TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONSOCIO MODULAR

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO - DCA

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Consorcio Modular na empresa Volkswagen – Resende/RJ

A Volkswagen em Resende – RJ é uma montadora de ônibus e caminhões com uma dos mais modernos sistemas de montagem certificada segundo as normas de qualidade ISO 14001 e ISO TS 16949:2002. Está fabrica ocupa cerca de 1 milhão de metros quadrados com a produção de 19 modelos de caminhões e 5 chassis para ônibus exportando para mais de 20 países.

O consorcio modular ocorre no ambiente em que os parceiros são responsáveis pela execução das operações ao longo da linha de montagem necessitando de especificações dos processos, ferramentas e controles utilizados. Para tanto a Volkswagen investiu 250 milhões de dólares e trouxe para dentro da fábrica principais fornecedores para a montagem dos veículos.

Foram selecionados sete fornecedores para fazerem parte do consorcio modular fazendo a montagem dos conjuntos completos como montagem do chassi, eixo de suspensão e armação da cabina. Cabendo a Volkswagen o controle de qualidade e o desenvolvimento do produto buscando sempre a satisfação dos clientes.

A Volkswagen levou em consideração alguns fatores para escolher os seus parceiros. Entres elas estão a capacidade financeira da empresa para sustentar eventuais resultados negativos, a capacidade tecnológica, qualidade assegurada, bons serviços de assistência técnica e posição global no mercado.

 Com isso a Volkswagen reduz custos de montagem, melhora a qualidade dos produtos e diminui o tempo de produção alcançando resultados positivos.

Além do consorcio modular existem outras formas de parcerias com os fornecedores entre elas estão o condomínio industrial e o parque industrial. O condomínio industrial é quando alguns fornecedores escolhidos pela fábrica se instalam junto a planta da indústria objetivando reduzir custos em estoques, processos, e transportes além de facilitar a integração entre parceiros. A montadora serve como uma espécie de diretora e todos dentro do condomínio podem compartilhar das mesmas instalações como, por exemplo, o estacionamento, os serviços médicos e de segurança. Aparentemente é uma única empresa, mas há varias dentro de um mesmo ambiente.

O parque industrial é uma área na qual se agrupam uma serie de atividades industriais ou empresariais que podem estar relacionadas ou não entre si. Esses parques são geralmente localizados fora do ambiente residencial. Geralmente próximo a esses parques há uma infraestrutura em transporte muito adequada para a movimentação que ocorre nos parques. Há ainda uma preocupação com o meio ambiente.

REFERÊNCIA

Eu sou Nota 10. Disponível em <http://www.eusounota10.com.br/zasnova/DownloadArtigo.ashx?codigo=167 >. Acesso em 25 de maio de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com