TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento do líder pode influenciar seus liderados

Por:   •  19/11/2017  •  Seminário  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 8

LIDERANÇA MOTIVACIONAL: como o comportamento do líder pode influenciar seus liderados

Angela Lopes

Elane Cunha

Jeorlan Cardek

Simone Costa*

RESUMO: O presente estudo traz como tema principal como comportamento do líder pode influenciar seus liderados. Desse modo é importante compreender o papel do mesmo em proporcionar estímulos favoráveis, desenvolvendo elementos importantes para atrair e reter o interesse dos colaboradores, buscando aumentar a satisfação de toda a equipe.Nessa perspectiva a pesquisa retrata também o papel do líder e como suas influências podem ser positivas no perfil de seus liderados. A metodologia utilizada para a elaboração desse artigo se dá através de pesquisa bibliográfica, onde o autor evidencia a importância do líder motivador.

Palavras-chave: Líder. Influências. Comportamento. Papel.

ABSTRACT: The present study brings as main theme how the behavior of the leader can influence its led. Thus, it is important to understand the role of it in providing favorable stimuli, developing important elements to attract and retain the interest of employees, seeking to increase the satisfaction of the entire team. In this perspective the research also portrays the role of the leader and how their influences can Be positive in the profile of its people. The methodology used for the elaboration of this article is given through bibliographical research, where the author highlights the importance of the motivating leader.

Keywords: Leader. Influences. Behavior. Paper.

_____________________

1 INTRODUÇÃO.

As empresas estão cada vez mais valorizando o comprometimento das pessoas. Os funcionários comprometidos é que vêm sendo convocados para fazer parte das soluções e é exatamente neles que a empresa mais tendem a investir A motivação, por sua vez, é a chave do comprometimento. Por isso, identificar fatores capazes de promover a motivação dos empregados e dominar as técnicas adequadas para trabalhar com ela vem se tornando tarefa das mais importantes para os gerentes.

Nesse contexto, podemos identificar que o comportamento do líder é um dos fatores principais para estimular as atitudes de seus liderados. As iniciativas do líder influenciam de maneira positiva e direta nos reflexos dos seus colaboradores, no intuito de alcançar alguma necessidade e assim estimulando também o comprometimento de sua equipe com a organização.

Na verdade, a motivação é consequência de necessidades não satisfeita. Essas necessidades são intrínsecas às pessoas. Não podem, portanto, os gerentes colocar necessidades nas pessoas. Isso significa que os gerentes não são capazes de motivar, mas de satisfazer as necessidades humanas ou contrafazê-las (Archer, 1990, p. 8).

Segundo o autor, não é da competência dos gerentes ou líder motivar seus liderados, mas ele pode através do seu comportamento estimular, bem como, criar mecanismos que favoreçam o desempenho de seus colaboradores para atingirem seus objetivos, suprindo suas necessidades e melhorando seus desempenho. O líder motivador pode despertar seus liderados à uma necessidade não percebida, ou seja, o seu comportamento permite que seja percebido o desejo de atingir algum objetivo.

Os motivos é que impulsionam e mantêm o comportamento dos indivíduos. São, por assim dizer, as molas da ação. Também se pode identificar os motivos com as necessidades e dizer que os indivíduos são movidos pela necessidade.

Diante dessa afirmativa, podemos concluir que o papel do líder é muito importante, pois ele possibilita melhores condições para que o seu colaborador possa atingir seus objetivos e/ou suas necessidades. O olhar do líder motivador abre caminhos, facilita e estimula no processo de modelagem do perfil que ele almeja que seus liderados alcancem.

Um gerente interessado na formação de um verdadeiro espirito de equipe deve apreciar a todos e não favorecer ninguém. Embora nem todos os empregados possam ser igualmente simpáticos ao gerente, eleger “preferidos” favorece a animosidade dos colegas e consequentemente a perda da motivação para trabalhar em grupo.

Nesse cenário, o papel do líder é colocar-se à disposição de todos sem eleger preferências, possibilitando um ambiente saudável. Isso mostra que o intuito do líder é buscar sempre os melhores caminhos para condução de sua equipe e por fim, evoluir de maneira motivadora como também disseminar entre seus liderados um aspecto positivo no desempenho de suas funções individuais e em grupo. Seu papel como líder motivador se dá quando ele permite que todos consigam perceber que são importantes dentro da empresa e que o desempenho individual gera maiores resultados quando são aplicados em equipe, ou seja, a execução das atividades em grupo trazem resultados maiores e satisfatórios.

Os empregados costumam ser incentivados a progredir de acordo com um padrão de metas a serem alcançadas. Logo, cada avanço deve ser reconhecido e todos os seus êxitos devem ser elogiados e recebidos de modo animador.

Entende-se assim, que o líder ao incentivar, ao demonstrar elogios à sua equipe ou de maneira individual, faz com que cada liderado se sinta importante dentro da organização. Reconhecer e demonstrar aos colaboradores a importância que eles têm, permite a construção de um ambiente propício para o crescimento produtivo das funções e contribui positivamente na formação de pessoas mais comprometidas com o seu trabalho.

Quando se fala em delegação, o mais comum é pensar em delegar responsabilidade. O mais importante, no entanto, é delegar autoridade. Quanto mais esta fica restrita aos mais altos escalões da estrutura da empresa, menor é a motivação da equipe. A divisão da autoridade ajuda a despertar e a desenvolver os talentos individuais.

Vale ressaltar algo importante que está relacionado com o papel do líder, pois quando o mesmo atribui responsabilidades aos seus colaboradores consegue melhores resultados, pois cada um busca empenhar-se na execução de suas tarefas, tudo é realizado com mais dedicação e precisão. Atribuir responsabilidades permite que o líder analise quem de fato está pronto para tomar decisões com o mesmo nível de autoridade. O papel do líder envolve questões de extrema relevância no que diz respeito reconhecimento do trabalho individual e da equipe, bem como, saber delegar autoridade, para que haja o crescimento, desenvolvimento e progresso de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com