TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Organizacional

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO - CAPÍTULO 3: O AMBIENTE ORGANIZACIONAL

1) A realidade empresarial sugere uma síntese entre as duas visões. O gerente opera condicionado pelas restrições impostas pelos ambientes externo e interno opera condicionado pelas restrições impostas pelos ambientes externo e interno da organização, mas, mesmo assim, sua ação e decisões são fundamentais para lidar com todas as pressões internas e externas a que a organização é sujeita. Apesar de limitarem à ação gerencial do administrador as restrições ambientas não impedem de ter poder para influenciar o desempenho e os resultados de sua organização.

2) Ambiente organizacional é o conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho.

A teoria dos sistemas e, particularmente a abordagem contingencial tiveram o mérito de diluir as fronteiras da organização e chamar a atenção pela interdependência mútua organização-ambiente. Atualmente, os desafios da mudança ambiental impõem-se às empresas de forma constante, demandando respostas rápidas por parte das organizações e um permanente adaptação ao ambiente no qual estão inseridas.

3) Cultura organizacional é o sistema de valores e significados compartilhados pelos membros da organização, transmitidos por meio de histórias, símbolos, linguagem, entre outros, que diferenciam uma organização da outra.

Na realidade, a cultura organizacional manifesta-se no estilo de liderança democrática ou autoritário, na centralização ou na descentralização do processo de tomada de decisão, nas práticas motivacionais e em outras dimensões que influenciam diretamente o desempenho organizacional. Os trabalhadores apreendem tal cultura através de itens como:

Histórias: São narrativas baseadas em eventos reais, que recuperam momentos fundamentais da vida de uma organização, bem como sua inserção no contexto econômico e social. Elas geralmente se referem a eventos ocorridos com fundadores de empresas, quebras de paradigmas ou de regras, sucessos estrondosos, reduções de força de trabalho, recolocações de funcionários, reações a antigos erros e às estrategias organizacionais. Essas narrativas vinculam o presente ao passados e oferecem explicação e legitimidade para as práticas vigentes.

Rituais: Referem-se ás atividades repetidas que expressam e reforçam os valores chave da organização. O programa de treinamento e integração de novos funcionários, cerimônias, comemorativas, festas de final de ano, entre outros, desempenham esse papel. Esses rituais transmitem a reforçam os valore se comportamentos desejados.

Símbolos: Podem ser objetos, alções ou eventos que transitem significados aos membros da organização. A forma como as pessoas se vestem, o tipo de carro que os administradores usam, o layout dos escritórios são alguns dos símbolos organizacionais.

Slogans: São frases que expressam de forma sucinta valore organizacionais importantes. As empresas podem fazer uso de slogans para facilitar a incorporação de valores. A missão corporativa é um exemplo de declaração pública que retrata os valores defendidos pela organização.

4) A compreensão mais profunda da cultura organizacional requer um olhar atento às relações de poder que esta sustenta e uma postura mais prudente sobre os limites do gerenciamento da mudança cultural. A cultura organizacional muda, mas nem sempre como consequência da vontade dos administradores ou consultores organizacionais. É a relação complexa estabelecida entre processos dos ambientes internos e externos que cria espaço para um procedimento de mudança cultural da organizacional.

5) As condições e as tendências econômicas são as variáveis aparentemente mais uma organização. Fatores como salários, políticas fiscais e taxas de juros podem influenciar não apenas os custos de produção dos produtos e dos serviços de uma empresa, como também seu mercado.

Os fatores tecnológicos traduzem o nível de desenvolvimento tecnológico da sociedade ou de um setor. A inovação tecnológica dos produtos, processos e materiais, a legislação sobre proteção de patentes, os programas de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento e as normas internacionais de qualidade

são alguns exemplos de fatores tecnológicos que influenciam a atividade das organizações. O nível de desenvolvimento tecnológico de uma sociedade influencia os produtos e serviços oferecidos pelas empresas, assim como os recursos e os equipamentos utilizados por elas.

As empresas devem continuar monitorando as tendências demográficas para formular e implementar estrategias de recursos humanas, marketing, vendas e etc, adaptadas à as realidades do ambiente em que estão inseridas.

6) Clientes, fornecedores, concorrentes, instituições financeiras, meios de comunicação social, grupos de interesse especiais. Concordo em partes, o cliente é realmente uma parte importante, porém o foco principal de uma organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com