TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Prático - Administração e Direção de Empresas

Por:   •  9/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.094 Palavras (25 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 25

FUNIBER / UNIVERSIDAD EUROPEA DEL ATLÁNTICO

DDMBA: MESTRADO INTERNACIONAL EM ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE EMPRESAS

PAULO SÉRGIO PEREIRA FERNANDES

CASO PRÁTICO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE EMPRESAS

São Luis

          2020

PAULO SÉRGIO PEREIRA FERNANDES

CASO PRÁTICO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE EMPRESAS

Trabalho apresentado ao Curso de Mestrado Internacional em Administração e Direção de Empresas da FUNIBER – Fundação Universitária Iberoamericana / Universidad Europea del Atlántico, para obtenção de nota da disciplina Administração e Direção de Empresas.

Professor (a) / Tutor (a): Doutora Andrea Gutiérrez

São Luis

          2020

                                                           

“Como costumo dizer, quero hoje ser melhor do que ontem e, amanhã, melhor do que hoje. (...) Levo comigo os desafios, as conquistas, derrotas, as vitórias e, acima de tudo, os aprendizados”.                       

           

                                   (Abílio Diniz)

SUMÁRIO

 

1. CASO PRÁTICO        05

1.1. O Império de Carlos Slim em baixa: menos 25 bilhões de dólares em 2016        05

2. QUESTÕES        05

2.1. Questão - 1        05

2.1.1. Grupo Condumex (Setor Industrial e de Manufatura)        08

2.1.2. Grupo Sanborns (Setor Comercial e Consumo)        16

2.1.3. Grupo Carso (Setor de Infra-Estrutura e Construção)        17

2.2. Questão - 2        20

2.2.1. Recursos Humanos        21

2.2.2. Comercial (Marketing e Vendas)        22

2.2.3. Qualidade        22

2.2.4. Finanças        23

2.2.5. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P+D+i)        23

2.3. Questão - 3        23

2.3.1. Curto Prazo        24

2.3.2. Médio Prazo        24

2.3.3. Longo Prazo        24

2.4. Questão - 4        25

2.4.1. Globalização        25

2.4.2. Crise Financeira Mundial        25

2.4.3. Desvalorização da Moeda        25

2.5. Questão - 5        27

2.6. Questão - 6        28

3. REFERÊNCIAS        29

1. CASO PRÁTICO

1.1. O Império de Carlos Slim em baixa: menos 25 bilhões de dólares em 2016

2. QUESTÕES

2.1 – Questão 1: Elabore um quadro onde se visualize o giro, o tamanho e a principal vantagem competitiva das diferentes empresas que formam o Grupo CARSO.

Resposta:

O Grupo Carso representa uma parcela importante quando se fala em conglomerados com diversidade de negócios e produtos no mundo. Com muita inteligência seu líder o dividiu em três setores muito estratégicos: Industrial, Construção / Infra-estrutura e Comercial.

É notório que este Grupo circula como uma enorme importância de representação para a economia mexicana, quando se propôs a se formar no mercado econômico uma maneira diferenciada em suas formas de apresentar a seus clientes os potenciais de serviços e produtos que suas empresas apresentam em seu dia a dia.

Quando de sua criação, há cerca de 38 anos, o Grupo Carso sempre se diferenciou pela maneira dinâmica e arrojada, focando em  inovações tecnológicas buscando ajustes sustentáveis em  sua gestão financeira. Construiu ao longo tempo sistemas operacionais funcionais em sua realidade, conseguiu gerar fluxos financeiros importantes para sua permanência no mercado, gerando confiabilidade nos investimentos e atrações de novos investidores.

A geração de milhares de empregos fortaleceu sua marca não só para os mexicanos mais para muitos países do mundo, que passaram a conhecer sua forma de administrar e conduzir suas operações. Reinvestindo seus lucros na criação e engrandecimento do grupo, adquirindo varias outras empresas, de diferentes ramos de atividades, conseguiram chegar ao sucesso em um período de médio e longo prazo, sempre tomando decisões rápidas e precisas que lhe renderam uma valorização gigantesca de suas organizações.

Grupo Carso, S.A. de C.V, conseguiu em seu planejamento controlar grande parte dos seguimentos da economia mexicana. Gerenciando a competitividade dos mercados nacional e internacional de forma diferenciada e inovadora.

A seguir, é apresentado no Quadro Nº 1, Resumo da Evolução Histórica, onde é mostrado as etapas da evolução de crescimento econômico do Grupo Carso desde sua Criação:

QUADRO Nº 1

ANO

EVOLUÇÃO

1980

Grupo Salas S.A MEXICO.

