TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço Magazine luiza

Por:   •  25/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Balanço Magazine Luiza

Análise PMP

O Prazo médio de pagamentos representa o prazo, em média, que a empresa vem obtendo de seus fornecedores para pagamento das compras de matérias-primas ou mercadorias. A Magazine Luiza apresenta 125, 120 e 124 dias, nos anos de 2016, 2017 e 2018, respectivamente. Ou seja, a empresa apresenta um alto PMP e assim maior é a parcela da atividade da empresa que é financiada pelos fornecedores.

Análise PME

Então, o objetivo desse índice é calcular o prazo médio que os produtos ficam parados no estoque ao longo do ano, considerando o período desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto acabado. A Magazine Luiza apresenta um PME de 81, 77 e 78 dias, nos anos 2016, 2017 e 2018, respectivamente.

Análise PMR

O indicador de prazo médio de recebimento indica o tempo decorrido, em média, entre a venda de seus produtos e o efetivo ingresso de recursos. A Magazine Luiza apresenta um PMR de 14, 20 e 30, nos anos de 2016, 2017 e 2018. Ou seja, o ideal é que o recebimento das vendas se efetue no menor prazo possível, visando uma maior liquidez. Podemos perceber que o índice dobrou em 2 anos, isso se da por vários fatores como, situação atual do país e situação dos seus clientes.

Ciclo Operacional

Ciclo operacional indica o intervalo de tempo compreendido desde a compra das mercadorias ou dos materiais de produção até o recebimento da venda. Tempo em que não acontecem entradas e a empresa custeia a produção. A Magazine Luiza apresenta um CO de 95, 97 e 108, nos anos de 2016,2017 e 2018, respectivamente. Com esse resultado, entendemos que a empresa leva atualmente mais de 100 dias para comprar matéria-prima, produzir, vender e receber o valor correspondente. O Ciclo Operacional está aumentando e uma empresa saudável deve buscar menores ciclos. A missão seria pensar em como agilizar as vendas para fazer o dinheiro entrar em caixa mais rapidamente.

Ciclo Financeiro

O Ciclo Financeiro é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. A Magazine Luiza apresenta um CF de -30, -23 e -16, nos anos de 2016, 2017 e 2018, respectivamente. Ou seja, a empresa dispõe de dinheiro em caixa. Logo, podemos concluir que quanto menor o ciclo financeiro, maior é o poder de negociação da empresa com os seus fornecedores e clientes.

Conclusão

É importante para a empresa, sempre buscar alternativas que resultem em ciclos financeiros reduzidos, observando sempre as limitações do mercado e o setor econômico inserido. Com ciclos menores temos o aumento do giro de negócios, proporcionando maiores retornos sobre os investimentos. No exemplo acima temos um ciclo financeiro abaixo de zero, isso significa dizer que após o pagamento a fornecedores, sobra caixa para financiar suas atividades com seu próprio capital de giro. No caso, da Magazine Luiza, acredito que a empresa está conseguindo honrar seus compromissos com terceiros e consegue guardar caixa para eventuais perdas de demanda futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com