TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanced Scorecard

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de análises e sua utilidade surgiu da dificuldade em tratar de maneira objetiva o alinhamento entre instrumentos de longo prazo, plano estratégico e o plano tático de uma empresa.

Criado como uma ferramenta de controle gerencial que pode ser utilizado como alinhador estratégico nas organizações, o Balanced Scorecard começou a ser desenvolvido em 1983, sendo relacionado a Kaplan e Norton, que consideravam que havia um novo desafio para a pesquisa na área a contabilidade gerencial. O novo desafio era estabelecer novas medidas de desempenho e consequentemente novos processos de produção. Tudo isso foi motivado pela forte mudança imposta pelo novo modelo de competição, onde a implementação da estratégia e, por consequência a busca da vantagem competitiva, passaram a ser vistos como itens decisivos para o sucesso forçando as empresas a buscarem meios de obter informações mais confiáveis e, principalmente, relevantes sobre todos os processos da empresa

As tradicionais medidas contábeis e financeiras, já não traziam benefícios a gestão de valor nas empresas e se tornava casa vez mais difícil para a empresa criar valor econômico para o futuro. O Balanced Scorecard trazia a novidade de reunir em apenas um relatório as medidas que indicavam o alcance daquelas metas necessárias para a criação de valor futuro. O objetivo consiste em dispor de um conjunto de medidas balanceadas sem desconsiderar as medidas financeiras tradicionais, mas as complementar com medidas operacionais que podem ser vistas como direcionadores da geração de valor futuro.

Não há um conjunto de medidas pronto, a proposta é identificar o conjunto de indicadores de acordo com a missão da empresa, estratégia, tecnologia, ambiente de negócios e cultura. A base do Balanced Scorecard está na definição de indicadores relacionados aos objetivos estratégicos da empresa os quais, por sua vez, devem abranger quatro perspectivas do desempenho organizacional: a financeira, a mercadológica ou de cliente, a dos processos internos e a de aprendizagem e conhecimento. O equilíbrio entre estas quatro perspectivas é o principal ponto do Balanced Scorecard, pois a aplicação apenas dos indicadores financeiros se mostra insuficiente para orientar a empresa na geração de valor no cenário de competição.

Na perspectiva financeira é indicado se a empresa está obtendo resultados com as estratégias definidas, o êxito é medido pela sua lucratividade, pelo seu crescimento e pelo incremento de valor para os acionistas. A perspectiva dos clientes tem como objetivo a criação de valor para os clientes e o desenvolvimento de segmentos de mercado e/ou clientes e deve ser montada visando os seguintes pontos- chave: participação de mercado, retenção, captação, satisfação e lucratividade dos clientes. A perspectiva dos processos internos trabalha os processos críticos onde a empresa deve buscar a excelência e os quais irão impactar na satisfação do cliente e no alcance dos objetivos financeiros e, por fim, a perspectiva de aprendizado e conhecimento tem como objetivo monitorar e desenvolver a estrutura necessária para crescer e para manter esse crescimento no longo prazo, as três principais fontes: as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais.

O uso do Balanced Scorecard aperfeiçoou os conceitos já existentes dando destaque para a integração da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com