TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1 - INTRODUÇÃO        

2 - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO        

2.1 - Passo 01        

2.2 - Passo 2 – tabela.        

2.3 – dissertação        

2.4 - Passo 03        

3 - CONCLUSÃO        

4 - BIBLIOGRAFIA        


1 - INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem por objetivo apresentar de forma breve alguns conceitos muito vistos quando o assunto é administração. Será exposto o conceito de administração, uma síntese sobre algumas teorias administrativas e uma aplicação em um caso da empresa fictícia L.O.C.A.L.


2 - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

2.1 - Passo 01

O significado da palavra “administração” e suas variáveis no decorrer da história.

A administração pode definir como uma palavra que tem por significado em alguns casos, visão de direção, de organização, de gerenciamento, pontos de negócios.  Como um processo de planejamento, liderança e controle dos membros da organização, utilizando todos os recursos disponíveis em mãos.

No passado vimos que em 3.000 A.C, já existia o conceito de administração, bem diferente dos dias atuais, pois naquele tempo, era o foco de dirigentes e funcionários somente sob o comando de umas pessoas, não tinha como em nossos dias atuais, o efeito da competitividade, os efeitos tecnológicos, econômicos, e sociais, influenciando na tomada de decisões.

Como de pessoas, na qual o resultado sempre procurado é atingir metas, objetivos, no sentido de maximizar lucros e rendas.

O vídeo relata a respeito de que a todos os profissionais que estão no mercado de trabalho, só 5% se destacaram na vida profissional, ocupando um cargo de gerencia ou chefia, e a cada 100 alunos, 5% se destacaram se tiverem trazido um bom desempenho da escola, para ser proveitoso na vida para terem sucesso, o Próprio Max Gehringer fez um comentário que no final do curso tiveram diversos professores e apenas o professor vantuio, foi lembrado por ele, na verdade ele que fez parte dos 5% dos que deram curso para ele.

2.2 - Passo 2 – tabela.

Teoria Clássica

Teoria Cientifica

Teoria Humanística / Relações Humanas

Foco de estudo

Ênfase nas estruturas

Ênfase nas tarefas

Ênfase nas pessoas

Nome de destaque

Jules Henry Fayol Barros

Frederick Winslow Taylor

Iniciada com o experimento Hawthorne de Elton Mayo.

Consistência do estudo

Busca pela eficiência; visão do todo na organização;

Aumento da eficiência operacional; racionalização do trabalho; supervisão do trabalho; substituição de métodos empíricos, etc

Revolução conceitual; preocupação com as pessoas e grupos sociais

Criticas

Empresa vista como sistema fechado; manipulação do trabalho.

Os trabalhadores ficaram insatisfeitos, pois trabalhava muito e não ganhava de acordo; homem visto como máquina.

Oposição da teoria clássica; ênfase exagerada em grupos informais.

Fonte: autoria própria

2.3 – dissertação

As variáveis que nortearam uma teoria de administração ao longo do tempo, poderiam ser iniciadas com á “ênfase nas tarefas” (aquele caso dos operários da fabrica), através da administração cientifica de Taylor, após isso se passou para a “ênfase da estrutura” (forma de organização e distribuição das atividades) a teoria clássica de Fayol, e com a teoria da burocracia de Weber no continente europeu, de após isso, prosseguindo com a teoria estruturalista.

Em seguida a reação humanística com “ênfase nas pessoas” (papel das pessoas na organização), Por meio da teoria das relações humanas que depois foi completada e modificada pela teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional.

A teoria dos Sistemas onde meio ambiente é enfatizada, após sendo completada pela teoria da contingencia, culminando com a era da tecnologia nos dias atuais.

2.4 - Passo 03

 A melhor teoria a ser utilizada seria a “Teoria humanística”, pois seu conteúdo está de acordo com as necessidades que são apresentadas no exemplo desta empresa. O exame realizado pela nossa equipe constata que nos foi entregue uma liderança para analisar fatores que ocorriam a uma empresa, a, L O C A L, onde o clima que encontramos foi uma empresa que detinham pessoas que tinham vários anos de casa, alguns já no intuito de se aposentarem e que não gostavam de inovação, em alguma notamos que por certo receio, insegurança e com medo, que o novo os vá retirar de sua zona de conforto e por outro lado, vimos jovens serem contratados que estão ávidos por mostrar serviços com grande facilidade de adaptação, dos planos proposto pela empresa.

Procuramos então aplicar princípios para que o relacionamento entre duas facções possam conduzir um objetivo que é se tornar competitivo no mercado e não correr o risco de ser suplantada por uma forte onda de concorrentes adversas que poderiam com o passar do tempo leva-la a ao fracasso e quem sabe até um encerramento de suas atividades.

Demonstra que o futuro dessa empresa depende dos funcionários que ocupam seus cargos e que todos são muito importantes, os mais antigos com suas experiências, e com isso seria mais positivo para que eles coordenassem os novos funcionários, e que os jovens detém mais conhecimento em uma só direção, verificamos que se tudo que for proposto em termos de ações podem ser traduzidos em ações eficazes para a empresa, sabemos que existem os pontos negativos como a vaidade, orgulho, e sabemos que os mais antigos às vezes não querem passar as informações aos novatos, ou não aceitam que os novatos proponham alterações, porém o papel básico do administrador é demonstrar que ambos tem o seu valor, e que só a união de conhecimentos e habilidades é que podem conduzir á um futuro melhor, e que ambas as partes serão beneficiadas, com uma estabilidade maior, com uma estrutura mais fixa, com relações as concorrências externas como é o caso que se sua força for unida é muito mais difícil, quase que impossível, ser superado por uma incursão e que o conhecimento oriundo dessa união os torna mais forte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com