TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITUANDO A ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

 CONCEITUANDO A ADMINISTRAÇÃO

De acordo com Maximiano (2009), impulsionada após a Revolução industrial em meados do século XX, a administração sofreu um grande avanço mudando a realidade das organizações. Ainda para o mesmo autor, a Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos (ASME) fundada em 1880, foi o berço da administração científica, tendo Frederick Taylor como criador do movimento da administração científica onde foi sócio e até presidente.

O primeiro momento da administração científica é marcado pela busca para uma definição do valor dos salários, onde Taylor apresenta um método que visa a não redução do valor pago por peça. Já a segunda fase trata-se de um desenvolvimento teórico visando o aprimoramento dos métodos de trabalho. Na Terceira fase além das ideias das fases anteriores Taylor recomenda mudanças a respeito das responsabilidades internas da empresa através de objetivos. (MAXIMIANO, 2009).

 Segundo Taylor (apud MAXIMIANO, 2009, p.58), “a administração científica era uma revolução na maneira de encarar o trabalho e as responsabilidades em relação à empresa e aos colegas.” Ou seja, Taylor entende que para se trabalhar não é necessário apenas realizar esforço mais utilizar de maneira eficiente a inteligência.

De acordo com Maximiano (2009), Henry Ford também deixou sua marca na administração principalmente através da linha de montagem móvel, elevando a produção em massa. Juntamente com os princípios da administração de Taylor representam a expansão da atividade industrial mundial.

Fundador do Centro de Estudos Administrativos e membro da escola clássica da administração, Henry Fayol define a administração como “[...] atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle” [...]. (FAYOL apud MAXIMIANO, 2009, p.72).                                        De acordo com Maximiano (2009), Fayol ainda definiu sua própria teoria, a qual divide a empresa em seis funções: técnica, comercial, financeira, segurança, contabilidade e administração, a qual era considerada por Fayol como a função mais importante, e era subdividida em cinco componentes como mostra a figura a baixo.

[pic 1]Figura 1 – Funções da empresa, segundo Fayol.

Fonte: Maximiano (2009, p. 72).

        

Segundo o mesmo autor o conjunto das teorias da administração, o qual é produzido pela pratica das organizações, formam a teoria geral da administração que é designada por diferentes termos: teorias, enfoque, escola, modelo de gestão, modelo de organização, doutrina e as técnicas.

        Para Maximiano (2009, p.6) “administrar é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos.” Contudo, ainda segundo o autor, a administração é muito mais ampla do que se parece e, para se atingir os objetivos previstos da empresa deve-se ter consciência da produção em geral e de cada pessoa envolvida e, para isso, o processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões definidos anteriormente por Fayol.

De acordo com Chiavenato (2003, p.2), “a administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa”. Ou seja, tanto para Maximiano (2009) quanto para Chiavenato (2003), a administração é indispensável para o sucesso das organizações através de planejamento e visões futuras.

Para Maximiano (2007), o ato de administrar estaria incompleto sem seus processos de planejamento, organização, liderança, execução e controle, pois ambos se tratam de decisões essenciais para a realização dos objetivos e metas traçadas da organização.

Ainda segundo as considerações de Chiavenato (2003), atualmente a administração apresenta-se como uma área do conhecimento humano de maneira complexa e desafiadora. Para o autor a administração pode ser aplicada nas organizações através de profissionais em diversas áreas, visando sempre à realidade de cada empresa.

A administração geral de empresa de acordo com Maximiano (2010) coordena cinco funções organizacionais, sendo elas: produção (operações), marketing, Pesquisa e desenvolvimento (P&D), finanças e recursos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com