TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO: Pesquisa de Clima na empresa XYZ

Por:   •  13/11/2017  •  Artigo  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Orientações para a atividade de Pesquisa de Clima Organizacional

CASO: Pesquisa de Clima na empresa XYZ

A empresa XYZ, distribuidora de medicamentos para região metropolitana de Porto Alegre, possui 47 anos de existência e é controlada pelo Sr. Afonso Guerra. A empresa está aperfeiçoando a área de Gestão de Pessoas, e uma das medidas adotadas foi desenvolver uma Pesquisa de Clima para mapear os pontos de melhoria a serem incluídos no plano de ação da área de RH. Essa pesquisa terá sua  primeira edição realizada, sendo que nenhuma outra ação nesse sentido foi feita anteriormente na empresa. Devido a isso, a empresa contratou uma consultoria externa para aplicar a pesquisa e trabalhar nos resultados encontrados.

A empresa possui 320 funcionários entre os setores administrativos, de distribuição, de armazenamento, comercial e financeiro. O ambiente dos setores parece ser agradável e as pessoas trabalham na XYZ em média 15 anos. Há um ambiente de cooperação, contudo verificam-se algumas disputas entre os setores de distribuição e armazenamento. E essas disputas culminam em jogos de poder e disputas, refletindo em conflitos organizacionais. O Sr. Afonso procura manejar essas situações de uma forma conciliadora, normalmente coloca "panos quentes" nos problemas, o que faz com que se mantenham o status quo.

 Quando ocorre algum problema na entrega ao cliente, nenhum dos setores assume a responsabilidade sobre o erro, e gera-se um constrangimento. Nesses momentos os líderes dos setores entram em embate com o Sr. Afonso, que na maioria das vezes não se posiciona, apenas “manda” que o problema seja resolvido. Em função disso, a empresa passa por alguns dias de clima tenso, que depois se dissipa.

Os líderes dos setores são os funcionários mais antigos e, por isso, conhecem bem como acessar o Sr. Afonso, quando precisam de alguma atenção especial em seu setor. O líder do administrativo é o Carlos, 58 anos, sem formação superior e conhecido como o “paizão” de todos. Já o setor de distribuição é comandado pelo Inácio, de 52 anos, que é conhecido como o “mandão”, pois está sempre controlando o trabalho de seus funcionários. O setor de armazenamento é liderado pelo Joaquim, 48 anos, mais novo em relação ao tempo de empresa, porém está estudando administração, e procura otimizar e melhorar os processos. É visto por seus funcionários como “detalhista e controlador, mas justo”. A área comercial é gerenciada pelo Otávio que possui excelente visão de negócio e prática de vendas. Possui uma postura muito exigente e inflexível em relação aos setores de distribuição e armazenamento, pois seu trabalho depende dos mesmos. O setor financeiro é coordenado pelo Roberto, que possui uma postura calma, porém é rígido no controle orçamentário da empresa.

O RH vem trabalhando em parceria com o líderes para melhor desenvolver as equipes, porém, dependem da "boa vontade" desses chefes. Já foram realizados algumas atividades de desenvolvimento de liderança e alguns resultados são sentidos por todos, inclusive o Sr. Afonso. Esse, a partir das atividades do RH, vem procurando fazer reuniões sistemáticas com os chefes e já faz dois anos que a empresa realizar uma atividade de confraternização, para todos os funcionários, no final de ano. Algumas práticas têm sido implementadas para gerar uma maior integração entre os setores e funcionários. E Sr. Afonso, por isso, resolveu investir mais nas ações de Gestão de Pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com