TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; EMPREENDEDORISMO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  4/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.783 Palavras (16 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

Universidade Anhanguera- Uniderp

Centro de educação à distância

Curso superior de tecnologia em logística

ATPS:

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; EMPREENDEDORISMO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL



NELSIVAL SOUZA DE OLIVEIRA – RA 1051475113

MARCELO RODRIGUES BARBOSA – RA 1016418718

FÁBIO SAMPAIO DE SOUZA – RA 1600362781

SILAS RODRIGUES DA SILVA – RA 2836307655

RENAN DE ALMEIDA NERIS – RA 1045493750

LEILDA SOUZA DA SILVA – RA 1600361137


Professor(a) EAD à Distância:

Feira de Santana

Setembro 2015


SUMÁRIO[pic 3]

1.APRESENTAÇÃO DA EMPRESA, VISÃO DE NEGÓCIOS E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

.............................................................................................................................................3

2. ESTRATÉGIA DE MARKETING....................................................................................6

3. STORYTELLING E AS PRÁTICAS EMPREENDEDORAS DA NIKE

............................................................................................................ ............................... 9

3.1 PRÁTICAS EMPREENDEDORAS...............................................................................10

4. ÉTICA, RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO...............11

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................13

        

RESUMO

Cumpre salientar que o presente estudo busca apresentar teoricamente o caso de sucesso conhecido mundialmente da empresa Nike INC, atuante no setor de vestuário esportivo desde 1964 quando foi criada por Phill Knight and Bill Bowerman, respectivamente um corredor de médias distâncias e seu treinador.

Este paper buscará estudar como a visão de mundo de seus criadores influenciou a trajetória de sucesso da empresa, bem como fará uma apresentação detalhada acerca das suas estratégias de marketing e posicionamento de mercado, sistemas de produção, organização do trabalho, cultura organizacional além de ações empreendedoras levadas a frente por esta organização que revolucionou o setor de vestuário esportivo no mundo.

É mister, que se faça também uma análise acerca da estratégia global de negócios tendo em vista que a empresa utiliza um modelo centralizado de corporação. Enfim, o estudo busca trazer uma compreensão sobre a atuação global da empresa em questão além de analisar suas estratégias de comunicação, marketing e produção, as quais a fizeram figurar como uma marca de reconhecimento global.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA, VISÃO DE NEGÓCIOS E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Cumpre, nesta fase inicial, trazer um entendimento sobre o ramo de atuação da empresa, neste sentido, a Nike INC opera no ramo de vestuário esportivo, e disponibiliza diversos conceitos para os seus consumidores oferecendo assim um dos mix de produtos mais variados do mercado.  A Nike INC se constitui como uma marca global, presente em aproximadamente 140 países, sendo reconhecida como uma das líderes de mercado. A empresa também oferece o serviço de patrocínio de atletas tendo como principal adversária, sua concorrente Adidas. Este tipo de estratégia se configura como uma ferramenta muito poderosa de comunicação.

. Além disso tem por base em seu processo de produção e como uma das suas principais estratégias ser uma organização baseada em inovação, algo que está intrinsecamente ligado a visão de mundo das pessoas que compõem o nível estratégico da empresa. Os criadores da Nike, foram criadas por Phill Knight and Bill Bowerman, respectivamente um corredor de médias distâncias e seu treinador.

 Dois esportistas com espírito empreendedor que demonstraram possuir forte liderança e espirito inovador a frente de sua empresa. Phill Knight sempre possuiu uma visão de mundo baseada na inovação. Suas decisões sempre foram tidas como inovadoras e de extrema consistência dentro do mundo dos negócios.

Estes são traços que determinam e influenciam de forma significante a organização do trabalho na organização. A definição da organização de trabalho é vista como de extrema importância por possibilitar o gerenciamento adequado dos recursos humanos, isto é, busca-se definir a forma pela qual as pessoas irão reagir ao trabalho, suas expectativas sobre como este será organizado e o que será requerido das pessoas, podendo elas assim, entenderem a melhor forma de contribuição que poderá ser dada. Será possível também organizar os canais de comunicação dentro da empresa, bem como proporcionar meios para o desenvolvimento das relações interpessoais além de fortalecer sua cultura organizacional, dessa forma se dá o processo de comunicação que permitem a todos os colaboradores da Nike reconhecerem que trabalham baseados em uma visão de mundo inovadora.

Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa, isto é, funciona como um elo de ligação entre as orientações estratégicas da organização e a forma como atua no mercado, como a autoridade é atribuída através das relações de dependência hierárquica e de cooperação, que dentro de uma empresa que atua baseada em inovação precisa ter certa flexibilidade, critério este que é de fundamental importância. Também dita como as atividades são especificadas e distribuídas e ainda a forma como são estabelecidos os sistemas de comunicação no interior das organizações. Pode ser dividida em macro-estrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e micro-estrutura (relacionada com a organização das atividades dentro de uma divisão). As atividades da empresa devem estar bem identificadas, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa. A empresa estabelece seus objetivos e, para que eles sejam alcançados, é necessário um planejamento, sendo que as atividades da empresa devem seguir o planejamento estabelecido, sobretudo com base na Identificação das tarefas necessárias; Organização das funções e responsabilidades; Informações, recursos, e feedback aos empregados; Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; Condições motivadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com