TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente de Trabalho

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente de trabalho

                                                     UNIDADE 01

                                                          Aula 3

Esta aula aborda o tema do Ambiente de trabalho. Embora seja um termo conhecido, estudar ambiente exige um pouco mais de detalhamento do que se pode imaginar, a princípio.

Começando pela terminologia, AMBIENTE, segundo o dicionário Michaelis, é:

Ambiente: “1 Que envolve os corpos por todos os lados. 2 Aplica-se ao ar que nos rodeia, ou ao meio em que vive cada um. O ar que respiramos ou que nos cerca. O meio em que vivemos ou em que estamos.”

Essas são algumas das definições para o termo e percebemos que envolve diferentes meios. Dentro do tema da nossa disciplina não é diferente. Segundo Chiavenato (2010, p. 172), ambiente é "o contexto que envolve externamente a organização (ou o sistema). É a situação dentro da qual uma organização está inserida".

A organização mantém uma interação direta com seu ambiente e tudo que acontece fora pode interferir o que acontece dentro. Entretanto o tema do ambiente de trabalho é pouco explorado pelas organizações.

Quanto às tipologias, o ambiente de trabalho se subdivide em:

Quanto à estrutura - ambiente homogêneo e heterogêneo

Quanto à dinâmica - estável e instável

DINÂMICA

João é diretor financeiro da empresa MX Contabilidade e Diana é médica cirurgiã no Hospital São Judas Tadeu. Que tipo de habilidades e aptidões eles desenvolvem que os possibilitam ser bem sucedidos nas suas profissões?

R: João desenvolve habilidades intelectuais como pensar, raciocinar, resolver problemas e tem aptidão para números, raciocínio e memória. Diana desenvolve habilidades intelectuais como pensar, raciocinar, resolver problemas e habilidades físicas como força, coordenação motora, equilíbrio e resistência.

Gestão de pessoas: competências e talentos

UNIDADE 02

Aula 1

Qual a relação entre gestão de pessoas por competência e gestão de talentos?

Essa é uma questão que, acredito, não seja tão fácil de responder no momento, pois alguns termos podem não estar muito claros, como, por exemplo: gestão de pessoas, competência e talentos. O que você entende de cada um dos três termos? Venha comigo e explicarei.

[pic 1]

Gestão de pessoas

É a administração voltada para os recursos humanos que envolve recrutamento, seleção, treinamento e capacitação, avaliação de desempenho, motivação, entre outros (CHIAVENATO, 1999).

[pic 2]

Competência

É a “qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa” (GRAMIGNA, 2007).

[pic 3]

Talento

É ter alto potencial para desenvolver determinada tarefa com excelente desempenho, através de habilidade natural ou adquirida.

PS:  A gestão por competência é inovadora porque envolve a todos, gestores e colaboradores, valorizando as suas capacidades e compartilhando as decisões.

Além destas, Dulewicz (1989) ainda traça outras competências importantes para os profissionais, que se dividem em:

Competências Intelectuais

Interpessoais

Adaptabilidade

Orientação para resultados

[pic 4]

Vamos explicar cada uma delas.

Entre as competências intelectuais estão a visão estratégica, a capacidade de análise e avaliação, o planejamento e a organização. As competências interpessoais envolvem a coordenação de equipes, poder de persuasão, espírito de decisão, sensibilidade interpessoal e uma boa comunicação oral. A flexibilidade e a facilidade para mudar de contextos estão entre as competências de adaptabilidade. Já na orientação para resultados, encontram-se a energia e a iniciativa, desejo de triunfo e o sentido de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com