TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS, NEGRITO E CENTRALIZADO: TAMANHO 14 TIMES NEW ROMAN (MÁXIMO DE 15 PALAVRAS)

Nome Completo(1); Carlos  Roberto dos Santos(2) ; Nome Completo(3); Nome Completo(4)

(1) Cargo ou situação (estudante, professor, pesquisador, etc); Instituição (Universidade, Instituição de pesquisa, etc); Endereço eletrônico (E-mail); (2) Professor, UESB/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, lpta@uesb.edu.com.br; (3) Cargo ou situação (Estudante, professor, profissional, etc); Instituição (Universidade, instituição de pesquisa, etc); Endereço eletrônico.

RESUMO

O resumo não deverá ultrapassar 250 palavras. No resumo deverá ter uma pequena introdução (uma ou duas frases), objetivo bem claro, material e métodos bem concisos, resultados e discussão breves e conclusão sem repetir os resultados. Todo o texto do trabalho deverá ser Times New Roman tamanho 12, com exceção ao título [14], aos autores [12], nas chamadas dos autores (11) e rodapés das tabelas e figuras [8]. Recomendamos no máximo cinco autores usando a sequência do nome (nomes do meio) e sobrenome, somente com as iniciais maiúsculas, separados por ponto e vírgula (;), em negrito e centralizado. Logo abaixo dos autores vem a descrição dos mesmos (afiliações), conforme o modelo. Respeitar os espaços entre o título, autores, afiliações e início do resumo, conforme o modelo. O resumo expandido deve ter 2,5 cm nas margens superior e inferior, e 2,0 cm nas margens laterais, espaço simples, justificado à direita e à esquerda e folha em tamanho A4.  O trabalho não poderá ultrapassar seis laudas.

Substitua este texto explicativo pelo conteúdo do seu trabalho.

Palavras-chave: o uso de no máximo três palavras, sem repetir palavras do título. Em negrito.

ABSTRACT/ RESUMEN

Key words/Palabras clave:

INTRODUÇÃO

     O semiárido nordestino é um bom exemplo de como a ação humana ao meio ambiente, introduzida pelos colonizadores, caracterizada pela exploração predatória de maneira imediatista e não sustentável tem contribuído para a aceleração do desgaste dos recursos do meio ambiente, modificando significativamente o perfil de sua paisagem e causando efeitos negativos como assoreamento de rios, solos compactados, erosão e perda da biodiversidade (LIMA, 2006).

     Para que o uso do solo seja otimizado, possibilitando um menor impacto negativo sobre o meio ambiente, é de fundamental importância o conhecimento e gerenciamento do espaço geográfico. Com a maior difusão das geotecnologias e o desenvolvimento de sensores orbitais e imageadores, a aquisição de dados referentes a áreas extensas tem se tornado cada vez mais confiável e de menor custo, criando uma grande fonte de dados que após serem processados constituem uma grande ferramenta para o entendimento do espaço geográfico, sobretudo problemas (ROSENDO, 2005).

     Quando se comparado com outros alvos terrestres, a vegetação possui características especificas que lhe proporciona uma melhor resposta espectral no meio. Possibilitando o uso das faixas espectrais do vermelho e infravermelho próximo para a formulação de um dos índices de vegetação, mas utilizados, o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI -Normalized Difference Vegetation Index). Segundo Santiago et al. (2009) o NDVI gera um maior realce na vegetação densa identificando assim as mudanças em relação aos alvos vegetativos.

     Dentro desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal monitorar as transformações da cobertura vegetal do município de Macaúbas-BA entre os anos de 1986 e 2017, utilizando imagens do satélite Landsat, através da classificação supervisionada de imagens.

Material e Métodos

Área de estudo

     A área em que o estudo foi desenvolvido compreende o município de Macaúbas situado a 13° 01' 08" S 42° 41' 56" O, no sudoeste da Bahia na microrregião de Boquira. Inserida do polígono das secas do semiárido, tem sua vegetação característica do bioma caatinga (IBGE, 2007).

Índice de Vegetação

    As imagens utilizadas foram dos satélites Landsat 5 e Landsat 8 OLI/TIRS adquiridas através do site Earth Explorer do Serviço Geológico dos Estados Unidos (U.S. Geological Survey – USGS). Selecionando imagens de períodos similares (Outubro – Dezembro) para os anos de 1986 e 2015. As imagens foram processadas com a utilização do software ArcGis 10.5.

    Após isso foi realizado o processamento das imagens para obtenção do NDVI, responsável por realçar a vegetação. A variação dos valores do NDVI inclui: valores negativos (até -1) representam nuvens ou água; valores próximos de zero indicam solo exposto; valores acima de 0 (até +1), as variações no grau de verde da superfície; e o valor mais alto indica vegetação mais densa ou em pleno vigor de crescimento (Horn Liu, 2007).

     O método de classificação utilizado  foi Classificação supervisionada Máxima Verossimilhança (MaxVer) .

RESULTADOS E DISCUSSÃO 

A partir da classificação supervisionada das imagens NDVI, foram criados mapas  de cobertura vegetal do município de Macaúbas-Ba, representando o perfil vegetal dos anos 1986 e 2015, estabelecendo 4 tipos de classe:  Vegetação densa, Vegetação Esparsa, Vegetação rasteira e Solo exposto.

Figura 1 - Precipitação média mensal de 1992 até 2002 e precipitação média mensal de 2002 medidos na estação meteorologia CEPET/UFV de Capinópolis/MG.

Tabela 1 - Teores de C na Humina (Hum) em dois solos sob diferentes sistemas de uso e manejo na zona da mata mineira

Solos/

Tratamentos/1

--- Profundidade (cm) ----

média

-- 0 a 10 --

-- 10 a 20 --

--------- C-Hum (g kg-1)---------

Latossolos (encosta)

   ML

16,65

11,33

13,99a

   PBs

13,35

10,05

11,70b

   PBc

16,12

9,68

12,90ab

Média

16,37ª

10,35B

Cambissolos (aluvial)

   MC

21,90aA

12,30abB

17,10

   CC

23,10aA

12,75aB

17,93

   CA

23,28bA

9,75bB

11,51

   MS

10,88bA

9,83bA

10,35

Média

17,29

11,16

/1 Tratamentos, onde, ML = mata latossolo; PBs = pastagem de braquiária não adubada; PBc = pastegem de braquiária adubada; MC = mata cambissolo; CC = Coast Cross; CA = cana-de-açúcar; MS= milho silagem. * médias seguida de letras minúsculas na coluna (dentro de cada solo) e maiúsculas na linha, não diferem entre si pelo teste de Tukey (P<0,05).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (373 Kb)   docx (292.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com