1982

Grupo Inbursa S.A de C.V.

1980 / 1990

Adquiriu a maioria das ações da Cigatam, Artes Gráficas Unidas, Fábrica de Papel Loreto e Peña Pobre, Galas do México, S.A. de C.V., Sanborns Hnos., Empresas Frisco, S.A. de C.V., Industrias Nacobre, S.A. de C.V. e Porcelanite Holding, S.A. DE C.V.

Maio / 1990

Mudou seu nome para La de Grupo Carso, S.A. de C.V. e em junho foi realizada a colocação de ações da Emissora na Bolsa de Valores do México.

Dezembro / 1990

Carso, juntamente com a Southwestem Bell International Holding Corp., a France Cables Et Radio e um grupo de investidores, adquiriram o controle da Telmex, através de uma licitação pública.

1991 à 1995

Carso adquiriu 35% das ações da Compañía Hulera Euzkadi, S.A. de C.V., a maioria das ações do Grupo Condumex, adquiriu o Grupo Alumínio, S.A. de C.V. e quase todas as ações da General Tire de México, S.A. de C.V.

1996 à 2001

Carso divide-se na Carso Global Telecom, S.A. de C.V. e transfere as ações de sua propriedade na Telmex. Adquire 80% do capital da Sears México, enquanto a Sears Roebuck mantém uma participação de 15%. Alienar seus ativos de fabricação de papel na Loreto y Peña Pobre S.A. de C.V. e na indústria de pneus e adquire a Conductores Latincasa, S.A. de C.V. A Philip Morris México, empresa da qual a Carso participa com 49,9%, está se reestruturando. O Grupo Sanborns redefine sua estrutura corporativa como a unidade de negócios do Grupo Carso e adquire a Pastelaria El Globo. Carso compra 66,7% do capital social da Ferrosur, holding dos direitos operacionais da ferrovia México-Veracruz-Coatzacoalcos. Conclui a aquisição de 51% da empresa norte-americana CompUSA, Inc. no setor de tecnologia e computação.Em 2001, esse negócio foi dividido como parte da redefinição do Grupo.

2002 à 2009

O Grupo Sanborns adquire 6 lojas JC Penney e 13 lojas nas Pastelerías Monterrey. O Grupo Condumex entra no negócio de construção de plataformas de petróleo. A Sanborns adquire todas as ações da Tijuana de Dorian. Inicia suas operações fora do México com a abertura de um Sanborns, um Sears e um MixUp em El Salvador. No final do ano, a pastelaria El Globo é vendida. Carso Infraestructura e Construção S.A. de C.V. realiza uma oferta pública na Bolsa de Valores do México. Em 2007, foi encerrada a venda da participação de 51% no negócio de fabricação de anéis e mangas automotivas da Condumex. A participação no negócio de tabaco é reduzida de 50% para 20% e a venda de Porcelanita é finalizada. CICSA funde a Casas Urvitec S.A. de C.V. se aventurando no setor imobiliário e abre a primeira loja Saks Fifth Avenue.

2010 até hoje

Em 2010, o Grupo Carso divide os negócios de mineração e imobiliário, criando a Minera Frisco S.A.B. de C.V. e Inmuebles Carso S.A.B. de C.V. Em 2011, o Grupo Carso adquiriu 70% da participação na Tabasco Oil Company, a empresa concessionária de petróleo do bloco LLA56 na região LIanos Orientales da Colômbia. A CICSA adquire os 20% restantes das ações do capital social da Bronco Drilling MX, S.A. de C.V. Em 2013, o Grupo Sanborns fez uma oferta pública de ações no México e no exterior. O Grupo Carso vendeu à Philip Morris Internacional os 20% restantes de sua participação na Philip Morris México. No final de 2014, várias atividades de petróleo, gás e energia elétrica são reagrupadas na subsidiária Carso Energy. Em 2016, o Grupo Sanborns adquiriu da Sears Roebuck um pacote de ações de 14% na Sears México e 14% na SRM da Inmuebles. Além disso, faz um investimento de capital na plataforma de comércio eletrônico www.claroshop.com Condumex S.A. de C.V. aumenta a participação acionária na Elementia, S.A.B. de C.V. de 35,62% para 36,17%. A Carso Energy faz contribuições como parte dos acordos para a construção dos gasodutos Waha-San Elizario, nos quais mantém uma participação de 51%. Atualmente, o Grupo Carso continua consolidando seu portfólio de negócios nos quatro setores definidos como estratégicos: Comercial, Industrial, Infra-estrutura e Construção e Energia.

 Fonte: (CARSO, 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com