TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE DE RISCO IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CONTROLE EM OBRAS DE ENGENHARIA

Por:   •  14/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

CONTROLE DE RISCOIMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CONTROLE EM OBRAS DE ENGENHARIA

                                                                                   

Resumo


Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa não estruturada sobre a redução de acidentes pessoais entre os anos de 2011 a 2017 em empresas contratadas para execução de obras civis em uma indústria metalúrgica localizada na cidade de Aluminio-SP.

Com a grande representatividade da Indústria da Construção Civil na economia brasileira. Em conjunto aos riscos caraterísticos deste segmento de negócio, outros fatores como baixo grau de instrução dos trabalhadores, contratações temporárias, curto prazo para término e falta de treinamento colaboram para o elevado índice de acidades de trabalho no ramo da construção.

Através de uma revisão da literatura científica, foram analisados os dados de taxa de frequência de acidentes pessoais em empresas contratadas para execução dos serviços e relacionado a redução da taxa de frequência ao longo dos anos ao amadurecimento do sistema de gestão da saúde e segurança do trabalho e ações especificas na gestão das empresas estudadas.

A metodologia foi fundamentada em informações adquiridas na empresa administradores do serviço e entrevistas com os profissionais aliados ao tema. 

Palavras-chave: saúde e segurança no trabalho; ferramentas de gerenciamento, taxa de frequência de acidentes;

  1. Introdução

A grande representatividade da Indústria da Construção Civil na economia brasileira, em conjunto aos riscos caraterísticos deste segmento de negócio, aliados a outros fatores como baixo grau de instrução dos trabalhadores, contratações temporárias, curto prazo para execução de obras e falta de treinamento colaboram para o elevado índice de acidentes de trabalho no ramo da construção civil[a].

Partindo do ponto que a maioria dos trabalhadores associados a parte operacional da indústria da construção civil possuem um baixo nível de escolaridade e as contratações são temporárias, não favorecendo o treinamento, integração e principalmente total comprometimento dos envolvidos. O uso de ferramentas de controle e investimento em treinamentos se faz realmente necessário ou trata-se apenas de cumprimento de protocolos?

Tendo a pesquisa analisado toda influência das ferramentas de controle e prevenção, e observando a sua utilização, a hipótese levantada por esta pesquisa é que: O uso efetivo de ferramentas de controles e análise de riscos, contribui efetivamente para a redução do número de acidentes.

Isto posto, este estudo tem como objetivo proporcionar uma ampla compreensão do trabalho em obras de construção civil como um fator relevante na gestão de saúde e segurança de uma organização e analisar detalhadamente as ferramentas de segurança implantadas para aumentar a segurança dos empregados.

Evidenciar que o uso efetivo das ferramentas se faz necessário e retorna resultados expressivos para a redução da taxa efetiva de acidentes e que a taxa zero de acidentes de trabalho pode ser alcançada desde que aplicadas a ferramentas.

Sabendo-se que ainda existem instituições que praticam condutas contrárias a segurança do trabalho, e cumprem as exigências apenas para atender as normas impostas pelo ministério do trabalho. Em regiões onde a fiscalização é menor esta conduta contrária a saúde e segurança do trabalho é ainda maior. Portanto este trabalho busca alertar aos profissionais, estudantes e empresas da área sobre a importância do gerenciamento de risco em todos os ramos da indústria.Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa não estruturada sobre a redução de acidentes pessoais entre os anos de 2011 a 2017 em empresas de execução de obras civil em uma indústria metalúrgica localizada na cidade de Aluminio-SP.

  1. Fundamentação Teórica:

  1. Gestão de Saúde e Segurança no trabalho 

Um sistema de gestão implementado, voltado a saúde ocupacional e segurança dos trabalhadores tem por finalidade mitigar ou extinguir os riscos e condições de trabalho não adequadas que podem causar um acidente do trabalho[b].

Envolvendo ou não lesões ao trabalhador, todo acidente gera um prejuízo econômico à organização, envolvendo custos diretos e indiretos relacionados a perda de produtividade, dano ao patrimônio, ações judiciais, etc. Em busca de redução de custos e a boa imagem da instituição, as empresas investem na saúde e segurança dos colaboradores. A partir da implementação das ferramentas de segurança, nota-se as vantagens competitivas que motivam as empresas a continuação na promoção da saúde e segurança do trabalhador (WELTER, 2014).

A Segurando e Saúde do Trabalho é definida como condições ou fatores que afetam o bem-estar dos empregados, próprios ou terceiros, visitantes ou qualquer outra pessoa no local de trabalho, segundo Assmann (2006, p.24). Além disso, de acordo com Cardella (2010, p. 37), a Segurança do Trabalho é “um conjunto de ações implementadas com o objetivo de diminuir danos e perdas provocadas por agentes agressivos”. Portanto, a preocupação e relevância está na redução de riscos e de suas fontes, cabendo as empresas contratantes e contratadas definirem seus objetivos e gerenciar suas ações para atingi-los.

O sistema de gestão de uma organização deve ter consciência que o sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho deve integrar o seu sistema, pois proporciona um conjunto de ferramentas que melhoram a eficiência de gestão dos riscos[c].

Com um sistema de gestão de saúde e segurança sólido em uma organização, as crenças e valores são reforçadas, trazendo novos conceitos que auxiliam na melhoria continua do sistema de gestão. Tradicionalmente acreditava-se que os acidentes eram gerados apenas por condições ou atos inseguros do empregado e existia a tendência em uma investigação de se direcionar as ações corretivas a um destes fatores[d]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (727.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com