TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Chefe Secreto

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 3

O Chefe Secreto - Atividade Online - 1ª Avaliação - 2018-1

ORIENTAÇÕES DE COMO CONSTRUIR A ATIVIDADE:

Nesta atividade prática, abordaremos a importância do processo administrativo para o administrador e para a organização. O processo administrativo, conforme verificado nas nossas unidades de aprendizagem, envolve o planejamento, a organização, a direção e o controle.

Diante deste tema, assista os dois primeiros episódios do quadro “Chefe Secreto” na empresa STEMAC e responda as questões propostas:

Para a sua elaboração, considere e responda:

O gestor necessita de diversos papéis para desenvolvimento das suas tarefas. Mintzberg estabeleceu que existem dez papéis para o administrador ou gestor, sendo: Representativo ou Símbolo, Líder, Vínculo, Monitor, Disseminador, Porta Voz, Empreendedor, Solucionador de Distúrbios, Alocador de Recursos e Negociador. Todos estes papéis podem ser correlacionados nas ações desenvolvidas pelo chefe Marcos Junior nos vídeos acima. Escolha dois destes papéis e descreva, com suas palavras, como os mesmos podem ser evidenciados.

Resposta 1)

Valdo Marques por fazer parte da diretoria da empresa STEMAC e teve a oportunidade de ter uma vivência diferenciada por estar junto a equipe de produção e o envolvimento com a rotina de trabalho diário. Para uma empresa o capital humano é primordial por serem eles, os que alavancam os negócios empresariais por proporcionarem o crescimento das organizações. Mas infelizmente muito se sabe que, aqueles que trabalham no operacional não são valorizados por estarem muito distante dos setores mais altos da empresa, ficando assim mais longe da realidade vivenciada todos os dias por aquelas pessoas. Tal distanciamento proporciona distorção na execução das estratégias traçadas pela empresa, além de causar falhas graves no processo de comunicação entre gestores e linha produtiva.

Por entender que há uma necessidade do vínculo entre gestores e o operacional. Esse vínculo envolve a ateia de relacionamentos que o gerente deve manter, principalmente com seus pares. No caso do diretor administrativo financeiro Valdo Marques, se passando por um funcionário, ele vinculou sua equipe com outras, entre o operacional e o auto escalão da empresa, afim de fazer esse intercâmbio com informações valiosas que lhe permitirá melhorar a gestão de processo.

E formando esse vínculo, automaticamente torna-se o porta-voz, transmitindo a informação de fora para dentro, ou seja, traz informações do setor de produção para os demais diretores, na intenção de reavaliar procedimentos importante para o crescimento da empresa e bem-estar dos colaboradores envolvidos.

O planejamento aplicado por esta organização era eficiente antes da aplicação deste “Chefe Secreto”? E depois da realização desta atividade? Justifique suas respostas.

Resposta 2)

A experiência vivenciada pelo Diretor Valdo Marques fez com que pensasse, junto dos demais diretores, maneiras mais aprofundadas nos métodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com