TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Marketing

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.198 Palavras (13 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 13

Marketing

Geralmente a maioria das pessoas confunde marketing com publicidade. A publicidade é uma parte importante do marketing, mas apenas uma parte. Algumas pessoas acham que marketing é vendas. Mas se você desenvolve o marketing de modo eficiente, a venda acontece naturalmente, por que o produto foi feito sob medida para o consumidor. Então o que é marketing?

É importante entender que o marketing é muito mais do que publicidade ou vendas. Marketing envolve entender as necessidades de um determinado mercado, passar essas necessidades para a produção, e com o produto desenvolvido, vender este produto para o cliente. Além disso, manter uma relação com o cliente é também função do setor de marketing.

• Marketing é uma prática e um estado de espírito. – praticar marketing é uma coisa que está na intuição de todas as pessoas. Todo mundo tem um marketeiro dentro de si.

• Marketing é respeitar o consumidor e estar atento ao que ele pensa e àquilo de que precisa: fazê-lo descobrir novas necessidades e atende-las.

• Marketing é criar e agregar valor aos produtos e serviços que temos. – o processo de agregação de valor é contínuo. Não é por que temos um produto pronto, que não precisamos mais modificá-lo.

• Marketing é praticar e aprofundar o relacionamento com os clientes. – faz parte do marketing manter uma relação de longo prazo com o cliente. Por isso que um importante subsetor é o marketing de relacionamento, que procura otimizar a relação entre a empresa e o consumidor.

• Marketing é descobrir sutilezas e fazer a diferença para o consumidor – no marketing, estamos sempre pesquisando as necessidades do nosso consumidor, e agregando valor aos nossos produtos que vêm de encontro a estas necessidades.

(http://marketing.esobre.com/afinal-o-que-marketing) 15/05/16 acesso as 23:32

Segundo Philip Kotler, no livro “Marketing de A a Z”(2003): “Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente”.

É de extrema importância conhecer todos os conceitos do marketing relacionado ao consumidor, sendo eles seus valores, objetivos e necessidades no ato da compra, sendo produtos ou serviços. Com base nisso o consumidor segue influenciado por muitos fatores no ato e finalização da compra.

O marketing é a base/função mais buscada para que o consumo se desenvolva dentro de qualquer organização, utilizando e desenvolvendo seus aprimoramentos mais avançados, capazes de cativar, manter e satisfazer os desejos dos consumidores com seus produtos/serviços;

Cataline et al (2004 apud MOLOCHE,2011,P.23) “Uma das maiores necessidades do profissional de marketing é entender o seu público alvo”.

Para Kotler a administração de marketing é a arte e a ciência de escolher mercados-alvo e obter, manter e multiplicar clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente (KOTLER e KELLER, 2006).

O comportamento do consumidor é algo a ser analisado de modo relativo de acordo com suas características pessoais, motivacionais, culturais, sociais dentre outras variáveis consideráveis que influência e podem moldar o comportamento e suas características de compra. O consumidor também pode ter seu comportamento alterado, modificado de acordo com a tendência e fatores mercadológicos, geralmente o marketing tenta influenciar esse consumidor através dos 4ps.

Cada consumidor mantem uma atitude em que ele demostra durante o seu processo de compra, onde seu principal objetivo pode ser acabar com uma necessidade ou simplesmente saciar um desejo, assim o marketing busca atingir esse consumidor fazendo criar dentro dele uma necessidade ou até mesmo o desejo.

                                      “Compreender o consumidor é uma função

                                      essencial do marketing para que ele possa

                                      cumprir plenamente seus objetivos no

                                      desenvolvimento, na produção e na colaboração  

                                      no mercado de bem e serviços apropriados e

                                      capazes de satisfazer as necessidades e os

                                      desejos dos consumidores contribuindo, assim,

                                      efetivamente para o sucesso do negocio.”      

                                     (Comportamento do consumidor Beatriz Santos Samara

Mario Aurélio Morsth
Pagina 02 – 5179c – 2005 Exemplar 22)

A maneira que cada consumidor leva para elaboração procura e realização e desejos, para diversos gostos e até mesmo cultura. Sendo que cada pessoa segue uma determinada influencia, sendo ela externas e internas, tais como, grupos de familiares, trabalho, personalidades, situações financeiras e até mesmo tempo.

(...) o consumidor busca obter o máximo de benefícios e prazer, dentro dos recessos.

O comportamento do consumidor
2° Edição / 2002
Pagina 48  Ernesto M. Goglio

                                   

Considerado como uma área interdisciplinar, envolvendo conceitos e ferramentais metodológicos de diferentes áreas do conhecimento, como psicologia, a economia, a sociologia a antropologia cultural, a semiologia demografia e a historia.

Com base nisto, foi criado um ambiente social e Professional se mantendo em uma interpretação de estímulos onde se seleciona motivação para os consumidores, critérios de escolhas, conjuntos equivocados e até mesmo predisposições com atitudes de compras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (554 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com