TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aprender a aprender

Por:   •  4/3/2017  •  Seminário  •  3.157 Palavras (13 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 13

TRABALHO DE COMUNICAÇÃO

Tema: Aprender a aprender

Professor: Raimundo Nonato

Administração – 2ª Fase Diurno

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Introdução

Hoje em dia vivemos na Era da Informação, o que significa uma dinâmica maior em quase tudo que conhecemos, já que a carga de informações geradas e transmitidas é enorme. Esse fato remete a necessidade da aprendizagem rápida, eficiente e contínua, tanto individualmente como na esfera organizacional, a qual será o nosso foco nesse estudo.

As empresas vivem num cenário de grande instabilidade, onde um planejamento estratégico já não é mais tão eficaz. Imprevistos são mais constantes. Conseguir lidar com estas mudanças globais exige que as empresas se tornem learning organization (organização voltada para o aprendizado).

Porém, tornar-se uma organização deste tipo não é tarefa simples já que envolve práticas que mensuram conhecimento de toda a organização, desde simples procedimentos (como fazer um ata) até reter informações de um diretor executivo que está se desligando da empresa.

Para contextualizarmos esta organização, citamos uma frase popular conhecida que diz “você deve aprender com seus próprios erros” mas não é satisfatoriamente aplicável a uma organização que se preocupa com a sua Gestão de Conhecimento. Para alcançar este nível de excelência ela deve tanto aprender com seus erros quanto aprender com o erro dos outros, isto é, ter a cultura de benchmarking e buscar melhoria continua analisando ponto positivos e negativos de empresas que estão inseridas no mercado.

A seguir iremos esclarecer pontos em que as empresas podem se capacitar, suas possíveis deficiências no aprendizado, e a utilização da tecnologia para atingir o esperado nível de Conhecimento Organizacional.

Desenvolvimento

Uma vez que uma empresa também aprende como um todo, ela também erra como um todo, e portanto aprende com isso, porém a atual realidade não permite o erro constante, forçando as organizações a aprenderem constantemente, até com os erros do passado, para não errarem futuramente.

        Assim, com o objetivo de se manterem competitivas, o caminho mais seguro e estruturado é o da aprendizagem, contendo basicamente seis focos: aprender sobre o trabalho e de como fazê-lo melhor; aprender sobre o alinhamento organizacional com a estratégia, sobre o futuro, utilizando o planejamento; aprender sobre o ambiente operacional; aprender a desafiar paradigmas, superando o “vício” na observação; e aprender a desenvolver a memória organizacional, a qual permite resgatar qualquer tipo de informação, geral ou específica.

  • Aprender sobre o trabalho:

É o básico para todas as outras etapas, pois aprender sobre o seu trabalho e a maneira de fazê-lo excelentemente é o que lhe mantém no mercado e, portanto lhe proporciona participar de todas as outras aprendizagens.

Essa fase se baseia em duas coisas: compreender os aspectos técnicos e as interações dinâmicas das pessoas que trabalham com você. Isso se consegue levando em conta o que essa evolução significa para cada um, como se aplica isso sobre ele e ainda estimulando uma “visão de cima”, onde cada um é o centro de uma teia organizacional, contendo pessoas de fora e de dentro da instituição, as quais serão analisadas em quais são as interfaces mais importantes em cada, pontos fortes e fracos e ainda o que poderia ser melhorado.

  • Aprender sobre alinhamento organizacional:

Sempre existe uma estratégia inicial, porém com o passar do tempo esses objetivos não saem como o esperado e o planejado fica bem distante do esperado, isso graças a interpretações variadas das pessoas, fazendo com que a estratégia inicial desapareça e em seu lugar venha a estratégia emergente, a qual nenhuma organização consegue evitar, apenas aceitá-la e a tornar uma emergente positiva e benéfica, como respostas as mudanças dos clientes, fornecedores e de todos os fatores que acabam por influenciar o negócio.

Quanto melhor compreenderem o que de fato são e buscam com relação à organização, maior as chances da estratégia emergente causar benefícios. Por esse motivo, deve ser muito bem difundido e absorvido pelo maior número de pessoas possíveis da organização a missão da empresa, que é a razão de existir da mesma, sua visão, o que ela deseja em um determinado período de tempo e principalmente os valores, os quais servirão de base para todos os atos realizados, isso se a organização realmente valorizar essa sua definição e manter em seu meio apenas pessoas que se identifiquem ou sigam esses princípios. Nessa fase é necessário além de compreensão e identificação, uma disciplina ou doutrinamento. E sobre os que conseguem agir com esse alinhamento, dever ser valorizados e motivados para que continuem no lugar certo.

  • Aprender sobre o futuro:

Essa aprendizagem sobre o futuro é totalmente diferente de prever o futuro, coisa que é impossível e irreal. O que existe é um planejamento para se criar um futuro parecido com o desejado, porém essa aprendizagem significa treinar o capital humano de operações em capacidades múltiplas, ou seja, uma familiaridade com todos os possíveis produtos e serviços, significa também implantar linhas de montagens moveis e flexíveis.

Portanto esse aprendizado comporta duas importantes etapas: compreender todas as possibilidades existentes e ainda ter capacidade de operar eficientemente em cada uma delas. Isso pode ser realizado com a identificação de um fator que poderá influenciar a organização, mesmo sem saber como, e após isso estudar as possibilidades viáveis de influência, fazendo com que alguém com potencial já comece a desenvolver maneiras de trabalhar com essa influência de modo positivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com