TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Organizacional Da Petrobras

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

1. De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras? Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Acredita que isso afetou o crescimento da empresa?

Internos: Estado brasileiro, acionistas, empregados.

Externos: consumidores, mídia, instituições financeiras.

Até 1995 não haviam concorrentes, logo, a Petrobrás detinha todo o monopólio de exploração e refino do petróleo. Isso afetou de forma direta o crescimento da organização, visto que, como não haviam outras empresas concorrentes a Petrobrás aumentou seus lucros e receita. Com isso a Petrobras investiu em pesquisas e desenvolvimentos de novas técnicas e aumentou seus investimentos na área da produção.

2. Qual o papel do Governo Federal na empresa? Como a influência governamental afeta a Política de preços da empresa? Na sua opinião, a indicação de Foster sinaliza a intenção do governo de se afastar da estratégia da companhia?

Ele controla o preço do petróleo, também é o principal acionista da companhia, e mantém participação indiretas controladas pelo Governo Federal.

O preço é afetado em razão dos altos imposto. O preço dos combustíveis afetam a inflação, já que tem seu preço definido através das cotações do petróleo no mercado internacional.

Os diretores da Petrobrás é feita diretamente pelo Presidente, a cada 4 anos toda a diretoria muda. A escolha de Forte foi feita para tentar diminuir a influência do governo na Petrobrás, já que essa grande influência pode afetar o desenvolvimento da empresa.

3. Por que a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras? Como a instabilidade política na Bolívia afetou os negócios da Petrobras nesse país?

A estabilidade é importante porque dessa forma, as empresas evitam os prejuízos.

Evo Morales, em sua campanha eleitoral, prometeu nacionalizar a produção do gás natural da Bolívia e elevar as tributações sobre a multinacionais. Porém a Petrobras já havia investido muito já havia investido cerca de 1 bilhão de reais na construção do gasoduto 105 milhões de dólares na compra das duas refinarias e tinha planos de investir ainda mais na Bolívia pelos anos seguintes. Os problemas gerados pela crise, entretanto, fizeram-na cancelar os investimentos e acelerar o incremento da produção de gás natural no Brasil.

4. Como o acidente na Baía de Guanabara afetou a Petrobras e o que ela vem fazendo para evitar casos como esse? Qual o papel socioambiental da organização? Qual é a sua importância?

Em janeiro de 2000, houve a ruptura de uma tubulação da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, e isso gerou um grave problema ambiental. As águas da Baía de Guanabara foram atingidas, prejudicando a fauna e a flora de manguezais. A Petrobras foi obrigada a indenizar a comunidade de pescadores e a limpar o óleo, além de ter sofrido outras penalizações, o que representou um prejuízo da ordem de 110 milhões de reais. Após esse acidente Petrobras investe maciçamente em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias eficientes e seguras para extrair, transportar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com