TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de administração

Por:   •  8/4/2018  •  Resenha  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITOS BÁSICOS

Conceito de administração

ORIGEM: ad (direção), minister (obediência)

ADMINISTRAÇÃO é o processo de PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR o trabalho de membros de uma organização, e de usar todos os recursos disponíveis para  alcançar OBJETIVOS estabelecidos.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

Pode-se entender como funções gerenciais:

  • Planejamento - consiste em definir a missão, negócio, metas e objetivos a serem alcançados e estipular como alcançá-los.
  • Organização - consiste em reunir e dispor adequadamente os meios necessários para se viabilizar o planejamento.
  • Direção - refere-se à execução e harmonização das tarefas.
  • Controle - consiste em se comparar os resultados obtidos, com os objetivos e metas definidas no planejamento, inserindo as correções necessárias.

Outro conceito de administração pode ser: o ato de realizar coisas através de pessoas.[Chiavenato,81]

Ou ainda, como: o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para atingir objetivos organizacionais e individuais (dos seus membros). (Charnov e Montana, 1998).

Administração é uma das áreas do conhecimento mais impregnadas de complexidades e de desafios;

•A Tecnologia e o Conhecimento por si só não produzem efeitos [Chiavenato81];

•Não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos, mas sim administrados e

subadminstrados [Drucker70];

O objeto do estudo da administração sempre foi a organização:

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?

Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também o é uma divisão, um departamento ou seção dentro de uma organização maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam na organização. Bens e serviços como brinquedos de madeira e saúde saem das organizações. Entre estas entradas e saídas, recursos são transformados para criação de excedentes. (Nas empresas, estes excedentes são normalmente chamados de lucros.) Os excedentes ajudam a assegurar a continuidade das organizações.

A organização pode ser conceituada como um sistema planejado de esforço cooperativo, com objetivos a atingir, onde cada participante tem um papel formalmente definido, deveres e tarefas a executar. De outra forma, pode-se dizer que a organização é a combinação de recursos com a finalidade de realizar propósitos coletivos. Este conceito, contudo, refere-se apenas à organização segundo o seu aspecto formal. São características da organização, Propósito, Divisão do trabalho e Coordenação.

  • Propósito

O propósito de uma organização é definido pela missão, negócios, objetivos e metas organizacionais.

A missão de uma organização é definida pelo atendimento a uma necessidade social e visa nortear as suas atividades. É vista como a razão de ser da organização.

Entende-se por negócio, a atividade ou conjunto de atividades que, no momento, a empresa desempenha. O negócio é conseqüência da missão e pode ser considerado a sua concretização.

Os objetivos da organização são definidos com base na sua missão e são direcionados e mais específicos, normalmente voltados às áreas funcionais da empresa.

As metas são etapas a serem atingidas e geralmente se apresentam de forma quantificável.

  • Divisão do trabalho

As pessoas ou grupos de pessoas têm papéis específicos dentro da organização que, em conjunto, possibilitam o cumprimento das metas, dos objetivos e da missão.

A divisão do trabalho permite superar as limitações individuais.

  • Coordenação

Coordenar significa harmonizar as tarefas, de forma a possibilitar a consecução do planejamento. São mecanismos que permitem a coordenação:         

  • hierarquia – posicionamento das pessoas dentro da estrutura organizacional da empresa, segundo critérios de mando (chefia).
  • comunicação – ligações formais entre pessoas ou divisões da organização.
  • planejamento – pelo planejamento são definidos os procedimentos e os objetivos a atingir.

Organização informal

À margem da organização formal costumam surgir grupos de funcionários com alguma afinidade, que os leva a manter certo tipo de vínculo. Denomina-se, ao conjunto desses grupos, organização informal. A organização informal tem sua origem na necessidade do indivíduo em conviver com outros seres humanos. Os grupos informais, ou grupos de amizade vão se organizando naturalmente por meio de adesões espontâneas de indivíduos que com eles se identificam. Alguns fatores condicionam o aparecimento dos grupos informais:

  • os interesses comuns - relativos a vários assuntos, como política, esportes, atividades diversas, etc.
  • a interação provocada pela própria organização formal - o cargo que a pessoa ocupa exige uma série de contatos e relacionamentos com outras pessoas.
  • a flutuação do pessoal dentro da organização - faz com que hajam mudanças na própria estrutura informal.
  • os períodos de lazer - proporcionam uma convivência mais intensa entre os indivíduos.

Administrador ou gerente

Não existe um consenso a respeito da denominação atribuída às pessoas que exercem funções administrativas em uma empresa; conforme a organização, até a sua designação varia, como por exemplo: comandante, governante, administrador, cacique, autoridade, diretor, dirigente, gerente, superintendente, presidente, vice-presidente, etc.

Inúmeros autores costumam atribuir significados diferentes aos termos administrador e gerente. Consideremos, contudo, gerente ou administrador aquela pessoa encarregada de alguma área funcional ou processo e que está investido de uma função de chefia, ou seja, tem outras pessoas sob a sua subordinação. Portanto, segundo este conceito, apesar de, muitas vezes, funcionários serem designados como gerentes, o são de forma imprópria, uma vez que tal situação pressupõe a existência de subordinados a ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com