TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Organizacional da Petrobras

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

3° Caso – O ambiente organizacional da Petrobras

1. De acordo com o caso, quis são os stakeholders internos e externos da Petrobras?

R: Internos: o Estado brasileiro, acionistas, empregados e o ministro de minas e energia; externos: clientes, fornecedores, sindicato (Sindipetro), bolsa de valores Bovespa e Nyse, e BNDES Participações.

2. O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista da empresa afeta sua posição de stakeholder? Justifique.

R: Sim, o Estado possuindo a maior parte das ações, possui também poder de veto sobre cada decisão. Além disso, com a mudança presidencial, muda-se também o presidente da empresa por sugestão do mesmo.

3. Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.

R: A Petrobras não possuía concorrentes até 1995, havendo assim um monopólio das ações petrolíferas no país. Com isso, experimentaram um crescimento gradativo sobre as atividades e ganhos, obtendo aumento significativo nos lucros e permitindo o aumento de investimento em nova técnicas.

4. Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa?

R: O governo atua como o principal acionista da empresa, e além disso a área onde se encontra a empresa é vista como estratégica, para o desenvolvimento do país, na qual influencia na macroeconomia. Sendo assim o governo tem total influência nos valores a ser cobrados, assim tudo é formulado entre empresa e o governo.

5. Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros da empresa cresceu muito? O que esse fato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa?

R: O fato de as ações da Petrobras começarem a ser negociadas junto com as ações da Nyse, a partir de 2001, demonstrou confiança no mercado internacional com a empresa. Contudo, a opinião pública pode ser afetada, sobre a empresa, já que transmite a impressão de que nem a empresa nem os recursos gerados farão parte do Brasil.

6. Por que a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras?

R: A influência da Petrobras não se resume apenas ao Brasil, e acaba influenciando na geopolítica dos países a qual possui negócios, é uma empresa estatal. Com as eleições políticas na Bolívia, em 2005, Evo Morales prometeu nacionalizar a produção, a qual dificultou os negócios com a Petrobras.

7. Como a instabilidade política na Bolívia afetou os negócios da Petrobras naquele país?

R: Com a entrada de Evo Morales ao poder, em um de seus atos ele começou uma política de nacionalização e aumento de impostos sobre as multinacionais. Em meio a tudo isso, inúmeras tentativas de negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com