TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente de Negócios

Por:   •  11/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

1. Como examinar um ambiente de negócios amplo e definir o contexto no qual planejar?

A análise de ambiente pode ser definida como um esforço organizado e dirigido ao conhecimento que se tem do funcionamento de um ambiente de negócios, de maneira que se busque melhorar o desempenho de todos os fatores inerentes a ele. No entanto, o macroambiente é o ambiente que não está no controle da empresa, ou seja, que é externo a sua companhia. Isso significa que ele é composto por variáveis nas quais a empresa não pode atuar diretamente.

Assim sendo, para se ter uma ampla visão do mercado e seus principais participantes (externos), se faz necessário encontrar a reposta para a seguinte pergunta: “Onde você está agora em relação a onde deveria estar?”. Nesse sentido, avaliamos a perspectiva do contexto inserido e às capacidades e desafios envolvidos no processo, utilizando a estrutura das Cinco Forças de Porter, para auxiliar no desenvolvimento dessas respostas (ressaltando que este modelo não servirá para formular uma estratégia, mas ela ajudará a analisar os requisitos do ambiente competitivo).

2. Em que consiste o modelo das Cinco Forças de Porter?

Resumidamente, as Cinco Forças de Porter são parte de um modelo de análise competitiva desenvolvido por Michael Porter, professor da Harvard Business School, no final da década de 1970.

Esse modelo nos ajuda a ter um retrato instantâneo em termos de mercado de como estamos posicionados em relação às seguintes cinco forças ou participantes do mercado, que são:

1. Competidores (empresas concorrentes);

2. Compradores (poder de barganha dos clientes);

3. Fornecedores (poder de barganha dos fornecedores);

4. Substitutos (ofertas de competidores indiretos – ofertas de produtos/serviços substitutos que podem substituir o que produzimos);

5. Novos operadores (empresas emergentes, com propostas diferenciadas e/ou inovadoras).

Contudo, esse modelo possui limitações, e a principal delas é que ele apenas nos mostra como um mercado ou espaço competitivo se parece imediatamente, não permitindo a visão dinâmica de “mapa em movimento” das interações competitivas, das respostas, das fusões, e assim por diante, no decorrer do tempo, como proposto na leitura recomendada.

QUESTÕES LEITURA 8

1. Como avaliar, internamente, uma organização em termos da análise SWOT?

Para avaliar as capacidades internas, podemos avaliar as seguintes bases de competição:

• Forças: vantagens sobre os competidores, possíveis novos operadores, e substitutos no contexto dos clientes e fornecedores;

• Fraquezas: desvantagens relativas ou desafios em relação aos outros participantes do mercado;

• Oportunidades: áreas que podem ser exploradas nas quais pode-se conseguir vantagem competitiva, pela utilização das suas forças contra as fraquezas dos competidores.

• Ameaças: ações ou atividades que outros participantes do mercado podem realizar para tirar vantagem das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com