOPAR – 2014.

RESUMO

Desde que temos conhecimento , a vida no nosso planeta gira em torno de uma riqueza natural: a água. Todo ser vivo deste planeta depende da sua existência para sobreviver. Mas o homem, único habitante pensante do planeta, percebe hoje que suas ações estão destruindo esta riqueza natural e colocando em risco a vida no planeta. Este estudo tem como objetivo, estudar os rios e pontuar sua importância para o meio ambiente e para o futuro dos seres vivos que habitam a terra. A água é  fonte de vida, desenvolvimento econômico e bem estar; Por isso o homem está cada vez mais preocupado com a escassez deste bem natural, pois tem a consciência de que sem ela é impossivel a vida na terra. Porém o mal uso da água doce e a crescente demanda devido ao crescimento da população faz com que a sociedade se mobilize na busca por um meio de administrar esses recursos. Segundo a Lei Estadual 6.945/97, uma das funções da água é o abastecimento humano, além da manutenção dos estoques da fauna e da flora.Este estudo busca conhecer as perspectivas para a gestão dos recursos hídricos no Estado de Mato Grosso.

Palavras-Chave: Água, Riqueza natural, Meio ambiente, Recursos hídricos.

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo conhecer os recursos hídricos do Brasil, e em particular no Estado de Mato Grosso, e a necessidade de conservação deste bem natural para o futuro da vida no planeta. Desde os primordios da humanidade que o homem e os animais procuram se estabelecer perto de rios e lagos de  água doce, devido a sua importância para a sobrevivência de ambos.

A água é um bem natural indispensável  a qualquer espécie de vida, e o fim deste recurso, que imaginávamos ser infinito, significa também o fim de toda e qualquer espécie de vida. E isso fez com que o homem percebesse que teria que fazer alguma coisa para que esse recurso natural não chegasse ao fim.

Em Mato Grosso, os impactos produzidos pela evolução do agronegócio, pelo crescimento da população e pela ampliação das atividades industriais, fez com que o governo e a sociedade promovessem ações conjuntas na busca pelo uso sustentável dos recursos hídricos e seu gerenciamento.

Buscando conhecer o que pode ser feito para mudar este cenário de escassez e poluição das águas é que vamos desenvolver este trabalho, procurando pontuar a importância deste recurso para o crescimento humano, industrial e ecológico do Estado.

2 RECURSOS HÍDRICOS

Os rios exercem papel importantíssimo na vida das comunidades, pois servem para abastecimento humano, irrigação da agricultura e para o crescimento industrial, além de gerar energia elétrica. Por esse motivo as comunidades sempre procuravam acampar e fazer suas moradias próximo a rios e lagos de água doce.

A água está distribuida de forma irregular no planeta e não acompanha o aumento da população mundial. O Brasil dispõe de recursos naturais em abundância que são pouco ou mal explorados. Preservar estes recurso é algo que devemos aprender, pois o desperdício exige aumento de produção que nem sempre é possível.

Num planeta em que três quartos da superfície estão cobertos por água, dizer que falta água parece absurdo. Mas é a pura verdade. De toda a água da terra, 97,5% estão no oceano. E 70 da água doce está congelada na Antártida e na Groenlândia. O que sobra para o consumo humano está ameaçado pelo uso excessivo, pelo desperdício e pela poluição(PIRES,FEIJÓ,LUIZ,2009,pg.10).

2.1 RECURSOS HÍDRICOS DE MATO GROSSO

Três unidades hidrográficas estão inseridas no território de Mato Grosso: a Região Hidrográfica do Paraguai, com área de 176.800 km2, que abrange 19,6% da superfície estadual; a Região Hidrográfica Amazônica, com 592.382 km2, que ocupa 65,7% do território; e a região Tocantins-Araguaia, com 132.238 km2, que corresponde a 14,7% da superfície do estado(SEMA,2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (259.4 Kb)   docx (140.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com