TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case Diretoria de Talentos

Por:   •  26/3/2019  •  Seminário  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]

Processo Seletivo Ejad Novos Talentos Trainee

Empresa Júnior de Administração

[pic 3]

Diretoria de Talentos


[pic 4]

Sumário

Resumo        3

Abstract        3

Introdução        4

Processo Seletivo EJAD Novos Talentos Trainee        5

Planejamento da Seleção        6

A seleção        9

Indicadores de Resultado do Seletivo        10

Identificação de Gargalos e Dificuldades        16

Resultados finais        17

Conclusão        18


Resumo

A Empresa Júnior de Administração – UEMA, com objetivo de aproximar os alunos, seus clientes internos à vivência empresarial dentro da empresa traçou como estratégia de captação de pessoas, o projeto Processo Seletivo Ejad Novos Talentos Trainee. Esta metodologia inovadora de recrutamento e seleção tem grande respaldo em si tratando dos resultados obtidos pelas empresas juniores em todo o Brasil. Nela, é selecionada certa quantidade de membros voluntários, que participam das atividades e projetos internos a fim de galgar uma vaga entre os membros efetivos da empresa. Este tipo de seletivo, conhecida com treinamento-seleção, resulta em pessoas mais preparadas, mais motivadas a dar o melhor de si pela vaga almejada e permite a integração de mais alunos aos valores da empresa júnior, mesmo os não selecionados. Este case tem como objetivo principal documentar o Processo Seletivo Ejad Novos Talentos Trainee, servindo com base para a retenção de conhecimento dentro da empresa, e principalmente, dentro da Diretoria de Talentos.

Abstract

The Empresa Júnior de Administração – UEMA, with the objective of approach the students, its internal costumer to the company schedule made a strategy of attraction of people, the project Selection Process Ejad New Talents Trainee. This innovative methodology of recruitment and selection has great respect with their results in junior companies in whole Brazil. In that selection, an amount of volunteer members is selected, them they participate in internal activities and projects to climb a spot among the permanent members of the company. This kind of selection, known by train-selection, results in more prepared people, more motivated to give their best to climb the vacancy and permit the integration of more students to the junior company values, even the not selected ones. This case has the main objective to retain the knowledge inside the company, and principally, inside Talent Board.

Introdução

Nos últimos anos a EJAD encontrou dificuldades para selecionar e manter membros na empresa. Isso vinha gerando a sobrecarga de atividades sobre os colaboradores, seja de atividades rotineiras, seja na gestão de projetos e principalmente na vida acadêmica do membro. Como consequência, o desempenho desse membro em todas essas esferas era afetado. Pensando nisso, um dos objetivos estratégicos da EJAD para 2012 foi justamente a reformulação da metodologia de seleção de membros, tornando esta bem mais eficiente e atrativa para os clientes internos, além de possibilitar a entrada de um número maior de recursos humanos, diminuindo o turn over e tornando a escolha mais dos novos talentos mais efetiva.

Essa nova metodologia, o Processo Seletivo Ejad Novos Talentos Trainee, funcionará nos moldes de várias empresas juniores do Brasil, onde o candidato assim que selecionado, entra na empresa como um trainee, um voluntário que desempenhará as atividades repassadas por sua diretoria respectiva e desenvolvendo um projeto a ser entregue ao final de 2 meses. Trata-se de um processo de treinamento-seleção, onde os candidatos são selecionados, participam do dia-a-dia da empresa, são intensamente treinados e por fim, os mais adequados às vagas são selecionados.

Durante este período de estágio probatório, os líderes das diretorias e a Diretoria de Talentos avaliarão o desempenho dos trainees, analisando o resultado do trabalho desempenhado e a adequação dos membros aos valores e perfil da Empresa Júnior.

O projeto, por ter um teor inovador em sua metodologia, necessitou de toda a equipe integrada, sendo planejada pela Diretoria de Talentos, mas executada por todos os membros Ejad. Esta integração teve como objetivo principal permitir com que todos se sentissem responsáveis pela qualidade do seletivo e pudessem vivenciar um processo de recrutamento e seleção desde sua concepção até a escolha dos novos talentos da empresa.

Em suma, este case tem como objetivo principal apresentar de modo mais aprofundado o projeto realizado pela Diretoria de Talentos, explanando os métodos de gerenciamento, as etapas do projeto, planos de ação desenvolvidos, os processos de recrutamento e seleção, gargalos enfrentados e os resultados obtidos, de modo a documentar tais informações, garantindo a retenção de conhecimento dentro da empresa.


Processo Seletivo EJAD Novos Talentos Trainee

A ideia de reestruturar o processo de seleção utilizado pela Diretoria de Talentos surgiu com a convergência de alguns problemas dentro da empresa. O primeiro deles é a sobrecarga de atividades existente sobre os membros dentro da empresa. Com o incentivo e a idealização cada vez maior de inovações e projetos dentro da empresa, mais e mais processos eram agregados às diretorias e maior se tornava a demanda operacional. Além disso, devido à imagem que a empresa possuía perante os estudantes, fazia-se necessário um processo de seleção que agregasse mais pessoas, sem ter como obstáculos as questões financeiras. Mais uma necessidade a ser observada nos processos de seleção da empresa era a dificuldade de avaliar em um tempo reduzido a qualidade do trabalho dos candidatos, bem como a certeza de que aquele candidato teria ou não o perfil da empresa.

Pensando nisso, um dos objetivos estratégicos da EJAD para 2012 foi justamente a reformulação da metodologia de seleção de membros, tornando esta bem mais eficiente e atrativa para os clientes internos, além de possibilitar a entrada de um número maior de recursos humanos, diminuindo o turn over e tornando a escolha mais dos novos talentos mais efetiva. A fim de permitir o desenvolvimento do projeto de seleção da maneira mais eficiente possível, o mesmo seria liderado pela Diretoria de Talentos, mas executado por toda a empresa, seguindo o método do Portfólio da Inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (338.9 Kb)   docx (101.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com