TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case Nestle (Resumo)

Por:   •  22/4/2019  •  Resenha  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA[pic 1]

Centro Socioeconômico - Curso de Administração

Disciplina: Estratégia Mercadológica  - CAD7232

Semestre 2019/1

Professor: Rudimar Antunes da Rocha

Augusto Azevedo (15201113)

Clara Schemes (15200966)

David Terra (15100838)

Lais Lana de Pinho (18103098)

Giovanna Thaler Knolseisen (15204093)

Otávio Gomes (16104728)

Atividade em Sala: Case Nestlé

        

        O case nos mostra como a marca Nestlé conseguiu chegar ao Brasil e firmar-se como uma das mais presentes no dia a dia do brasileiro. São diversos produtos divididos em categorias como biscoitos, chocolates e outros, e cada um tem sua identidade própria. Mesmo que sejam produtos da marca Nestlé, a empresa lutou para que cada item tivesse sua própria identidade, trabalhando-o de acordo com a necessidade de seu publico consumidor.

        Com uma maneira de estar sempre presente, as propagandas da Nestlé também abordam o cotidiano familiar. Buscando reproduzir no imaginário das pessoas a nostalgia de ter a família reunida. Um exemplo claro disto é a propaganda do chocolate em pó dos Padres, em que uma família toma, frente a uma televisão, o chocolate misturado ao leite, mostrando a diversão e união de todos com uma simples bebida.

        Estrategicamente falando, a empresa está em constantes mudanças, devido a seu perfil inovador. Procurando estar sempre antenado ao que acontece a sua volta, a Nestlé busca atualizar seus produtos de acordo com as necessidades que surgem. Do mesmo modo, a empresa também sabe a hora certa de retroceder alguns passos como é o caso do Nescau. A muito tempo, o achocolatado Nescau teve seu gosto marcante na vida de muitas crianças, que cresceram com este sabor característicos em mente. Ao mudar a formula original, a Nestlé recebeu diversos feedbacks negativos. Como resultado, a empresa voltou a produzir o achocolatado da mesma maneira que sempre fez. Essa cultura dinâmica já salvou muitos produtos que poderiam ter caído no esquecimento mas que continuam ativamente no mercado. Um dos casos clássicos é o leite Ninho. Criado, a mais de 100 anos, inicialmente para que as pessoas tivessem seu leite por mais tempo e com maior facilidade de preparo já que não havia geladeiras, o Ninho passou por transformações nesse seu centenário e hoje se apresenta, não mais como a solução para pessoas que não possuem geladeira, mas como alimento que contem os nutrientes necessários as crianças e também adultos. Atingindo o publico infantil, a marca criou os Ninhos 1+, 3+ e 5+ para que as mães tivessem em mãos alimentos práticos que satisfizessem as necessidades vitamínicas a seus filhos de acordo com a idade dos mesmos.

        Em resumo, podemos concluir que a empresa importa-se com as pessoas a sua volta, tanto colaboradores quanto os consumidores, buscando ouvi-las sempre que possível e estudando a melhor maneira de atender ao publico. É uma empresa que busca e presa sempre pela inovação, faz-se presente nos lares e vidas das pessoas de diversas formas e esta sempre dinamizando seus produtos e processos para melhor se encaixar no mercado.

Atualmente:

        Ao analisarmos a Nestlé 10 anos após a publicação do case anterior, verificamos que seu perfil inovador e sua preocupação com clientes e colaboradores permanecem a mesma. O SAC da empresa completou, exatos, 50 anos em 2011, fazendo com que a Nestlé desmonstra-se nos dias atuais seu histórico perfil inovador. Alem disso, no mesmo ano, ouve a inauguração de uma nova fabrica na cidade de Três Rios e o inicio da produção da água em garrafa batizada de Pureza Vital. Essa estratégia foi baseada nos índices de consumo a alimentos da linha Fitness que vinham tendo uma crescente devido ao conceito de “Geração Saúde”. Ainda nessa linha, no ano seguinte a Nestlé começa a produzir o Iogurte grego e lança sua pagina oficial no Facebook, para facilitar o contato com seus clientes e divulgar ativamente a marca e novos produtos. No ano de 2014, mais uma vez, a Nestlé aproveita o crescente aumento por produtos saudáveis e cria Optfast, promovendo a reeducação alimentar e também o gerenciamento de peso para pessoas com sobrepeso ou obesos com diabetes associada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com