TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo de Ética

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Introdução: Trabalho e escravidão: Escravidão é uma forma de trabalho compulsório, o qual o trabalhador é obrigado mesmo contra sua vontade, ou seja todo trabalho, serviço exigido de um individuo sobre a ameaça de alguma punição, o qual o individuo não se apresentou voluntariamente. Segundo o artigo 149 do código penal Brasileiro estabelece uma pena de 2 a 8 anos e multa para quem reduzir alguém a condição análoga a de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forcados ou jornadas exaustivas etc.

1. Trabalho escravo no século XXI: Dívidas, Trabalho Degradante, Jornada de Trabalho Exaustiva, Escravidão Infanto-juvenil, estes são agentes causadores do trabalho escravo. Por dividas o individuo empenha sua capacidade ou de pessoas sob sua responsabilidade para saldar a conta, por trabalho degradante, o trabalhado se vê obrigado a realizar suas atividades laborais sem as mínimas condições de higiene, segurança, prejudicando assim sua saúde física e mental. Por jornada de trabalho exaustiva, esta inserida nas condições degradantes por afrontar a dignidade do trabalhador, infanto-juvenil essa quase sempre os pais são coniventes com a exploração, esse é o trabalho que utilizar da mão de obra infantil crianças ou adolescentes como o próprio nome já diz.

2. Escravidão e ética. A palavra ética significa modo de ser, caráter, costume, comportamento. Ela conceitua deveres e estabelece regras de conduta do indivíduo no desempenho de atividades profissionais e pessoais. Coisa que não é visualizada por parte dos contratantes de individuos que sofrem com esse tipo de trabalho escravo, individuos que possuem essa dadiva de ser etico não acolheria esse tipo de trabalho onde pessoas sofrem de maneira desumana prejudicando a saude por necessitarem do trabalho para garantia de vida. Porem eu me pergunto que vida é essa? Porque continuar vivendo assim dessa maneira? Devemos nos fundamentar que o melhor modo de viver é pelo pensamento humano, de que a refexão é sobre ação.

3. Considerações finais. Em 1926 no início do século passado, a Convenção relativa à Escravidão priorizava a adoção de medidas úteis para evitar que o trabalho forçado ou obrigatório produzisse condições análogas à escravidão. A Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho (18.06.1998) declarou, em seu artigo 2º, que todos os membros da OIT tem o compromisso de respeitar, promover e tornar realidade, de boa fé e em conformidade com a Constituição da Organização, os princípios relativos aos direitos fundamentais que são objeto dessas convenções, dentre os quais a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório.

4. Referências bibliográficas utilizadas.

http://www.oit.org.br/sites/all/forced_labour/brasil/documentos/monografia_flavionunes.pdf

http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5242

http://jus.com.br/artigos/6728/sobre-os-caminhos-institucionais-para-o-combate-ao-trabalho-escravo-contemporaneo-no-ambito-dos-municipios#ixzz3bjltTU4g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com