TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BULLYING NAS ESCOLAS

Por:   •  25/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE ESTRUTURADA

PESQUISA DE MERCADO

NOMES: Brunna Rodrigues Ferreira

Cristina Barbosa

Michele Neves

Monaliza Costa

Romulo Elias da Silva

Thiago Soares


Mini Projeto de Pesquisa

Tema: Bullying

Identificando o Problema

O termo bullying ainda não é conhecido por todos, ou aqueles que conhecem, acham que esse termo é somente relacionado com crianças, pois os casos mais conhecidos ou divulgados são de bullying nas escolas. O Bullying na verdade é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Quem pratica este tipo de ato, humilha, deprecia ou isola a vítima, manipulando as outras pessoas, mentindo e fazendo com que todas se afastem dela.

Objetivos Gerais e Específicos

Identificar em quais dos diversos contextos sociais o bullying ocorre e em qual deles este assédio está mais presente.


Justificativa

Queremos trabalhar com o tema Bullying, pois este é um assunto muito importante no convívio em sociedade e que envolve diversos contextos diferentes e que muitas vezes são desconhecidos pela maioria das pessoas. Esta pesquisa pretende dar a conhecer o que é o Bullying, quais gêneros existem, quem são as suas vitimas e, quem são os agressores e os motivos que os levam a ter comportamentos desviantes. É também através deste trabalho que pretendemos responder as consequências cognitivas que as vitimas do bullying podem vir a sofrer e a partir daí, qual o seu modo de resposta a uma variedade de fatores externos pertencentes ao mundo da vitima.

Pretendemos entender não só os agredidos mais as testemunhas, que sofrem ao conviver diariamente com o problema, mas tendem a omitir os fatos por medo ou insegurança. Gostaríamos de saber o porquê de muitas vezes elas não denunciarem e acabam somente se acostumando com a prática,         encarando        como        natural. A importância de se falar sobre esse tema é levar a sociedade a entender que o bullying é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica contra alguém em desvantagem de poder, sem motivação aparente e que causa dor e humilhação a quem sofre. O Bullying apresenta como uma de suas características ser uma prática constante e repetitiva, que ocorre sem um motivo aparente. Suas vítimas geralmente nada fizeram ao agressor que justificasse a prática. O agredido tende a ser escolhido pela característica de inferioridade em relação ao agressor, com a junção destas informações pretendemos conscientizar as pessoas, com o objetivo de evidenciar a importância de um trabalho educativo em todos os cenários em que o bullying possa estar presente, pois o que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com